Perspectiva Nº 107

107 - Ciências Humanas
V.29 - Setembro/2005

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO FAMILIAR

Family psychological services

 

CENCI, C. M. B.;  BORGES, V. R.;

GRZYBOWSKI, M. A.; FLORES, A. C. S.;

CRESTANI, C.; COSTI, M. T.; CADORE, R.

 

RESUMO

O presente estudo retrata uma atividade desenvolvida no Curso de Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus de Erechim/RS, através de um projeto de extensão que objetivou o atendimento psicológico às famílias de uma determinada comunidade da cidade de Erechim. Esse projeto tinha como propósito proporcionar um entendimento psicológico dos conflitos existentes no núcleo familiar, prestando serviço para uma comunidade carente da cidade, com a finalidade maior de promover a saúde mental através da atuação de profissionais da área da Psicologia, culminando em um trabalho de otimização da saúde, além do aspecto preventivo e terapêutico. O público-alvo atendido foi composto por famílias de baixa renda de uma comunidade da cidade de Erechim, que buscaram atendimento psicológico familiar. Participaram do grupo de trabalho: a professora coordenadora, a professora colaboradora, a aluna bolsista e quatro alunas colaboradoras. Quanto à efetivação do projeto de extensão, o local de realização dos atendimentos às famílias interessadas foi o Laboratório de Observação do Comportamento, localizado no prédio 10 do Curso de Psicologia da referida Universidade. Esse espaço possui uma infra-estrutura com espelho de Geisel, filmadora, sistema de áudio, isolamento acústico, possibilitando um ambiente adequado para a realização dos atendimentos e, também, contribuindo para o aprendizado das alunas que participaram do projeto. Como resultados puderam-se constatar algumas problemáticas relatadas pelas famílias, tais como: conflitos geracionais, conflitos conjugais, alcoolismo, idéias e tentativas suicidas, violência física e psicológica, doenças sexualmente transmissíveis, encarceramento, insegurança relacionada ao papel parental e novas configurações familiares.

Palavras-chave: Atendimento familiar. Terapia sistêmica. Famílias de baixa renda.

 

ABSTRACT

This study PORTRAYS an activity developed in the Psychology Course of   Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões –  Erechim Campus/RS, within an extension project that aimed offering psychological services to the families from a certain community of Erechim town. The project intended to provide a psychological understanding of the existing family conflicts within a low-income community of the town, having the promotion of mental healthcare by Psychology professionals as a major goal, targeting healthcare optimization, as well as preventive and therapeutical enhancement. The target included low income families from a community of Erechim who looked for family psychological services. The staff included the Coordinating Professor, a collaborating professor, a grant holder and four cooperating students. The Extension Project was developed in the Behavior Research Laboratory, based on Building # 10 of the Psychology School. The facility includes a one-way mirror, a camcorder, a sound system, and acoustic insulation, providing a suitable environment for the sessions, also contributing for the learning of the students who took part in the project. The findings show some important problems arising within the involved families, such as: generational and marriage conflicts, alcoholism, suicide ideas and attempts, physical and psychological violence, sexually-transmitted diseases, imprisoning, lack of safety related to the parental role and new family configurations.

Key-words: Family services. Systematic therapy. Low income families.

 

 

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Interações no Ciclo Vital: Vinculação da Gestante e Apego Materno-Fetal

Interaction in Vital Cicle: Attachment of the Pregnant Woman and Maternal Fetal Attachment

 

SCHMIDT, E. B.; ARGIMON, I. I. L.;

KLEIN, A.; PEREIRA, G. U.;

MOREIRA, R. M.; FEIHRMANN, V.

 

RESUMO

O apego vivenciado pela pessoa na infância influencia no padrão de vínculo que é relativamente estável e contínuo ao longo do ciclo vital. O modelo internalizado de apego de uma gestante reflete-se no tipo de vínculo que estabelecerá com seus filhos. As investigações sobre essa questão vêm sendo ampliadas, incluindo o período pré-natal, considerando que um bom apego intra-útero é um facilitador do desenvolvimento saudável do bebê. A presente pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre o padrão de vinculação da gestante e o nível de apego com seu bebê intra-útero, relacionando-os com sintomas de ansiedade e depressão da gestante. Foi realizado um estudo quantitativo, descritivo, correlacional e transversal. A amostra foi composta por 136 gestantes que estavam entre o 6º e o 9º mês de gestação, na faixa etária de 18 a 42 anos e nível de instrução mínimo de 5ª série. A pesquisa foi realizada em Erechim/RS e teve a participação de gestantes vinculadas ao Programa Materno-Infantil da Secretaria de Saúde do Município e gestantes que realizavam acompanhamento nos grupos de gestantes desenvolvido no Hospital de Caridade. Foram utilizados como instrumentos: Ficha de Dados Sócio-demográficos, Escala de Vinculação do Adulto (EVA), Escala de Apego Materno-Fetal (MFAS), Inventário de Depressão de Beck (BDI) e Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). A análise dos dados foi realizada através de procedimentos estatísticos via programa SPSS. Como resultado, verificou-se que, gestantes que apresentaram uma vinculação segura, evidenciaram apego materno-fetal alto e sintomas depressivos e ansiosos mínimos.

Palavras-chave: Gravidez. Apego materno-fetal. Depressão. Ansiedade.

 

ABSTRACT

The attachment experienced by a person in his childhood influences the type of entailment which is relatively stable and continuous throughout his life cycle. The internalized model of attachment of a pregnant woman reflects the type of attachment that she will establish with her children. Investigations on this issue are being amplified o including the pre-natal period considering that a strong intra-uterine attachment would ease the healthy development of the child. The present research aims to verify the relationship between the model of the pregnant woman's attachment and the level of attachment with her unborn child, relating them to the anxiety symptoms and depression experienced by the pregnant woman. A quantitative, descriptive, correlative and transversal study was performed. The sample was composed by 136 pregnant women who were in their sixth to ninth month of pregnancy, between 18 and 42 years old, and having at least the fifth grade level of study. The research took place in Erechim/RS and the pregnant women were entailed the Maternal-Infantile Program belonging to Municipal Health Department, as well as pregnant women whose pregnancies were monitored by groups developed in Hospital de Caridade. Social-demographic data, Files Adult Bonding Scale (EVA), Maternal Fetal Attachment scale (MFAS), Beck Depression Inventory (BDI) and Beck Anxiety Index (BAI) were used as instruments. The data were analyzed by statistical procedures via SPSS program. As a result, it was evidenced that pregnant women who presented secure attachment showed a higher degree of maternal fetal attachment and lesser anxious and depressive symptoms.

Key-words:  Pregnancy. Maternal-fetal attachment. Depression. Anxiety.

 

 

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LEVANTAMENTO DOS CASOS DE SUICÍDIO EM CIDADES DAS REGIÕES NORTE
E NORDESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Survey of suicide cases in the towns within the northern and
northeastern regions of Rio Grande do Sul state

 

BORGES, V. R.; COPATTI, M.;

RANZI, A.; RÖRIG, C. R.; ROLDO, E.;

BRAAMBATI, J.; MASSIERO, P.

 

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo fazer um levantamento dos casos de suicídio ocorridos nas Regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, entre os anos de 2000 e 2004. Para o levantamento dos casos, foi utilizado o método quantitativo de pesquisa documental. Foram pesquisados os suicídios que ocorreram nas cidades de Itatiba do Sul, Aratiba, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Estação, Mariano Moro, Barão de Cotegipe, Erechim, Barracão, Guabiju, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Nova Araçá, Nova Bassano, Paraí, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São Jorge, Viadutos, Gaurama, Entre Rios do Sul, São Valentin e Jacutinga, entre os anos de 2000 e 2004. Foram coletados dados das vítimas, como: gênero, idade e tipo/modo de morte. Para a coleta de dados, foi realizada pesquisa documental dos inqué­ritos abertos para investigação dos casos de suicídio ocorridos nas ­Delegacias das cidades mencionadas. Para tanto, contou-se com a colaboração das 11ª e 15ª Delegacias de Polícia Regionais para autorização da coleta de dados, possibilitando a inserção dos pesquisadores nas Delegacias. Para o levantamento dos casos, realizou-se uma análise descritiva através de cálculos de freqüências e porcentagens, realizando-se, também, tabelas e gráficos de contingência. Foi levantado um total de 106 casos de suicídio nas cidades mencionadas, sendo, Erechim, a cidade com o maior número de casos: 25 (23,6%). Em relação ao gênero das vítimas, pôde-se constatar que 80 (75,5%) eram do gênero masculino e 26 (24,5%) do feminino. A idade média encontrada foi de 42 anos, variando entre 15 e 82 anos. O ano em que ocorreu o maior número de casos registrados de suicídio foi 2004, seguido de 2003. No que se refere ao tipo de morte, este levantamento demonstrou que o método mais utilizado foi o enforcamento, e o do envenenamento em 2º lugar.

Palavras-chave: Suicídio. Epidemiologia. Rio Grande do Sul.

 

ABSTRACT

The study aimed to raise the suicide cases in the Northern and Northeastern regions of Rio Grande do Sul state from 2000 to 2004. A qualitative documental research method was used to survey the cases. Suicide cases researched included those occurred in the towns of Itatiba do Sul, Aratiba, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Estação, Mariano Moro, Barão de Cotegipe, Erechim, Barracão, Guabijú, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa Vermelha, Nova Araçá, Nova Bassano, Parai, Sananduva, Santo Expedito do Sul, São João da Urtiga, São Jorge, Viadutos, Gaurama, Entre Rios do Sul, São Valentin and Jacutinga, from 2000 to 2004. The victims’ data included gender, age and type/kind of death. To collect data, a documental research was conducted on suicide investigations at the police stations of the above towns. The 11th and 15th Regional Police Departments cooperate, a with the research authorizing data collection and allowing researchers admittance into the police stations. Cases were raised through a descriptive analysis, including frequency calculation and rates, contingency tables and charts. One hundred and six suicide cases were raised in the above towns, Erechim being the one having the highest number of cases, 25 (23.6%). As to victims gender, 80 (75.5%) were male and 26 (24.5%) female individuals. Average age was 42 years old, ranging from 15 to 82 years. The highest suicide rate was assessed in 2004, and then, in 2003. As to the kind of death, the research showed hanging in first place, followed by poisoning.
Key words: Suicide. Epidemiology. Rio Grande do Sul.

 

 

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Crime Passional: Um Tipo de Comportamento Violento

Passion Crime: A Kind of Violent Behavior

 

SÁ, S. D.

WERLANG, B. S. G.

 

RESUMO

O crime passional é um tipo de comportamento violento que, juridicamente é entendido como todo o crime cometido em razão de relacionamento sexual ou amoroso. De um modo geral, o sistema social atual não parece levar em conta a alta potencialidade lesiva do conflito doméstico que é uma das formas mais comuns de manifestação da violência e, no entanto, uma das mais invisíveis. Não é fácil compreender como um indivíduo seja capaz de matar sua companheira, deixando um legado de horror e indignação no meio que o cerca. Assim, a violência perpetrada contra a mulher, em âmbito privado, ou seja, dentro dos seus próprios lares, é um problema crítico de Saúde pública que necessita maior e mais cuidadosa atenção dos Agentes de Saúde.

Palavras-chave: Crime passional. Comportamento violento. Violência doméstica.

 

ABSTRACT

Passion crime is a kind of violent behavior legally understood as any crime committed due to a sexual or love relationship. In general, the current social system seems not to consider the highly harmful potential of home conflict, one of the most common ways of violence, although one of the most invisible ones. It is not easy to understand how an individual is capable of killing his partner, leaving horror and indignation as a legacy. Thus, violence against women, within a private environment, that is, within their own homes, is a critical public health problem which needs more and more careful attention from healthcare agents.

Key words: Passion crime. Violent behavior. Domestic violence.
 

 

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A Opção do Professor pela Área de Educação Especial e
sua Visão Acerca de um Trabalho Inclusivo

The Option for Special Education and the teacher´s

view of an Inclusive Work

 

GOLDBERG, K.

PINHEIRO, L. R. S.

BOSA, C.

 

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo revisar a literatura sobre a questão da inclusão, em especial a percepção do professor acerca de sua opção pela Educação Especial e como este visualiza a possibilidade de uma educação inclusiva. O tema inclusão mostra-se atualmente bastante polêmico, uma vez que suscita diferentes opiniões. Apesar de  existirem leis que asseguram essa prática é escasso o material que diz respeito a essa temática. Como parte da revisão, são aqui reportados e discutidos resultados parciais de uma pesquisa com 11 professores que trabalham, ou já trabalharam com crianças em uma escola de Educação Especial e em Escola regular da cidade de Erechim. A partir da análise das entrevistas efetuadas e da divisão em categorias, constataram-se alguns aspectos primordiais que merecem ser destacados. Entre eles evidenciou-se a opção do professor por essa prática, o qual, em sua maioria, revelou-se desvinculado do desejo, provocando assim ansiedades e fantasias. Por outro lado, identificou-se que tais sentimentos transformam-se com a prática cotidiana. Ainda, o estudo revelou que os professores sentem-se excluídos do processo da inclusão e salientam a necessidade de formação e capacitação para a efetividade do processo. Observou-se, também, que existe um desconhecimento científico frente à proposta da inclusão, isto é, o conhecimento relativo à temática mostrou-se empírico. Portanto, inclusão transcende os aspectos de igualdade e integração: requer professores preparados, mudanças curriculares, revisão de concepções como, por exemplo, a questão da aprendizagem. Enfim, uma mudança de perspectivas na educação, de paradigmas e de estrutura geral.  Requer, também, que todas as partes envolvidas se questionem quanto aos investimentos (interno e externo) colocados no processo.

Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão. Professores. Opção.
 

ABSTRACT

This article aims to review the literature on the teachers' perception about his/her decision of working with the Special Education as well as his/her point of view about inclusive education. Nowadays, the inclusion is really a controversial subject. Although there are some laws that assure this activity this issue is rarely investigated. As part of the review, this article presents parcial results of a study carried out with 11 teachers who or worked have worked with children either in a school of special education or in a regular one in the city of Erechim. Taking into account the interview analysis as well as the categories, some important results can be discussed, such as the teachers' option for the area of Special Education, which most of the time was not related to his/her own desire. In addition, it caused him/her anxiety and fantasies. But the study also showed that these feelings may change with the daily activity.  Moreover, this study has revealed that the teachers feel themselves excluded from the inclusion process; this way they urge better academic education and professional improvement. Another point that could be observed is that there is a lack of scientific knowledge about the inclusion proposal, that is, there is only empiric knowledge about it. Therefore, the inclusion lies beyond equality and integration. It requires well-prepared teachers, curriculum changes, conception reviews in terms of education, paradigms and general structure of the learning process.  Finally, it is also necessary that the interested people question themselves about their own investment in the whole inclusion process.

Key-words: Special Education. Inclusion. Teachers. Option

 

 

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UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AS PERCEPÇÕES DE CUIDADORES
ACERCA DO TRABALHO INSTITUCIONAL REALIZADO COM CRIANÇAS EM SITUAÇÕES DE RISCO

An exploratory study about the perceptions of professional caregivers
about the institutional work with children at risk

 

DIAS, A. C. G.

VIERO, E. V.

 

RESUMO

Este estudo foi realizado com o objetivo de obter informações exploratórias, com cuidadores de uma instituição que abriga crianças em situações de risco, sobre as percepções destes acerca do trabalho realizado com as crianças. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas com sete cuidadores de uma instituição gratuita prestadora de cuidado infantil. Após a coleta de dados, os mesmos foram transcritos e submetidos a uma análise de conteúdo, conforme proposta de Bardin (1994). Os resultados indicam que o cuidador percebe seu trabalho como essencialmente educativo, desvinculando a questão pedagógica da afetiva: os sentimentos são vivenciados de forma ambivalente, sendo os mais experienciados os de desamparo, frustração, impotência, reconhecimento, prazer e gratificação. As dificuldades do trabalho estão ligadas, essencialmente, à forma de agir frente a comportamentos agressivos e destrutivos. A valorização e a gratificação que sentem por trabalhar como cuidadores passam pelo crivo da aceitação e reconhecimento de terceiros.

Palavras-chave: Cuidado infantil. Situações de risco. Cuidadores. Responsabilidade.

 

ABSTRACT

The aim of this exploratory study was to investigate the perceptions that professional caregivers that work at institutions with children at risk have about their work. Semi-structured interviews were conducted with seven professionals that worked at one institution. The interviews were transcribed and content analyzed according to the guidelines proposed by Bardin (1991). Results suggested that professional caregivers perceive their work as essentially educational, separating the pedagogical aspects from the affective ones. Reported feelings related to the work were ambivalent, and the most frequent ones were hopelessness, frustration, impotence, recognition, pleasure, and gratification. Perceived difficulties were associated to lack of confidence about how to cope with children's aggressive and destructive behavior. Furthermore, participants indicated that their valorization and perceived gratification depends on the recognition and acceptation of others.

Key-words: Institution. Children. Professional caregivers. Work educational.

 

 

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A EXPERIÊNCIA DE GRUPOS DE APOIO COM CUIDADORES

The experience of supporting groups with caretakers

 

Meneghetti, A. D.

Testolin, J. E.

 

RESUMO

Muitas pessoas necessitam de assistência e atenção integral para realizar em suas atividades diárias, por conta de vários aspectos, como negligência de seus responsáveis ou limitações associadas a doenças, dentre outros. Nesse âmbito, encontram-se desde crianças tuteladas até idosos em asilos, onde é exigida a figura de um ou mais cuidadores que, em conseqüência, passam a ter restrições em relação à sua vida, com efeitos psicológicos negativos. No Brasil, são escassas as informações sobre programas de atendimento a cuidadores, havendo, também, falta de suporte por parte dos Serviços públicos de Saúde. Assim, percebe-se a necessidade de programas que visem a aliviar a sobrecarga e o estresse associado ao papel de cuidador, principalmente sob uma óptica preventiva. O projeto visa a proporcionar assessoria e apoio a cuidadores, por meio de troca de informações e experiências, num contexto grupal. As atividades propostas objetivam capacitar os participantes à conscientização plena de suas experiências, através do contato e do convívio com iguais, buscando o desenvolvimento de estratégias de intermediação saudáveis com a população sob seus cuidados. Ao início de cada etapa, são verificadas demandas junto a equipes institucionais ou entre a população em geral. Formalizado o convênio, são realizadas entrevistas individuais com os cuidadores previamente inscritos, visando à formação dos grupos. Segue-se um programa continuado, de duração variável, de acordo com as necessidades e/ou características grupais. Os resultados do projeto são verificados junto aos participantes, ao final dos encontros e na conclusão de cada semestre. Dentre as principais contribuições proporcionadas pelo projeto, foram citadas principalmente uma significativa melhora na qualidade dos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho, a formação de vínculos mais fortes e sadios, tanto entre os cuidadores quanto entre a população sob seus cuidados, além do aproveitamento de um importante espaço de interlocução entre os membros da equipe de trabalho.

Palavras-chave: Cuidadores. Saúde mental. Grupo.
 

ABSTRACT

Many people need integral attention and assistance to accomplish their daily activities, due to several aspects, such as negligence from people responsible for them or limitations associated to diseases, among others. In this context, there are children and elderly who require one or more caretakers that, in consequence, start having restrictions in their personal lives, with negative psychological consequences. In Brazil, information about programs of attendance and caretakers are rare, also there is a lack of support from the health public services. Thus, there is a need of programs that can release the overload and the stress associated to caretakers, mostly under a preventive view. The project aims to provide help and support to caretakers, through exchange of information and experience, in a group context. The activities proposed aim to capacitate the participants to the consciousness of their experiences, through the contact and living together, searching for the development of strategies of healthy intermediation with the population under their care. In the beginning of each step, demands of institutional teams or the population are verified. After the agreement is formalized, individual interviews with the caretakers, previously enrolled, are performed, aiming the formation of groups. Then, a continuum program, of viable duration, is set according to the group necessities and/or characteristics. The results of the project are checked with the participants, at the end of the meetings and the end of each semester. Among the main contributions provided by the project, a significant improvement on interpersonal relationships within the work environment, stronger and healthier bonds, both between caretakers and the population under care, and the improvement of conversation among the work team were mainly quoted.

Key-words: Caretakers. Mental health. Group.

 

 

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CAMINHOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS

Ways of physical education in infantile education and

elementary school

 

HANEL, E. E.

WISNIEWSKI, M. S. W.

 

RESUMO

Nossa atuação profissional em escolas das Redes Pública Estadual e Municipal da Região e formação em Educação Física nos levou a indagar o enfoque que é dado a essa disciplina nas Séries Iniciais e Educação Infantil. Isso porque nos deparamos, não raras vezes, com situações em que os horários de aula de Educação Física são substituídos por reuniões de classe, palestras ou encontros. Freqüentemente os alunos são dispensados de suas atividades físicas, como se esse conteúdo não implicasse em aprendizagem. Não estaria o desenvolvimento cognitivo do educando nessa faixa etária, intrinsecamente, relacionado ao desenvolvimento motor e, este, na dependência da estimulação motora recebida? Sendo assim, fez-se interessante indagar e refletir sobre as concepções que os professores que atuam nessas áreas, possuem acerca dessa temática. Para tanto, utilizou-se de um questionário, contendo perguntas abertas e direcionadas, aplicados a 23 professores das Séries Iniciais e Educação Infantil de Escolas da Rede Pública Estadual e Municipal da Região do Planalto Médio. O projeto foi previamente aprovado pelo Comitê de Bioética, sob Parecer Nº 122-1/PGH/04. Os resultados transcrevem uma prática semanal de atividade física com duração de 45 minutos em 66% das escolas e, em apenas 4% destas, é realizada diariamente. Em 56% é ministrada por educadores físicos; em 32%, por professores regentes, e em 12%, por professores substitutos. Atividades psicomotoras, jogos, brincadeiras e rodas cantadas são as principais atividades estimuladas, e a falta de concentração/atenção e disfunções psicomotoras são as dificuldades de sala de aula mais apontadas pelos pesquisados. Concluímos que as três linhas de trabalho em Educação Física foram mencionadas: ludicidade, preparação física e aspectos motores; porém, percebemos tênue inter-relação entre teoria e prática educacional.

Palavras-chave: Educação Física. Educação Infantil e Séries Iniciais. Psico­motricidade. Movimento Humano.


ABSTRACT

Our professional acting in public schools, both state and local, and education in physical education led us to question the focus given to the discipline in Infantile Education and Elementary School. This is because we have frequently seen that class meetings, lectures or other kinds of reunions replace the time for physical education. Frequently the students are released from their physical activities as if this content would not have influence on the learning. Wouldn’t the cognitive development of the student at this age intrinsically relate to his/her motor development, and this on the dependence of motor stimulus received? Thus, it is interesting to question and to reflect about the conceptions that the teachers in this area have about the topic. This study used a questionnaire, containing open and directed questions to 23 teachers of Elementary and Infantile Education of State and Local Schools from Planalto Médio region. The project was previously approved by Bioethics Committee, under report number 122-1/PGH/04. The results show a weekly practice of physical activity lasting 45 minutes in 66% of the schools, and in only 4% this practice is performed daily. In 56% physical educators give it, in 32% regular teachers give it and in12% substitute teachers do that. Psychomotor activities, games, jokes and poetry set to music are the main activities, and the lack of concentration/attention and psychomotor dysfunctions are the difficulties found by the researchers. We concluded that the three lines of work in physical education were mentioned: playful, physical preparation and motor aspects; however, we realized a tenuous inter-relation between educational theory and practice.

Key-words: Physical Education. Infantile Education and Elementary School. Psychomotricity. Human Movement.

 

 

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 PERCURSOS METODOLÓGICOS EM PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES E SABERES DOCENTES1

Methodological paths in research on education of teachers and

teachers’ knowledge

 

CHAVES, E. M.; AMORIM, D. M. B.;

ESTEVES, M. P.; SIMONI, M. O. F.;

OLIVEIRA, Z. F. F.; RODRIGUES, E. M. O.

 

RESUMO

O objetivo deste artigo é descrever os instrumentos escolhidos para a pesquisa intitulada Contribuição do Curso Superior de Formação de Professores – CSFP – para a política de formação docente, assim como sugerir procedimentos metodológicos para pesquisas qualitativas sobre formação de professores e saberes docentes.

Palavras-chave: Pesquisa qualitativa. Formação de professores. Saberes docentes. Procedimentos metodológicos.

 

ABSTRACT

The aim of this article is to describe the field instruments chosen for the research Contributions of the Undergraduate Course of Teachers Education –  CSFP – concerning policies of teachers education , as well as to suggest  some methodological procedures for qualitative research on the education of teachers and teachers’ knowledge.

Key-words: Qualitative research. Education of teachers. Teachers’ knowledge. Methodological procedures.

 

 

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O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO SOCIAL E EDUCACIONAL: IMPLICAÇÕES DA RACIONALIDADE

The educational and the social political-pedagogic project:

rationality implications

 

MEURER, A. C.

 

RESUMO

Neste texto procuro trazer aspectos sobre a racionalidade implícita em nossas relações e que se encontram arraigadas em nossa formação. A racionalidade preponderante desde a Idade Moderna encontra-se amplamente comprometida com a racionalidade instrumental e, Habermas, ao propor a ação comunicativa, pretende dar instrumentos para que possamos pensar a respeito da sua superação. Quando apresenta a sua teoria, divide as ações humanas de acordo com modelos que têm como fundamento a racionalidade e/ou a racionalização.

Palavras-chave: Racionalidade. Projeto político-pedagógico. Formação.

 

ABSTRACT

In that text I try to bring up related aspects of the implicit rationality in our relationships which are ingrained in our formation. The preponderant rationality from the Modern Age is thoroughly committed with the instrumental rationality and, Habermas, when proposing the communicative action intends to give instruments so that we can think about overcoming. When he presents his theory, he divides the human actions according to models that have the rationality and/or the rationalization as foundation.

Key-words: Rationality. Political-pedagogic project. Formation.

 

 

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A REPROVAÇÃO NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO INCLUSIVA.

Reproving in the first grade of high school:
a look under the perspective of inclusive evaluation.

NOGARO, A.

ZANIN, O. T.

 

RESUMO

O texto proposto resulta de uma investigação junto a uma escola estadual a respeito da reprovação no primeiro ano do Ensino Médio. Na escola estudada, percebe-se que, na 1ª série do Ensino Médio, ingressa um grande número de alunos oriundos de diferentes escolas da Região. Ao iniciarem o Ensino Médio, os alunos deparam-se com vários professores, cada um administrando o seu conteúdo, tendo pouca integração com os demais. A situação vivida por esses alunos constitui um quadro que resulta na reprovação de um grande percentual deles. O caso dessa escola é um exemplo, dentre muitos, que são encontrados hoje em outros espaços do Sistema Educacional, sendo um alerta para o problema da avaliação que é grave e tem raízes profundas. Não é um problema de uma matéria, série, curso, escola; é de todo o Sistema Educacional que está inserido num Sistema Social que impõe valores como o individualismo, a competição, a alienação, a marginalização; valores, esses, incorporados em práticas sociais e cujos resultados aparecem em sala de aula, uma vez que funcionam como filtros de reinterpretação do sentido da Educação e da avaliação. A avaliação é essencial à Educação; inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. A avaliação inclusiva percebe a heterogeneidade como possibilidade de enriquecimento do grupo e possibilita um ambiente escolar propício ao saber e ao conhecimento, dando oportunidades amplas de evolução das competências de cada aluno e objetivando sua percepção como ser humano histórico e inserido no contexto social.

Palavras-chave: Avaliação. Escola. Reprovação.

 

ABSTRACT

This text is a result of an investigation in a public state school concerning reproving in the first grade of high school. In the school under study, one can notice that in the first grade a lot of students come from different schools of the region. When these students start high school, they meet several teachers, and each teacher teaches his/her subject integrating very little with the others. This situation leads to a high level of reproving in this grade. This school is an example, among many others, found nowadays in the Educational System, being an alert for the problem of evaluation, which is serious and has deep roots. It is not a problem of a specific discipline, a grade, a course, or a school, but a problem that should concern the whole educational system, which is inserted in a social system that imposes values such as individualism, competition, alienation, marginalization; values that are incorporated in social practices and whose results have showed up in the classroom, since they work as filters of reinterpreting the sense of education and evaluation. Evaluation is essential for education, inherent and indissoluble while conceived as a problem, questioning, and reflection about the action. Inclusive evaluation sees heterogeneity as a possibility of enrichment of the group and allows a school environment propitious to learning and knowledge, providing broad opportunities for the evaluation of competences of each student and aiming the student’s perception as a historical human being and insertion in the ­social context.

Key-words: Evaluation. School. Reproving.

 

 

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O ENSINO DE GEOGRAFIA SEGUNDO A TRADIÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA
KAINGANG NA RESERVA DO LIGEIRO – CHARRUA –RS

The teaching of geography according to the tradition of
the indigenous education kaingang in village of the Ligeiro - Charrua -RS

ENGE , T. R.,

GRESSANA, L.

SILVA, C. A.

 

RESUMO

Este trabalho busca resgatar a cultura Kaingang nos aspectos da compreensão e vivência do espaço indígena, de acordo com a tradição cultural dos Kaingangs, e confrontar essa compreensão do espaço com os ensinamentos geográficos ministrados pelos professores de Geografia na Reserva indígena do Ligeiro, Charrua – RS. Esta pesquisa, de cunho introdutório, visa a destacar a importância de valorizar o contexto indígena no processo ensino-aprendizagem de Geografia. Compreendendo o ensino de Geografia não apenas como uma disciplina do Ensino formal, mas como a construção de um conhecimento mediador entre aluno e professor e suas diferentes histórias de vida, vivências e culturas. Destacando a valorização da relação entre aluno e professor como uma mediação de construção da compreensão de diferentes realidades, às vezes contrastantes, mas que incentiva a troca de informações e o estímulo ao intercâmbio cultural.

Palavras-chave: Educação, Geografia, Indígena

 

ABSTRACT

This work aims to rescue the Kaingang culture regarding the understanding and existence of the indigenous space in agreement with the cultural tradition of Kaingangs and to confront that understanding of the space with the geographical education given by the teachers of Geography in the indigenous village of Ligerio, Charrua - RS. This research, of introductory stamp, seeks to highlight the importance of valuing the indigenous context in the process of Geography teaching-learning. Understanding the teaching of Geography not just as a discipline of formal education but as the construction of a mediator knowledge between student and teacher and their different life histories, existences and cultures. Highlighting the importance of the relationship between student and teacher as a mediation of construction of the understanding of different realities, sometimes contrasting, but that motivates the exchange of information and the incentive to the cultural exchange.

Key-words: Education. Geography. Indigenous.

 

 

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AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E
A MODELAGEM MATEMÁTICA

The curricular line of direction for math teaching

and the math moulding

 

BURAK, D.

Resumo

Este artigo mostra a interação existente entre as novas diretrizes para o ensino de Matemática e a Modelagem Matemática enquanto uma alternativa metodológica para o ensino de Matemática. Apresenta as discussões e as perspectivas para sua adoção na Educação Básica. Descreve as etapas da Modelagem no desenvolvimento de um tema e o princípio que fundamenta suas ações “o interesse do grupo”.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. Modelagem Matemática. Diretrizes. Educação Matemática.

 

Abstract

This paper shows the existing interaction among the new lines of direction for teaching of Mathematics and the Mathematics Modelling as a methodological alternative to the teaching of Mathematics. It presents the discussion and the perspective for its adoption in Basic Education. It describes the steps of Modelling Mathematics in the development of a theme and the principles, which ground its actions “the interest of the group”.

Key-words: The teaching of Mathematics. Modelling Mathematics. Line of direction. Mathematics Education.

 

 

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