Perspectiva Nº 94

94 - Ciências Humanas
V.26 - Junho/2002

A Cidadania do Trabalhador Rural, Pequeno Agricultor 

Silvana Maria Gritti


A Construção do Conhecimento nas Ciências Lingüísticas: uma Faceta da Formação do Profissional da Educação

Eneida Maria Chaves


Aplicações da Linguagem de Programação LOGO no Processo Ensino-Aprendizagem em Geometria

Bolívar de Jesus Dias Urruth

João Bosco Mota Alves


A Guinada Cultural da Sociologia Brasileira no Final do Século XX: Psicologização da Sociologia? Subjetivação dos Estudos Sociológicos? Uma "Nova" Sociologia da Cultura?

Francisco Xavier Freire Rodrigues


A Aplicabilidade das Objeções Hegelianas: à Ética Kantiana e à Ética Discursiva

Alcione Roberto Roani


A Leitura de Textos Extraverbais no Processo de Alfabetização

Sirlei Pietrobelli

Ana Maria Dal Zott Mokva


Quando a Sala de Aula Dança

Katia Franklin Baggio


Resenhas

Scheffer, Nilce Fátima. Corpo - Tecnologias - Matemática: uma interação possível no Ensino Fundamental.

Ana Paula Malheiros


NOGARO, Arnaldo. Teoria e saberes docentes: a formação de professores na Escola Normal e no Curso de Pedagogia.

Claudionei Vicente Cassol


A CIDADANIA DO TRABALHADOR RURAL, PEQUENO AGRICULTOR

GRITTI, S. M.

 

RESUMO

O presente trabalho apresenta uma breve reflexão em torno da cidadania do trabalhador rural, pequeno agricultor. Para discutir as possibilidades e os limites de o pequeno agricultor em constituir-se cidadão, apresenta-se a definição deste trabalhador no contexto em que emerge. E busca-se, nos conceitos aristotélico e moderno de cidadania, a compreensão da cidadania desse trabalhador.

Palavras-chave: Cidadania, Trabalhador Rural, Agricultor.
 

Abstract

This work presents a brief reflection about the citizenship of rural worker, a small farmer. In order to discuss the limits and possibilities of the small farmer, in constituting himself as a citizen, we present a definition of this kind of worker in the context which emerges. And we aim, under the concepts of Aristoles and the modern concepts of citizenship, the comprehension of this worker’s citizenship.


Key-words:
citizenship, rural worker, farmer.


 

 

 

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NAS CIÊNCIAS LINGÜÍSTICAS: UMA FACETA DA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

CHAVES, E. M.*

 

A palavra, como fenômeno ideológico por excelência, está em evolução

constante, reflete fielmente todas as mudanças e alterações sociais.

O destino da palavra é o da sociedade que fala.

(Mikhail Bakhtin, 1990)

 

RESUMO

O objetivo deste ensaio é discutir a importância da inclusão de fundamentos lingüísticos no processo de formação do profissional da educação, particularmente do professor alfabetizador. Apresenta também uma retrospectiva sobre concepções de linguagem e sobre concepções de letramento e alfabetização, numa tentativa de contribuir para uma compreensão mais aprofundada dos Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa.


Palavras-chave:
educação, linguagem, alfabetização.
 

Abstract

The aim of this work is to discuss the importance of the inclusion of linguistics basis in the fprmation process of the educational professional, particularly the teacher who teaches to read and write. It also presents a retrospective about language conceptions and teaching to read and write conceptions, aiming to contribute to a deeper comprehension of Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa.


Key words:
education, language, teaching to read and write.


 

APLICAÇÕES DA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOMETRIA

URRUTH, B. J. D.

ALVES, J. B. M.

 

RESUMO

Este trabalho relata a experiência da utilização da Linguagem de Programação Logo no ensino de Geometria no Ensino médio, linguagem, esta, que apresenta recursos em consonância com processo de aprendizagem construtivista, o qual tem como princípio básico que o conhecimento se constrói a partir das ações do sujeito. À luz da teoria de desenvolvimento cognitivo de J.Piaget, são destacados alguns dos recursos que dão suporte às ações do sujeito e que conseqüentemente favorecem a construção do conhecimento matemático. Na aprendizagem da Geometria, o uso da linguagem de programação Logo é de grande utilidade devido à tartaruga gráfica na qual o aluno constrói seus próprios modelos, podendo interferir em todas as etapas de acordo com o modelo construtivista. Este suporte é a possibilidade do "fazer matemática’: experimentar, visualizar múltiplas facetas, generalizar, conjeturar, e enfim, demonstrar.


Palavras-chave:
linguagem de programação, construtivismo, experimento
 

ABSTRACT

This work reports the experience of utilization of LOGO Programming Language in the teaching of geometry in high school, a language that presents resources in consonancy with the process of constructivist learning, in which its basic principle is that the knowledge is built from the actions of the individual. On the light of J. Piaget’s cognitive development theory, some resources, which support the indivudual’s actions and that consequently favor the construction of mathematics knowledge are highlighted. In geometry learning the use of Logo Programming Language is very useful due to Graphics turtle in which the student builds his/her own models, being able to interfere in every stage, according to the construtivist model. This support is the possibility of "doing mathematics": to experiment, to visualize multiple facet, to generalize, to suppose, and finally to demonstrate.


Key words:
Programming Language, constructivism, experiment


 

A GUINADA CULTURAL DA SOCIOLOGIA BRASILEIRA NO FINAL DO SÉCULO XX: PSICOLOGIZAÇÃO DA SOCIOLOGIA? SUBJETIVAÇÃO DOS ESTUDOS SOCIOLÓGICOS? UMA "NOVA" SOCIOLOGIA DA CULTURA?
 

Rodrigues, F. X. F.

 

RESUMO

O artigo discute as principais mudanças teórico-metodológicas na sociologia brasileira contemporânea. Aponta uma guinada cultural na sociologia brasileira nas últimas décadas do século XX, tendo como referencial a análise da literatura especializada.


Palavras-chave:
sociologia brasileira, cultura, teoria social.
 

ABSTRACT

The article discuss the principal changes theoretical - metodoligical in the brasileira sociology present. Aims the lurch cultural in the brasileira sociology in the last decades of the century XX, has the reference the analysis of literature specialized.


Keys-Word:
brasileira sociology, culture, social theory.


 

A APLICABILIDADE DAS OBJEÇÕES HEGELIANAS: À ÉTICA KANTIANA E À ÉTICA DISCURSIVA

 

ROANI, A. R.

RESUMO

Uma vez que a ED1  apresenta-se como um projeto de reconstrução da teoria moral kantiana, em parceria com Apel, Habermas terá de responder às objeções hegelianas, demonstrando a validade das proposições éticas através da teoria da comunicação. Para tanto, torna-se necessário retomar alguns pontos, considerados fundamentais, para o processo de fundamentação na ED. Esta tarefa será desenvolvida em dois momentos: o primeiro visa a contemplar (ad 1) o âmbito de significação da expressão ED mediante as características centrais da EK, e incumbe-se (ad 2) da tarefa relativa à qual compete a demonstração das verdades morais através do conceptualismo da ED (questões relativas à fundamentação). O segundo, por sua vez, concentra-se em responder, positiva ou negativamente, à seguinte pergunta: as objeções de Hegel a Kant também se aplicam à ED?


Palavras-chave:
Hegel, Kant, Habermas, objeçòes, ética
 

ABSTRACT

Since Discursive Ethics presents itself as a reconstruction program of Kant’s moral theory, in association with Apel, Habermas will have to answer to Hegelians’ objections demonstrating the validity of ethics propositions through communication theory. Thus, it becomes necessary to retrieve some points, which are consider fundamental, for the foundation process of the Discursive Ethics. This task will be developed in two moments: the first moment aims to contemplate (ad 1) the ambit of Discursive Ethics signification of expression against Kantian Ethics main features, and encharges itself (ad 2) the relative task of demonstrating moral truths through the conceptualism of Speech Ethics (questions related to foundation). The second moment concentrates on answering, positively or negatively, the following question: Are objections from Hegel to Kant also applied to the Speech Ethics?

Key words: Hegel, Kant, Habermas, objections, ethics.


 

A LEITURA DE TEXTOS EXTRAVERBAIS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

 

Pietrobelli, S.

Mokva, a. m. D. Z.

RESUMO

A alfabetização é um processo de aquisição e sistematização de conhecimentos no qual a criança interage social e lingüisticamente. Dessa forma, é de fundamental importância uma reflexão sobre o como se dá a leitura nesse processo, visando a identificar os fatores que influenciam o desenvolvimento humano e provocam o interesse ou o desinteresse no ato de ler, tendo em vista o desenvolvimento orgânico e cognitivo. Nesse mesmo processo, a mediação do docente é imprescindível, bem como as abordagens metodológicas. Pensando assim e considerando a fase inicial de alfabetização dos alunos, abordamos como ação possível a leitura de textos extraverbais.


Palavras-chave:
alfabetização, texto extraverbal, processo, desenvolvimento.
 

ABSTRACT

The alphabetization is a process of acquisition and systematization of knowledge in which the child interacts social and linguistically .In this phase we consider that reading plays an important role in the process. Factors liki the human development its pros and cons, the organic and cognitive ones are also considered. It seems that the teacher´s interference is important as well his methodological approaches. having these assumptios as a background and taking into consideration the importance of the alphabetization we suggest the apllication of reading non-verbal texts as useful.


Key-words:
alphabetization, non-verbatexts, process, development.


 

QUANDO A SALA DE AULA DANÇA

Baggio, K. F.

 

RESUMO

Neste texto, produto de leituras, discussões e reflexões, objetivo traçar um perfil do professor, diante do princípio de pesquisa em sala de aula.

Também intento pensar nas possibilidades e riscos de interagir entre o medo e a coragem na construção de uma postura de conduta apropriada ao professor e que priorize a autonomia, a aprendizagem contínua e a construção de conhecimento.

Por fim, pretendo evidenciar a idéia de que o papel do professor vai desde dirigir, direcionar e orientar, até o acompanhar, incentivar e apoiar um trabalho mais livre e autônomo do aluno.


Palavras-chave:
pesquisa, aprendizagem, conhecimento.
 

ABSTRACT

 

In this text, which is a result of readings, discussions and reflections, I aim to outline the teacher’s profile, against the research principle in classrooms.

I also intend to think on possibilities and risks of interacting between fear and courage in the construction of an appropriate behaviourist attitude to the teacher and that autonomy, continued learning and knowledge construction be priorized.

Finally, I intend to highlight the idea that the teachers’s role is from heading, directing and orienting to following, encouraging and supporting a student’s freer and more autonomous work.


Key words:
research, learning, knowledge

 

 

 

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