Perspectiva Nº 108

108 - Lingüística, Letras e Artes
V.29 - Dezembro/2005

Aquisição de segunda língua: “a melhor idade”

Second language acquisition: “the best age”

 

CONFORTIN, H.

 

RESUMO

Uma das contingências do mundo moderno, hoje, decorrente do processo de globalização, é a necessidade de aquisição de uma segunda língua.Há uma grande preocupação de pais e escola em preparar os filhos/alunos para serem cidadãos do mundo, capazes de enfrentar os desafios que lhe são apresentados. Para ser esse cidadão-profissional, é preciso dominar as novas tecnologias que, por sua vez, exigem domínio das principais línguas de cultura e de negócios. Nesse contexto, e a partir de teorias atuais sobre aquisição/aprendizagem de L2, o tema passou a ser analisado sob diversos enfoques: saiu do campo experimental para inserir-se na glotodidática. Uma das questões mais freqüentes, que questiona pais e escola, é: Qual a melhor idade para a criança adquirir uma segunda língua com mais proficiência? Quais as vantagens e desvantagens do bilingüismo infantil? Por que ensinar uma língua estrangeira a crianças em idade precoce? Este texto objetiva fazer uma rápida reflexão sobre aspectos favoráveis e desfavoráveis ao bilingüismo infantil, considerando não só a questão da “melhor idade”, como, também, o ato lingüístico ligado à aquisição da L2 em idade precoce, a metodologia utilizada e a motivação necessária.

Palavras-chave: Aquisição de segunda língua. Bilingüismo precoce. Ato didático e L2.

 

ABSTRACT

One of the contingences of the modern world, due to globalization process, is the need of acquiring a second language, considered to be a market language. There is a great concern from parents and schools in educating their children/students to be citizens of the world, able to face the challenges that are presented to them. In order to be this citizen and a professional it is necessary to control the new technologies that, on their turn, demand the domination of the main culture and business languages. In this context, and from current theories about acquisition/learning of L2, the theme has been analyzed under several focuses: it left from the experimental field to be inserted into glottodidactics. An issue of frequent discussion is the one related to the best age for a child to start acquiring a second language, more proficiently. This text, based on recent theories related to more traditional theories, aims to discuss the advantages and disadvantages of precocious bilinguism, considering not only the issue of the “best age”, but also the linguistic act, the methodology and the motivation for the acquisition, in a structured, scientific and institutionalized way of L2 in precocious age.

Key words: Second language acquisition. Precocious bilinguism. Didactic act and L2.

 

 

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A interferência da linguagem virtual no cotidiano de crianças e adolescentes

The interference of virtual language on everyday life of children and adolescents

 

PAULETTI JOBIM, A. P.

MOKVA, A.M.D.Z.

 

RESUMO

Este artigo, resultado de um trabalho monográfico no Curso de Pós Graduação em Língua Portuguesa (URI – Erechim), tem como objetivo mostrar a linguagem virtual e a interferência no cotidiano de crianças e adolescentes. A linguagem utilizada no mundo virtual é repleta de particularidades já que os internautas fazem uso de uma linguagem rápida, viva e espontânea. Uma linguagem diferente daquela mais formal e elaborada. Marcuschi (2003) afirma que esta linguagem utilizada nas salas de bate-papo faz parte de um novo gênero textual. Ao focalizar a interferência da linguagem virtual no cotidiano de crianças e adolescentes, pretende-se demonstrar que há muito ainda a se explorar a respeito do assunto, já que a linguagem virtual faz parte da vida de milhares de pessoas em todo mundo. Muitas pessoas, preocupadas com o assunto em foco, acabam fazendo indagações sobre o fato dessa linguagem estar “transgredindo” a norma-padrão da língua e  estar  ou não prestes a invadir o mundo real. Considerando tal preocupação, é que se coloca em evidência a análise de um instrumento de pesquisa, o qual permitiu a aproximação dos recursos lingüísticos criados pelos usuários da grande rede. De posse de um material rico, foi possível chegar à constatação de que a linguagem utilizada pelos usuários da Internet é um gênero textual em ascensão, além de ser mais uma das inúmeras variantes de uso da língua. Sendo assim, a linguagem da Internet poderá influenciar futuras transformações, nas quais a língua passará nos próximos anos.

Palavras-chave: Linguagem virtual. Gênero textual. Usuários.

 

ABSTRACT

This article, which is the result of a monographic work in a Post-Graduation Course in Portuguese Language (URI – Erechim), has as an objective to show virtual language and interference in everyday life of children and adolescents. The language used in the virtual language is full of particularities since internauts make use of a quick, alive and spontaneous language; a different language from the formal and elaborated one. Marcuschi (2003) states that the language used in chat rooms belong to a new textual genre. Focusing on the interference of virtual language on everyday life of children and adolescents, we intend to demonstrate that there is a lot more to explore in this matter, since virtual language is part of the life of thousands of people around the world. Many people, concerned about with this issue, end up making enquiries on the fact that the language used in the virtual world is “transgressing” the standard norm of the language, and it is about, or not, to invade the real world. Considering this concern, the analysis of a research instrument is put into evidence, which allowed the approach of linguistic resources created by the net users. Having this rich material, it was possible to get to the conclusion that the language used by Internet users is a rising textual genre, besides being one of the several variants of the language, Thus, Internet language might influence future transformations of the language forthcoming.

Key words: Virtual language. Textual gender. Users. 

 

 

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O LETRAMENTO COMO PROPOSTA DE ENSINO DA LÍNGUA

Literacy as a proposal of language teaching

Oldoni, C.

Confortin, H.

 

Resumo

Ao nos referirmos ao ensino atual da língua, automaticamente nos remetemos às dificuldades enfrentadas, tanto pela escola e professores quanto pelos alunos que, não raramente, são sistematicamente reprovados por não manifestarem de forma satisfatória o seu discurso. Assim, torna-se urgente que repensemos os métodos atuais de ensino da língua para romper essa cadeia de verdadeiros fracassos. A proposta sugerida por este trabalho busca tornar o ensino da língua, hoje, um real habilitador das competências comunicativa e lingüística e, para isso, aponta o letramento como base dos estudos escolares. Sugere uma concepção de língua enquanto unidade comunicativa e de discurso, justifica seu uso e seu ensino como práticas sociais e propõe que seu trabalho escolar esteja baseado na observação, análise, discussão e conclusões. Essa abordagem que é sustentada por levantamento bibliográfico referente ao ensino da língua e suas práticas sociais, apresenta também proposta metodológica de aplicação na qual, além de beneficiar as competências básicas da língua, privilegia-se a reflexão sobre seu uso em situações comunicativas e de interação. Torna-se, assim, um momento de reflexão sobre nossa práxis e uma tentativa de revitalizar os discursos próprios de nossos alunos que, muitas vezes, são subjugados ou mesmo anulados.

Palavras-chave: Ensino da língua. Letramento. Proposta metodológica.

 

Abstract

When we refer to the teaching of the current language, automatically we address to the difficulties faced both by the school and the teachers, and by the students who, sometimes are systematically reproved for not using their discourse in a satisfactory way. Thus, it urges to rethink the current methods of language teaching to break this chain of failures. The following proposal aims to turn the current language teaching into a real facilitator of the communicative and linguistic competences and then it points to literacy as a background of school studies. Thus, it suggests a conception of language as a communicative and a discourse unit, it justifies its use and its teaching as social practices, and it proposes that its school work be based on observation, analysis, discussion and conclusions. This approach, which is supported by a bibliographic survey concerning language teaching and its social practices, brings a methodological proposal of application, which, besides benefiting the language basic competences, gives privilege to the reflection about its use in communicative and interaction situations. It becomes, then, a moment for reflection about our praxis and an attempt to revitalize the students’ own discourse, which many times is subjugated or negated.

Key words: Language teaching. Literacy. Methodological proposal.

 

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MÍDIA E CIDADANIA1

Media and citizenship

 

Citelli, A.

 

RESUMO

A crescente e diversificada presença dos meios de comunicação no mundo moderno vem provocando discussões envolvendo temas sobre a construção das instituições democráticas. Trata-se de matéria ampla, com múltiplas implicações e, certamente, da maior importância para orientar as formas de organização social e da construção da cidadania em nosso tempo. Dado, contudo, o lugar onde este texto foi enunciado, uma palestra, reduziu-se o problema a uma idéia central: a constituição do espaço público sob circunstâncias mediáticas.

Palavras-chave: Mídia e cidadania. Meios de comunicação.

 

ABSTRACT

The growing and diversified presence of the means of communication in the modern world has been provoking discussions involving issues related to the construction of democratic institutions. It is a broad subject, with multiple implications, and, certainly, crucial to guide forms of social organization and the construction of citizenship in our era. However, given the context where this text was exposed, that is, a lecture, the central idea was reduced to the constitution of the public space under media circumstances.

Key words: Media and citizenship. Means of communication.

 

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GÊNEROS DO DISCURSO

Discourse genre

Pagliosa, E. L. P.

 

RESUMO

Este ensaio tem por objetivo fundamentar e discutir a questão dos gêneros discursivos, oferecendo ao professor a possibilidade de refletir e avaliar seus procedimentos no manejo dos discursos que circulam socialmente.Além da introdução e conclusão, está dividido em três partes. Na primeira delas enfoca o gênero relacionado ao texto e princípios de tipologização desse último. Os gêneros do discurso na perspectiva bakhtiniana são o foco da segunda parte, ficando para a terceira e quarta partes, respectivamente, a visão do lingüista brasileiro Marcuschi e as considerações acerca dos gêneros, escola e ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Gêneros do discurso. Gênero. Gêneros textuais e escola.

 

abstract

This work aims to found and to discuss the issue of discourse genre, offering the teachers the possibility to reflect and to evaluate their procedures in handling the discourse that is socially used. Besides the introduction and the conclusion, this work is divided into four sections. In the first section, it focuses on genre related to the text and principles of text typology. Discourse genre under Bakhtin’s perspective is the focus of the second section. The third section brings the issue of genre under Marcuschi’s perspective. Considerations about genre, school and teaching-learning process constitute the fourth section.

Key words: Discourse genre. Genre. Textual genre. School.

 

 

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O MUNDO CHEGA À SALA DE AULA POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS PRESENTES NO JORNAL

The world reaches the classroom through textual

genre in newspapers

 

COSTENARO, S.

MOKVA, A.M.D.Z.

RESUMO

Nas páginas dos jornais que circulam diariamente diante de nossos olhos, está um rico material que pode tornar as aulas de Língua Portuguesa mais dinâmicas e interessantes. Levando em consideração a realidade dos educandos, é possível realizar atividades que, realmente, chamem a atenção dos alunos e lhes mostrem o verdadeiro sentido do estudo da língua materna. O trabalho com os diversos gêneros textuais existentes nos jornais regionais é uma importante ferramenta para que se consigam bons resultados, entre eles, a tão desejada e importante leitura crítica e o aprimoramento da produção textual.

Palavras-chave: Jornal. Gêneros Textuais. Produção textual.

 

ABSTRACT

On newspaper pages that circulate daily ahead our eyes, there is a rich material that can make our Portuguese classes more dynamic and interesting. Taking the context of students into consideration, it is possible to propose activities that can really call the students’ attention and show them the real sense of studying the mother tongue. The work with several textual genre found in the regional newspapers is an important tool to obtain good results, among them, the desired and important critical reading and the improvement of text production.

Key words: Newspaper. Functions literal. Writing production.

 

 

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O USO DO JORNAL EM SALA DE AULA: ENFOQUE NO GÊNERO JORNALÍSTICO-OPINATIVO

Newspapers in classrooms: focus on the journalistic-opinionative genre

 

LEMOS, S.

MESCKA, P. M.

TESTON, A. T.

PASA, B.

RESUMO

Objetiva-se, com este artigo, relatar e descrever o processo de elaboração e desenvolvimento do projeto “Ensino de Redação: Problemas e Perspectivas”, trabalhado em parceria com os professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, insertos na 15ª CRE. O trabalho centra-se na elaboração de material didático apropriado para ser desenvolvido, especificamente, na construção de uma seqüência didática, orientada ao ensino da produção de textos do gênero jornalístico-opinativo, aplicação dessa proposta aos alunos e a avaliação dos efeitos na produção de textos desse gênero. O projeto foi aplicado a partir da adoção de uma concepção enunciativa de linguagem, na qual, entre outras, a noção de gênero do discurso é norteadora das atividades didático-pedagógicas.

Palavras-chave: Ensino de redação. Aprendizagem significativa.Gênero jornalístico-opinativo.

           

ABSTRACT

This article aims to report and to describe the process of elaboration and development of the project: “Teaching writing: Problems and Perspectives”, which was performed together with Portuguese teachers from 15ª CRE that work in high school education. The work is based on the elaboration of suitable didactic materials to be developed specifically on the construction of a didactic sequence towards teaching text production on journalistic-opinionative genre, the application of this proposal to students and the evaluation of the effects on the production of texts of this genre. The project was applied from the adoption of an enunciative conception of the language, in which, among others, the notion of the genre of discourse is the guide of didactic-pedagogical activities.

Key words: Teaching of writing. Significant learning. Journalistic-opinionative genre.


 

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PRESENÇA DA ESTÉTICA HEGELIANA EM BORGES

The presence of Hegel’s  aesthetic in Borges

 

SASS, V.  B.

RESUMO

O texto faz referência a aspectos de alguns contos de Borges a partir do ponto de vista hegeliano quanto ao ato de produção da obra de arte. Segundo Hegel, a obra de arte faz parte da interioridade subjetiva antes de ser uma realidade tangível e visível, ela tem de amadurecer na subjetividade criadora, no gênio e no talento que lhe dão a forma definitiva. É o que ocorre com a obra borgiana. O escritor argentino Jorge Luís Borges era portador de uma erudição e de uma criatividade amadurecida por uma formação cultural prévia, por isso no momento da criação não se apoiava apenas na realidade circundante, mas ia além dessa realidade que, para ele, incluia a imaginação e o sentimento. Se Hegel enfatiza que uma fantasia fácil jamais produzirá uma obra durável, nota-se em Borges o apelo à reflexão calma e vigilante do intelecto, bem como a busca de profundidade do seu sentimento vivificado pela ação. Hegel considera a imaginação não passiva a faculdade mais importante quanto ao poder de criação artística, já que a verdadeira imaginação criadora deverá ser ativa e carregada de fantasia. A fantasia em Borges é latente. Em seus contos aparecem labirintos, espelhos, bibliotecas, planetas imaginários, símbolos do infinito que abrigam a diversidade de ângulos do universo. Assim, Borges insere-se no conceito hegeliano de originalidade ao criar uma obra de arte como produto de um espírito profundamente emocionado, que alia a concentração da alma a sua experiência do mundo no momento da criação.

Palavras-chave: Estética hegeliana. Borges. Literatura hispano-americana.

 

ABSTRACT

The text refers to aspects of some short stories written by Borges, from Hegel’s point of view concerning the act of art work production. According to Hegel, the work of art makes part of a subjective interiority before being a tangible and visible reality, it has to ripe in the creative subjectivity, in the genius and talent which give it the definitive form. That’s what occurs in Borges’ work. This Argentinean writer, Jorge Luís Borges,  had an erudition and a ripen creativity through a previous cultural formation, and because of that in his moment of creation he didn’t base himself on the surrounding reality, but went far beyond this reality, which, according to him, included imagination and feeling. If Hegel emphasizes that an easy fantasy will never produce a durable work, we observe in Borges the appeal for a calm and vigilant reflection of the intellect, besides the fact that he seeks depth of feeling experimented by action. Hegel considers the non passive imagination the most important faculty concerning the power of artistic creation, once the true creative imagination must be active and loaded on fantasy. Borges’ fantasy is latent. In his short stories emerge labyrinths, mirrors, libraries, imaginary planets, symbols of the infinite which shelter the diversity of angles of the universe. So, Borges inserts himself in Hegel’s concept of originality when creates a work of art as a product of a deeply moved spirit, which allies the concentration of soul to his world experience in the moment of creation.

Key Words: Hegel’s aesthetic. Borges.Hispanic-American Literature.  

 

 

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OS CAMINHOS DA FILOLOGIA e LINGÜÍSTICA NO RIO GRANDE DO SUL

The way of philology and linguistics in Rio Grande do Sul

 

Clemente, Ir. E.

 

RESUMO

O presente ensaio apresenta rápida história da Filologia nos cursos de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a partir de 1940 até 1970, ano da implantação do Programa de Pós-Graduação em Letras. Relatam-se as atividades de Celso Pedro Luft e Heinrich Bunse na Filologia, na Gramática e na Lingüística. Aparecem os Cursos de Línguas como auxi­lia­res à preparação do ambiente Lingüística e Filologia. A tese de Doutorado sobre a obra de Celso Pedro Luft, pela Professora Clarice Teresinha Arenhart Menegat, enfeixa estes estudos.

Palavras-chave: Filologia. Lingüística. Celso PedroLuft. Heinrich Bunse.

 

ABSTRACT

This essay presents a brief history of Philology taught in the Language Courses of Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, from 1940 up to 1970, when the Post-Graduation Program in Languages was implemented. Celso Pedro Luft and Heinrich Bunse’s activities in Philology, Grammar and Linguistics are presented. These Language Courses show up as helpers to the Linguistics and Philology environment. Dr. Clarice Teresinha Arenhart Menegat’s doctorate thesis about Celso Pedro Luft assembles these studies.

Key words: Filology. Linguistics. Celso Pedro Luft. Heinrich Bunse.

 

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As quatro habilidades comunicativas (ouvir, falar, ler, escrever) e a abordagem comunicativa - uma análise de livro didático produzido no Brasil e na Espanha para o ensino de Língua Espanhola

Las cuatro habilidades comunicativas (oír, hablar, leer y escribir) y el  abordaje comunicativo  - un análisis del libro didáctico producido en Brasil y en España para la enseñanza de Lengua Española

 

BRESOLIN, A.

NOAL, J. M.

 

Resumo

O texto a seguir é o resultado de um projeto de pesquisa de  iniciação científica que verifica o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas, através da análise de livros didáticos de Língua Espanhola, utilizados no Ensino Médio. Primeiramente será apresentado um suporte teórico sobre  livro didático, ensino de  Línguas Estrangeiras no Brasil,  habilidades comunicativas e, por fim,  a análise dos manuais.

Palavras-chave: Livro didático. Abordagem comunicativa. Ensino de língua espanhola.

 

ResumeN

El texto a seguir es el resultado de un proyecto de pesquisa de iniciación científica que verifica el desarrollo de las cuatro habilidades comunicativas, a través del análisis de libros didácticos de Lengua Española, utilizados en la Enseñanza Secundaria. Primeramente será presentado un aporte teórico sobre libro didáctico, enseñanza de Lenguas Extranjeras en Brasil, habilidades comunicativas y, por fin, el  análisis de los manuales.

Palabras-clave: Libro didáctico. Abordaje comunicativo. Enseñanza de Lengua Española.

 

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