Perspectiva Nº 116

116 - Ciências Humanas e Lingüística Letras e Artes
V.31 - Dezembro/2007


A CIÊNCIA DE FREUD:
ENCONTROS E DESENCONTROS COM A RACIONALIDADE MODERNA E SEUS REPRESENTANTES_

FREUD'S SCIENCE: Encounters and discords with the modern
rationality and its representatives.
 

DAMETTO, J.

 

RESUMO: A Psicanálise vem sendo confrontada por discursos que atestam sua falta de objetividade e possível inferioridade frente às neurociências contemporâneas que estariam respondendo, de forma mais direta, às demandas da sociedade relativas ao sofrimento psíquico, utilizando métodos “verdadeiramente científicos”. Neste artigo buscou-se analisar a procura pela cientificidade empreendida por Freud, que resultou na composição de um campo de saber que ultrapassa certos limites da racionalidade moderna, sendo sua ciência erigida sobre pressupostos epistemológicos diferentes dos adotados pelas demais Ciências da mente, o que inviabiliza comparações e conflitos, assim como composições teóricas transdisciplinares. Sustenta-se a possibilidade de uma abordagem multiprofissional, desde que as especificidades de cada área sejam respeitadas, sem a eleição de um saber maior ao qual os demais devam curvar-se.
Palavras-chave: Psicanálise. Psicologia. Neurociências. Modernidade. Epistemologia.
ABSTRACT: The Psychoanalysis has been confronted by speeches that attest its lack of objectivity and possible inferiority before the contemporary neurosciences, which would be responding, in a more direct way, to the society's demands regarding psychic suffering and using “truly scientific” methods. In this article it was intended to analyze the search for the scientificity undertaken by Freud, that resulted in the composition of a field of knowledge that goes beyond some limits of the modern rationality, being his science erected on epistemological suppositions different from the ones adopted by the other sciences of the mind, what makes comparisons and conflicts unfeasible, as well as transdisciplinary theoretical compositions. The possibility of a multiprofessional approach is sustained, since the particularities of each area are respected, without the election of a greater knowledge, which the others must bent over.
Key words: Psychoanalysis. Neurosciences. Modernity. Epistemology.

 

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O MÉTODO DE PESQUISA QUE FREUD CRIOU - SOBRE A PESQUISA PSICANALÍTICA NA UNIVERSIDADE
The research method that Freud created - on psychoanalitic
research at the University
 

CORRÊA, J.
HAUSEN, D.C.

 

RESUMO: O objetivo deste artigo é a discussão acerca do método psicanalítico em pesquisa e seu uso na produção acadêmica. A Psicologia tem seu nasci¬mento influenciado pelos modelos científicos da época, tendo a marca da Ciência Experimental. Necessitava ser aceita como Ciência e, para isso, precisava usar os métodos de pesquisa que eram reconhecidos. De forma semelhante, a Psicanálise também desejava um reconhecimento do meio científico da época; porém, seu objeto de estudo, o inconsciente, demandava um método diferente do modelo positivista reconhecido. Partindo dessa contex¬tualização, os autores discutem as especificidades do método psicanalítico e suas possibilidades de aplicação. Destacam as características do objeto de estudo e a atitude do pesquisador, frente ao mesmo, na pesquisa psicanalítica. A Psicanálise, teoria bastante aceita no curso de Psicologia, tem seu método questionado, embora sua congruência com seu objeto de estudo. Esta a discussão seria proveitosa para pesquisadores e estudantes.
Palavras-chave: Psicanálise. Psicologia. Universidade. Pesquisa. Método psicanalítico.
ABSTRACT: The objective of this article is to discuss the psychoanalytic research method and how it is used at the university. Psychology's birth brought the mark of an experimental science, influenced by scientific models of its time. Despite that, psychology had to be accepted as a science, so it needed to use the research methods that were already accepted. Likewise, psychoanalysis wished to be admitted by the scientific field, but because of its object of study, the unconscious, it needed a different method than the positivist model that was more acceptable. From this context, the authors discuss the particularities of the psychoanalytic method and its possibilities of application. It is emphasized the characteristics of the object of study and the attitude of the researcher when in front of this object. Psychoanalysis is a well accepted theory at the psychology course, but the researchers resist to this method. This would be the most indicated to a psychoanalytic research. The discussion of these questions would be profitable to researchers and students.
Key words: Psychoanalysis. Psychology. University. Research. Psychoanalytic method.

 

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MOTIVOS DE CONSULTA EM CRIANÇAS DE CLÍNICAS-ESCOLA DE CURSOS DE PSICOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
Reasons for Seeking Psychotherapy for Children In Training Services of Clinical Psychology In Psychology Schools Of Rio Grande do Sul
 

SAVALHIA, J. A. D.
NUNES, M. L. T.
 


RESUMO: O presente trabalho é caracterizado como pesquisa quantitativa, de levantamento, descritiva, com o objetivo de verificar o perfil da clientela infantil de Clínicas-escola (C-e) dos cursos de Psicologia situados no Rio Grande do Sul. Leva-se em consideração principalmente: idade, gênero, encaminhamentos e motivos de consulta. Foram enviados 23 questionários. Uma das clínicas respondeu que não poderia participar, pois a mesma não estava funcionando no ano de 2005. Então, dos 22 restantes, nove questionários retornaram, ou seja, 40,9%. O questionário utilizado nesta pesquisa estava dividido em dois blocos: o primeiro era sobre o funcionamento das C-e, e o segundo referia-se à clientela. Os resultados mostram um aumento da faixa predominante de procura no atendimento psicológico de crianças. Tanto de meninos quanto de meninas, a idade mais freqüente é de 11anos e um mês a 12 anos. A escola vem sendo a maior fonte de encaminhamentos dessa clientela. Há variação do tipo de motivo de consulta, verificado neste estudo, de dificuldades cognitivas para problemas de comportamento.
Palavras-chave: Motivos de consulta. Clínicas-escola. Crianças.
ABSTRACT: The purpose of this study is to analyse the findings of a quantitative survey research with the aim of identifying patients' profiles of the children undergoing psychotherapy in training services of clinical psychology in Psychology Schools in universities of Rio Grande do Sul, Brazil. Data collected regarded age, gender, referrals and reasons for seeking psychotherapy. Twenty three questionnaires were posted to the services. One of the services could not participate in the survey due to its closure during the year of 2005. Out of the twenty two questionnaires, nine were returned (40.9%). The questionnaire used for this survey was divided into two sections; administrative questions and clientele. The findings in this survey show an increase regarding the age of patients. For boys and also girls the most frequent age group is 11 years and one month to 12 years. The school has been the greatest source of referrals of this clientele. A difference in the reasons for seeking psychotherapy was found in this study regarding previous ones: more complains were associated to behavioral problems than with cognitive difficulties, which were the main ones before.
Key words: Reasons for seeking psychotherapy. Training services of clinical psychology. Children.
 

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ENTRE HISTERIA E MELANCOLIA: REFLEXÕES PARA A PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA
Between hysteria and melancholy: reflections on psychoanalytical psychopathology

 

AZEVEDO, B. H.
MACEDO, M. M. K.


 

RESUMO: Este artigo problematiza o sofrimento envolvido em duas configurações psicopatológicas: a melancolia e a histeria. A partir de conceitos comumente vinculados a essas patologias, enfatiza-se o comprometimento da Psicopatologia com a Metapsicologia psicanalítica. Com essa perspectiva, aborda-se uma visão crítica frente à proposição atual de “novas patologias” que estariam substituindo aquelas com as quais Freud se deparava no Século XIX.
Palavras- chave: Melancolia. Histeria. Metapsicologia. Psicanálise.
ABSTRACT: This article approaches the kind of suffering involved in two psychopathologic situations: melancholy and hysteria. Based on the concepts commonly linked to these pathologies, it emphasizes the commitment of psychopathology and psychoanalytical metapsychology. A criticism is made of the current proposition of “new pathologies”, which would replace those faced by Freud in the XIXth century.
Key words: Melancholy. Hysteria. Metapsychology. Psychoanalysis.
 
 

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POR DETRÁS DAS GRADES: ENTRE O ESTRANHAMENTO E O MEDO (REPRESENTAÇÕES SOBRE A CULTURA DA VIOLÊNCIA ENTRE MORADORES DE UM BAIRRO EM LONDRINA -PR)
Behind the bars: between strangeness and fear (representations about the culture of violence between residents of a neighborhood in Londrina - PR)


LOPES, A. C.
 


RESUMO: O objetivo deste artigo é demonstrar o resultado de uma pesquisa realizada junto aos moradores do Jardim Paulista, na cidade de Londrina-PR, acerca da construção de uma “cultura da violência”, e como esta influencia o sistema de relações cotidianas entre os agentes que compõem o espaço social do bairro. Limitaremos o tema à receptividade e à manutenção do sentido da “violência” nas práticas cotidianas dos agentes.
Palavras-chave: Representações. Violência. Violência Reativa.
ABSTRACT: The objective this article is to demonstrate the result of one investigation performed with the residents of the Jardim Paulista neighborhood in the city of Londrina-PR, regarding the structure of the culture of violence, and how it influences the system of the quotidian relationships among the agents that compose the social space in the district. We will limit the theme of this article to the receptivity and the maintenance of the feeling « violence » in quotidians practice of the agents.
Key words: Representation. Violence. Reactive Violence.
 
 

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DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A
UTOPIA REALISTA DE RAWLS
Democracy and Social Justice: Some appointments about
Rawls' Realistic Utopia

 

DANNER, L. F.

 

RESUMO: Neste trabalho, quero refletir sobre algumas questões trabalhadas - e suscitadas - pela Justiça como Eqüidade, de John Rawls. As questões giram em torno da organização do Sistema político-econômico de uma socie¬dade democrática justa. São, portanto, questões de justiça política, a partir da autocompreensão do ser humano (e da sociabilidade) contemporâneos, entendido como sujeito de direitos inalienáveis, possuidor de uma invio¬labilidade fundada na justiça, que jamais deve ser violada, e na cidadania paritária.
Palavras-chave: Rawls. Justiça como Eqüidade. Democracia. Justiça ¬Social.
ABSTRACT: In this paper, I want to reflect upon some questions raised by John Rawls's Justice as Fairness. These questions explain the organization of the political-economical system in a democratic society (they are, therefore, questions about political justice), since the self-understanding of contemporary human being and contemporary sociability.
Key Words: Rawls. Justice as Fairness. Democracy. Social Justice.

 

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A ANÁLISE E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO_
Analysis and Understanding of the Concept of Landscape in Secondary Education Geography Textbook
 

BEZZI, M. L
PICCIN, E.

 

RESUMO: A Ciência geográfica vem dando uma atenção especial ao estudo da paisagem nas últimas décadas, uma vez que este conceito é uma das categorias do espaço geográfico. Nesse sentido, este trabalho se justifica pela constante necessidade da Ciência em rever seus conceitos e, conseqüentemente, indagar os educadores sobre a transmissão destes, juntamente com a sua prática pedagógica. Teve-se como preocupação central analisar o conceito de paisagem em livros didáticos, pré-selecionados, do Ensino Médio, dos autores: José William Vesentini, com o livro Sociedade & Espaço (2003); Marcos Amorim Coelho e Lygia Terra, com o livro Geografia Geral: O Espaço Natural e Socioeconômico (2002), e Igor Moreira, com a obra O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil (2002) e, paralelamente, estimular a construção do conhecimento com alunos a partir de observações em trabalhos de campo. Metodologicamente, buscou-se, além da revisão conceitual, a coleta de dados através de entrevistas com os professores de Geografia da Escola Estadual Rui Barbosa e da Escola Municipal José Rubin Filho no município de Pinhal Grande - RS. Constatou-se que os professores trabalham o conceito de paisagem, em suas aulas, de forma dinâmica, com proposições de discussão sobre o conteúdo, e também desenvolvem trabalhos de campo para auxiliar na apreensão desse conceito. Com relação aos livros didáticos analisados, Coelho e Terra iniciam diferenciando paisagem de lugar; Vesentini aborda as diferentes paisagens por regiões climáticas; e Moreira explica em capítulos distintos os elementos que compõe a paisagem. Os alunos da turma 211 da Escola Rui Barbosa consideram o estudo da paisagem de fundamental importância para a Geografia; no entanto, se limitam, na sua grande maioria, em diferenciar paisagem natural e artificial.
Palavras-chave: Paisagem. Geografia. Educação. Ensino Médio.
ABSTRACT: Geography Science has given special attention for the study of landscape, which is one of the Geographic space categories. This subject has been recovered in geography teaching in the last decades. Therefore, this work is justified by the constant science need of a concept review and, consequently, to inquire the educational practice. The central focus was to analyse landscape concept in previously selected textbooks of secondary education from the authors José willian Vesentini (Sociedade & Espaço, 2003); Marcos Amorim Coelho and Lygia Terra (Geografia Geral: o espaço Natural e socioeconômico, 2002), and Igor Moreira (O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil, 2002). Simultaneously, the work aimed to stimulate students to build knowledge from the observation of a field work. The methodology included, besides the conceptual review, data collection through interviews with Geography teachers from Rui Barbosa state school and José Rubin Filho Municipal school, in Pinhal Grande, Rio Grande do sul state. It was observed that teachers present the landscape concept in a dynamic way to their students. To help the understanding of this concept, they promote discussion about the topic and field works. As regards to the textbook analysis, Coelho and Terra begin with a differentiation between landscape and pace, Vesentini deals with distinct landscapes according to climatic regions. And Moreira explains landscape elements in separated chapters. In Rui Barbosa school, the students from class 211 considered extremely important the study of landscape in Geography. However, most of them was limited to differentiate natural and artificial landscape.
Key words: Landscape. Geography. Education. Secondary Education.
 

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AS AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFSM E A BUSCA PELA AMPLIAÇÃO DO ACESSO
AO ENSINO SUPERIOR
The affirmative actions at UFSM and the chase for
Increasing the Higher Education Access

 

CUNHA, J. L.
CEZNE, A. N.
BELINAZO, N. B. C.
CARRÉ, J. C. M.
PACHECO, C. R. C.
RÖWER, J. E.
STEFANELLO, M.

 

RESUMO: Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a implementação do programa de Ações Afirmativas na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, tendo como principal objetivo compreender o contexto de implantação desse programa. Diante disso, o estudo que se caracteriza como uma pesquisa de cunho bibliográfico, parte do entendimento das Ações Afirmativas propostas na Terceira Versão da Reforma Universitária para, com isso, traçar um histórico da implementação dessas ações. Nesse sentido, a compreensão do direito à Educação e do princípio de igualdade se faz necessária, uma vez que estes constituem as bases para a discussão sobre a eqüidade no acesso ao Ensino Superior. Visando a enriquecer ainda mais o debate, foram selecionados trinta e um textos de dois jornais locais de Santa Maria-RS, durante os meses de junho e julho de 2007, período que antecedeu e em que se efetivou a votação sobre a Resolução referente às Ações Afirmativas na UFSM. Ao examinar estes artigos, juntamente com a revisão de literatura constatou-se que a questão das Ações Afirmativas extrapola as análises quantitativas, exige sobretudo reflexões sociológicas que dêem conta de todo um contexto sócio, político, econômico e cultural que, direta ou indiretamente, tem influência na construção das identidades.
Palavras-chave: Educação. Reforma Universitária. Ações Afirmativas.
ABSTRACT: This study provides reflections about the practice of the affirmative actions program at Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). The main objective of the research is to understand the context of the implementation of this program. Due to that, this work is characterized as a bibliographical research and it is based on the third version of the university reform. In order to make a historic of the implementation of these actions, it is necessary to understand the education right and the basic doctrine of equity, once they build the base for discussing about the equity on the access to a public university. Aiming to make the discussion better, thirty-one texts were selected from two local newspapers of Santa Maria -RS between June and July 2008. This period came just before these actions were effected. Analyzing these articles and making the review of literature, we found out that this question flows out the quantitative analysis; it requires sociological reflections to be able to look to the social, political, economical, cultural and juridical features that builds identities.
Key words: Public Policies. University. Affirmative actions.

 

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PROFISSIONALIDADE, TRABALHO E GESTÃO DO PEDAGÓGICO NO DISCURSO DOS PROFESSORES
Professional skills, work and management of the pedagogic in
the teachers' speeches
 

FERREIRA, L.S.

 

RESUMO: Parte-se de concepções de trabalho e profissionalidade e propõe-se que, se forem estudados os discursos, as práticas, os anseios dos professores, poder-se-á entender o cotidiano educacional, entendendo, também, nesse universo, os professores e o fazer pedagógico. Foram realizadas entrevistas com vinte e duas professoras do Ensino Fundamental. Seus discursos foram transcritos e analisados, tendo como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso, com influência dos estudos de Pêcheux. Com base nos discursos, buscou-se entendimento sobre a profissionalidade da professora e seu trabalho. Nesse processo, destaca-se a necessidade de, na perspectiva da interlocução, com a participação dos entrevistados em todas as etapas da pesquisa, estudar os discursos das professoras, enquanto fenômeno. Para defender esse argumento básico, caracterizo a Escola como um espaço-tempo de participação e interações, os professores como trabalhadores da Educação, a gestão pedagógica como uma prática coletiva, cujo objetivo, em primeiro lugar, é organizar os esforços para a produção do conhecimento de estudantes e professores, no evento denominado aula.
Palavras-chave: Profissionalidade. Trabalho. Professores. Gestão do Pedagógico.
ABSTRACT: It starts from work conceptions and professional skills proposing that, if the speeches, the practices, the yearnings of the teachers will be studied, the educational daily will be able to be understood, also understanding, in this universe, the professors and the pedagogical making. Interviews with twenty and two teachers of Basic Teaching had been carried through. Their speeches had been transcribed and analyzed, having the Analysis of the Speech, with influence of Pêcheux's studies as a theoretical background. On the basis of the speeches, an understanding about the professional skills of the teacher and his work was searched. In this process, it is distinguished the need of, under the perspective of the interlocution and with the participation of interviewers in all stages of the research, studying the speeches of the teachers, while a phenomenon. To defend this basic argument, I characterize the school as a space-time of participation and interactions, the teachers as education workers, the pedagogical management as a collective practice , whose objective is first of all to organize the efforts for the production of knowledge of students and professors, in the event called lesson.
Key words: Professional skill. Work. Professors. Pedagogical Management.

 

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A AVALIAÇÃO ESCOLAR EM QUESTÃO: ENUNCIADOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES
School Evaluation: The teachers' point of view

 

SPONCHIADO D. A. M.

 

RESUMO: Este trabalho é um recorte da Dissertação de Mestrado cujo título é Avaliação da Aprendizagem Escolar: constituindo diferentes posições de sujeitos no currículo escolar. A pesquisa propõe problematizar discursos que circulam nas falas de professores atuantes em escolas, que estão fazendo curso de Graduação em Licenciatura, determinando distintas posições para os sujeitos da aprendizagem a partir das práticas de avaliação da aprendizagem escolar dos alunos. A investigação está orientada a partir dos campos dos Estudos Culturais e dos Estudos Pós-Estruturalistas em Educação. Utilizando a técnica do grupo de discussão, os dados da pesquisa foram produzidos a partir das falas dos oito professores que integravam o grupo. Como ferramentas analíticas, foram utilizados os conceitos de discurso e de avaliação. A partir dos enunciados recorrentes nos materiais, concluiu-se que o resultado da avaliação da aprendizagem determina posições de aprendente e não-aprendente do aluno (in)suficiente no currículo escolar. Foi possível observar, também, que a escolha da avaliação, por parecer ou conceito, funciona como uma estratégia dos professores para negociarem posições dos alunos em relação às exigências quanto ao rendimento escolar.
Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Professor.
ABSTRACT: This paper is part of a dissertation entitled Evaluation of school learning: constituting different positions of the subject in the school curriculum and proposes to problematize discourses that are present in the speeches of teachers who are either working or taking a teaching graduation course, who are determining distinct positions for the subjects of the process of learning, with their school learning evaluation of the students. Cultural Studies and Post-Structuralist Studies in Education oriented the investigation. With the technique of group discussion, data were collected in the speech of the teachers who integrated a group of eight people. Concepts of discourse and evaluation were our methodological tools. Using the recurrence of statements seen in the material, we could conclude that: the result of learning evaluation determines positions of learning and non-learning for the (in)sufficient student in school curriculum. It was also possible to see that the choice of evaluation using concepts works as teachers' strategy to deal with positions of students in relation to the demands about the school performance.
Key words: Evaluation. Learning. Teacher.
 

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A INFLUÊNCIA DOS FATORES AMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
The influence of the ambient factors in the infantile development
 

NASCIMENTO, G. S.
ORTH, M. R. B.
 

RESUMO: A temática “a influência dos fatores ambientais no desenvolvimento infantil” surge da pesquisa PIIC/URI, denominada “fatores ambientais e sua influência na educação infantil”. Objetiva refletir criticamente sobre a influência dos fatores ambientais (ambiente familiar, físico, social, cultural e escolar) no desenvolvimento infantil. Há vários fatores que agem para facilitar ou contrariar o desenvolvimento humano, como o ambiente e os fatores dele decorrentes. Porém, o papel dos educadores torna-se essencial. Eles devem conhecer os diferentes ambientes em que suas crianças interagem para, assim, compreender seu comportamento, suas ações, sua maneira de aprender e seu processo de desenvolvimento, bem como a influência que os mesmos exercem sobre ele. A Escola, partindo do conhecimento de onde vivem (ambien¬te familiar e físico) e onde se situam (ambiente social e cultural) as crianças, define o seu ambiente educativo, de forma a contemplar todos os aspectos necessários à boa formação de seus alunos.
Palavras-chave: Ambiente. Criança. Desenvolvimento infantil.
ABSTRACT: The thematic “the influence of the environmental factors in the infantile development” comes from a PIIC/URI research, called “environmental factors and their influence on the infantile education. It aims to critically reflect upon the influence of the ambiental factors (familiar, physical, social, cultural and school environments) in the infantile development. There ares some factors that act to facilitate or to oppose the development, such as the environment and recurrent factors of it. However, the educators' role becomes essential. They must know the different environments where children interact thus to understand their behaviors, actions, their way to learn and their process of development, as well as the influence that they have on them. The school, having the knowledge of where kids live (familiar and physical environments) and where are (social and cultural environments), defines its educative environment, in a way to contemplate all the necessary aspects for the good pupils' education.
Key words: Environment. Child. Infantile development.
 

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O GÊNERO MASCULINO EM REVISTAS DE CULINÁRIA
Male Gender in Cooking Magazines

 

GHILARDI-LUCENA, M. I.

 

RESUMO: Os espaços do gênero masculino, no mundo atual, pressupõem significativas alterações em comparação com tempos passados. Os homens ocupam lugares, há bem poucas décadas, destinados exclusivamente às mulheres, marcados como específicos das atividades domésticas femininas. A cozinha de casa é um espaço tradicionalmente feminino, não valorizado social¬mente; entretanto a profissão de chef de cozinha, hoje disputada no mercado, tem sido destinada, sobretudo, aos profissionais masculinos, dos quais se exige cada vez mais qualificação. Essa é a profissão na qual algumas mulheres estão lutando para conseguir uma posição, tendo em vista a predominância masculina no setor. Este artigo examina reportagens de revistas de gastronomia, de circulação nacional, na atualidade, sob a luz da Análise do Discurso de Linha Francesa e aponta os caminhos da construção da identidade masculina ao mostrar como a mídia impressa, nesse setor, tem representado as relações de gênero.
Palavras-chave: Discurso. Gênero. Masculino. Mídia. Culinária.
ABSTRACT: The places occupied by male gender in the modern world presuppose significant changes in comparison with the past. Men have taken up positions, such as household activities, that until a few decades ago belonged exclusively to women. The home kitchen is a traditionally female place, not socially recognized. Nevertheless the chef profession, highly competitive nowadays, has been performed by male professionals whose qualification is ever more necessary. This profession is aimed by some women who are trying to take up the male position in the area. Following the French Discourse Analysis School, this research analyses some articles published in recent cooking magazines indicating the ways male identity is constructed showing how the written media has been representing the gender relations.
Key words: Discourse. Gender. Male. Media. Cooking.
 

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A TRANSGRESSÃO DO TEMPO, DO LUGAR E DA IDENTIDADE EM EL SUR
The transgression of time, place and identity in El Sur
 

SCHMIDT, J. M.

 

RESUMO: Este trabalho faz uma análise do conto El Sur do escritor argentino Jorge Luis Borges, buscando refletir para além dos pressupostos modernistas que norteavam os escritos literários na época em que o relato foi escrito. Distingue tópicos que hoje absorvem os estudos pós-modernos, tais como a ilusão referencial, a intertextualidade e a ambigüidade dos sentidos. Destaca, ainda, características como o simulacro, a anulação do tempo, o não-lugar e a não-identidade. O estudo sugere que, dentro do universo borgiano, a revitalização do imaginário e as possibilidades de retorno ao reprimido remetem à cultura pós-moderna no sentido em que revela aquilo que havia ficado submerso na Modernidade: o racionalismo, a transgressão, o hedonismo, a alteridade.
Palavras-chave: Borges. Fantástico. Modernismo. Pós-modernismo.
ABSTRACT: This work analyses the tale El Sur written by the Argentinean writer Jorge Luis Borges, aiming to reflect upon the modernist presuppositions that guided the literary writers at the time the text was produced. It distinguishes topics that nowadays absorb post-modern studies, such as referential illusion, intertextuality and ambiguity of senses. It also highlights characteristics such as simulacrum, the annulment of time, the non-place and non-identity. The study suggests that, inside Borges' universe, the revitalization of the imaginary and the possibilities of returning to constraining remits to post-modern culture in the sense that it reveals what has been submersed in the modernity: rationalism, transgression, hedonism, and alterity.
Key words: Borges. Fantastic. Modernism. Post-modernism.

 

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VIVÊNCIAS CORPORAIS DA CIDADE MODERNA NA POESIA BAUDELAIRIANA
Corporal living of the modern city in the poetry Of Baudelaire
 

SASS, V. B.

 

RESUMO: Se a Modernidade ressalta na obra de Baudelaire, é porque o que diferencia a sua concepção de Modernidade das concepções anteriores do moderno, está na consciência da complexidade de uma nova civilização urbana com novas formas de pensamento e de organização social. Como o centro da atenção da maioria dos artistas e dos poetas modernos foi a cidade, com suas ruas de metrópole, Baudelaire constrói sua lírica, apresentando cenários urbanos em um desalentado sentimento de brevidade do tempo e de solidão. De acordo com Kevin Lynch, autor de A imagem da cidade, existem elementos marcantes, predominantes na imagem de uma cidade, ou seja, uma série de imagens públicas, construídas pelos cidadãos. Os elementos predominantes em Baudelaire são a rua e os habitantes da cidade. Sennett, em seu livro Carne e pedra, busca entender por que a civilização, nos tempos modernos, tem tido tantos problemas com o corpo, até descobrir que a insensibilidade do público à dor surge como uma conseqüência da excessiva violência urbana. O grande consumo de dor simulada serve para anestesiar o corpo, tornando passiva a reação dos habitantes da cidade, que se sentem ameaçados por corpos sofridos e ativos como os dos sete velhos do poema de Baudelaire, ao qual o texto faz referência. No poema Os sete velhos, Baudelaire apresenta a figura do ancião, com forca capaz de acrescentar beleza à idéia do bizarro. Assim, concebe velhos andarilhos, monstruosos, que nascem do centro da cidade, filhos das anomalias sociais das ruas de Paris, com seu tumulto de formas e espaços, para expressar as vivências corporais da cidade moderna.
Palavras- chave: Poesia. Baudelaire. Literatura francesa.
ABSTRACT:If modernity is highlighted in the work of Baudelaire, that is because what differentiates his conception of modernity from previous conceptions of the modern is in the conscience of complexity of a new urban civilization with new forms of thought and social organization. Since the city, with its metropolitan streets, has been the center of attention of most modern artists and poets, Baudelaire constructs his lyrics presenting urban scenarios in a glooming feeling of time brevity and loneness. According to Kevin Lynch, the author of 'The image of the city', there are marking elements predominant in the image of the city, that is, a series of public images, built by the citizens. The predominant element in Baudelaire are the streets and the inhabitants of the city. Sennett, in his book “Flesh and Rock', tries to understand why civilization in modern times has had so many issues with their bodies, until he discovers that the insensibility of the public to pain arouses as a consequence of excessive urban violence. The biggest consumption of simulated pain serves to give anesthesia to the body, making passive the reaction of the inhabitants of the city, who feel threaten by suffered and active bodies like the seven elderly of Baudelaire's poem, which the text makes references. In the poem The seven elderly, Baudelaire presents the character of the elder, with strength enough to add beauty to the idea of the bizarre. Thus, he conceives old, monstrous drifters, who are born downtown, descendants of social anomalies of Paris' streets, with their uproar of forms and spaces, to express corporal livings of the modern city.
Key words: Poetry. Baudelaire. French Literature.

 

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O HOMEM DO BARCO, O REI E A MULHER DA LIMPEZA: DIÁLOGOS DE HUMOR E IRONIA
The boat man, the king and the housekeeper: dialogs of humor and irony
 


KOMOSINSKI, L. M. G.
SILVEIRA, M. S.;
OLIVEIRA, M. A.
GODINHO, G. B.
MECCA, E. M.

 

RESUMO: Este artigo tem como objetivo principal expor algumas idéias referentes à construção do discurso, de José Saramago, no O conto da ilha desconhecida. Para tanto, parte-se de concepções teóricas sobre humor e ironia, o que permite detectá-las e analisá-las nos diferentes elementos que compõem a narrativa. O que se publica, aqui, é parte do estudo em desenvolvimento - Humor e ironia em Saramago - visando a apontar o cânone seguido ou construído pelo Nobel português.
Palavras-chave: Humor. Ironia. Saramago.
ABSTRACT: This article aims to present some ideas about the construction of Saramago's speech in O conto da ilha desconhecida. Thus, we use theoretical conceptions about humor and irony, which allowed us to detect and to analyze them within the distinct elements that compose the narrative. Here we present a part of an unfinished study - Humor and irony in Saramago - aiming to point out the generic rule followed or built by the Portuguese Nobel.
Key words: Humor. Irony. Saramago.

 

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