Projetos de Pesquisa URI Câmpus de Erechim
 

Projetos de Pesquisa

Avaliação de pulverizadores de barras utilizados na produção agropecuária no Alto Uruguai

O emprego de pulverizadores para a aplicação de produtos fitossanitários nas culturas agrícolas é antigo e, dentro dos moldes produtivos atuais em que se desenvolve a agricultura, é de suma importância. Para o bom funcionamento é necessário que os operadores tenham conhecimento das especificidades de cada equipamento e dominem as questões ligadas à regulagem dos equipamentos. O desenvolvimento de novas tecnologias tem ampliado a necessidade de conhecimento do funcionamento e regulagem dos equipamentos. Diversos trabalhos avaliando os equipamentos em condições de uso em propriedades rurais do Rio Grande do Sul demonstraram que a grande maioria dos equipamentos apresentavam algum tipo de problema, que poderia ocasionar deficiências operacionais e riscos à saúde dos operadores e ao meio ambiente. Porém não existem dados consistentes sobre a avaliação regional da regulagem e utilização dos pulverizadores no Alto Uruguai Gaúcho, e em levantamentos preliminares foi possível verificar que cerca de 20% a 50% dos pulverizadores avaliados no Alto Uruguai tinham algum tipo de problema (BRAGAGNOLO et al., 2016 e ZELIK et al., 2017). Desta forma torna-se essencial um diagnóstico profundo da situação atual em que se encontram os equipamentos e o treinamento dos operadores para a manutenção de boas práticas agrícolas e cuidados com o homem e o ambiente.

Orientador: Jardes Bragagnolo

Bolsista: Aline Dominiak

Status: Em Andamento

Download


Avaliação de uniformidade da aplicação de água de um sistema de irrigação por aspersão convencional na estação experimental do Câmpus II, URI Erechim, RS

Devido às diversas variações do clima, a irrigação está se tornando um fator muito importante para o aumento da produção agrícola. Para se obter um aumento na produção, é muito importante que a cultura não sofra pela falta de água ou até mesmo com o excesso dela. A irrigação é uma técnica milenar que tem como finalidade disponibilizar água às plantas para que estas possam produzir de forma adequada, e fazendo com que as plantas se tornem mais uniformes. As técnicas de irrigação, ao longo dos séculos, vêm sendo muito aprimoradas, pois, quanto mais eficiente o sistema de irrigação, menor será o seu consumo de água, luz e outros fatores que fazem com que aumentem os custos de sua implantação, e muitas vezes não se tornarem viáveis. Este trabalho tem como objetivo avaliar a uniformidade de aplicação de água de diferentes aspersores de média pressão de serviço. A metodologia deste trabalho consiste em realizar testes de duas formas. Em uma das formas os copos medidores estarão distribuídos dentro da área de quatro aspersores e outra forma será realizada com apenas um dos aspersores do sistema. Será disposta a malha com os copos medidores ao redor do aspersor, ou seja, esta malha terá que cobrir toda área de alcance do aspersor. Neste experimento, os pontos que serão observados são em relação à eficiência, que é coeficiente de uniformidade Christiansen (CUC), e a uniformidade de distribuição de água que é o coeficiente de uniformidade de distribuição (CUD). Este estudo poderá trazer resultados como diminuição da quantidade de água necessária para irrigação de uma determinada área, e com isso diminui os impactos causados com a retirada da água de cursos hídricos; ainda diminuição dos custos com a energia elétrica, com tubulações, conjunto motobomba e outros equipamentos que possivelmente irão aumentar os custos da implantação do sistema.

Orientador: Raquel Paula Lorensi

Bolsista: Ariel Mateus Bandiera

Status: Em Andamento

Download


Notícias do Curso

Ver todas