Perspectiva Nº 111

111 - Ciências Exatas e da Terra e Ciências Agrária
V.30 - Setembro/2006

 AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA APLICABILIDADE DA ZEÓLITA NaX PARA A RETENÇÃO ¬SELETIVA DE COMPOSTOS NITROGENADOS EM ¬AMOSTRAS DE EFLUENTE DE UM ¬FRIGORÍFICO
Preliminary evaluation of NaX Zeolite employment for selective retention of nitrogen compounds in samples of a slaughterhouse wastewaters.
 

MIGNONI, M. L.
NASCIMENTO FILHO, I.
PERGHER, S. B. C.

RESUMO: Amostras de resíduos de um matadouro “dopadas” com uma solução modelo de compostos nitrogenados (tioacetamida, naftilamina e difenilamina) foram submetidas à extração em fase sólida (SPE) com a Zeólita NaX e a resina polimérica XAD-4TM. A análise instrumental foi realizada num CG/MS, e a maioria dos compostos retidos em ambas as fases estacionárias foram identificados pela biblioteca de espectros de massas do CG/MS. Para extrações de amostras reais, a retenção de compostos nitrogenados, na resina XAD-4TM, foi de 2,3%, enquanto que, na zeólita NaX foi de 3,0%. Nas extrações das amostras “dopadas”, a retenção da tioacetamida não foi obser¬vada, enquanto que as retenções de difenilamine e naftilamine foram de 55,2% e 13,8%, respectivamente. Esses resultados apontam para a possibilidade de a Zeólita NaX poder atuar como peneira molecular, e a seletividade a compostos nitrogenados pode ser direcionada pelo volume dos grupos N-substituintes.
Palavras-chave: Zeólitas. GC/MS. Compostos nitrogenados.
ABSTRACT: Samples of slaughterhouse wastewaters and spiked with a model solution of nitrogen compounds (tioacetamide, naftylamine and diphenylamine) were submitted to SPE with the NaX zeolite and polimeric XAD-4TM resin. The instrumental analysis was performed by GC/MSD and the majority compounds retained in both stationary phases were identified by the GC/MSD mass spectra library. For the real samples extraction, the nitrogen compounds retention in the XAD-4TM resin was 2.3 % while in the NaX zeolite, was 3.0%. In the extractions with the spiked samples, the retention of the tioacetamide was not observed while the retentions of diphenylamine and naftylamine were of 55.2 % and 13.8 %, respectively. These results pointed out the possibility that the NaX zeolite can acts as a molecular sieve and the selectivity for nitrogen compounds can be drived by the volume of the N-replacement groups.
Key words: Zeolite. GC/MSD. Nitrogen compounds.

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METABÓLITOS SECUNDÁRIOS COMO MARCADORES QUIMIOTAXONÔMICOS NA IDENTIFICAÇÃO DE Butia eriospatha, Butia capitata e Syagrus romanzoffiana.
Secondary metabólites as marking chemitaxonomicos in the identificacion of Butia eriospatha, Butia capitata and Syagrus romanzoffiana.
 

RICHETTI, A.
PAROUL, N.
NASCIMENTO FILHO, I.
EMMERICH, D. J.
 

RESUMO: Neste trabalho foram estudados compostos majoritários das ceras epicuticulares das folhas de Butia eriospatha, Butia capitata e Syagrus romanzoffiana. A extração foi feita com hexano e fracionada em coluna de vidro com sílica-gel, usando solventes com polaridade crescente. O fracionamento foi monitorado por cromatografia em camada delgada (CCD), e as frações puras foram analisadas por CG/EM. A estrutura dos metabólitos puros foi determinada por RMN de 1H e 12 C. De B. eriospatha, foi isolado um metabólito puro identificado como 1-isopropenil-9-metoxi-3a,5a,8,8,11a- hexametilperidrociclopenta [a] criseno (lupeol metil éter), correspondendo a 66,8% dos compostos isolados totais, enquanto o extrato bruto da cera epicuticular de B. capitata apresentou somente 9,0% desse mesmo composto. Além disso, nos extratos de B. capitata foram encontrados aldeídos lineares (6,3%), ausentes em B. eriospatha. Em Syagrus romanzoffiana foi isolado um metabólito puro identificado como (2E, 6E, 14E, 18E, 22E) 2, 6, 10,10, 19, 23 – hexametil - 2, 6, 10, 14, 18, 22 – tetracosapenteno (10-metilsqualeno), representando 27% dos compostos isolados totais.
Palavras-chave: 10-metilsqualeno. Aldeídos lineares. Lupeol metil éter.

ABSTRACT: In this work, the majority compounds of epicuticular leaf waxes of Butia eriospatha, Butia capitata and Syagrus romanzoffiana were studied. The extraction was performed with hexan, and purified in glass column with silica-gel, using solvent with increasing polarity. The purification was monitored by TLC, and the pure fractions were analyzed by CG/EM. The structure of the pure metabolites was determined by 1H e 12C RMN. B. eriospatha was isolated and a pure metabolite identified as 1-isopropenil-9-metoxi-3a,5a,8,8,11a- hexametilperidrociclopenta [a] criseno (lupeol metil ether), corresponding to 66,8% of total isolated compounds, while the crude extract of B. capitata epicuticular wax presented only 9,0% of this compound, Besides, in the B. Capitata extracts linear aldeides (6,3%) were found, which were absent in B. Eriospatha. In Syagrus romanzoffiana a pure metabolite was isolated identified as (2E, 6E, 14E, 18E, 22E) 2, 6, 10,10, 19, 23 – hexametil - 2, 6, 10, 14, 18, 22 – tetracosapenteno (10-metilsqualeno), representing 27% of total isolated compounds.
Key words: 10-metilsqualeno. Aldeídos lineares. Lupeol metil éter.

 

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AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS PLÁSTICOS EM RELAÇÃO AOS FTALATOS
Evaluation of the Quality of Plastics in Relation to the Ftalatos
 

DALLAGO, R. M.
VENQUIARUTO, L. D.
NASCIMENTO FILHO, I.
MENEGAT , G. C.
 

RESUMO: Os ftalatos são os plastificantes mais utilizados na indústria do PVC. Seu emprego como aditivo visa a atribuir maleabilidade e maciez aos plásticos. No entanto, estudos desenvolvidos in vitro demonstraram que essa classe de compostos atua no organismo na forma de estrógeno artificial, ocasionando disfunções hormonais. A sociedade está largamente exposta aos ftalatos porque o PVC é um polímero amplamente disseminado na fabricação de utensílios domésticos, dispositivos médicos e itens infantis. Com base nisso, neste trabalho pretende-se estudar a lixiviação, em meio aquoso desses compostos, presentes na composição de diferentes embalagens plásticas (copos plásticos de café, utensílios domésticos, brinquedos e correlatos) destinadas ao consumo humano.
Palavras-chave: Ftalatos. Plásticos. Extração.
ABSTRACT: The phthalate are the additives plastic spreadly used in the industry of the PVC. Its use as an additive aims to attribute malleability and flexibility to plastics. However, studies developed in vitro had demonstrated that this composite class acts in the organism in the form of artificial estrogen, causing hormonal dysfunction. The society is widely displayed to the medical phthalate because PVC is a widely spread polymer in the manufacture of domestic utensils, infantile devices and itens. Based on that, in this work it is intended to study the leaching, in watery way, of these domestic composites, presented in the composition of different plastic packings (plastic cups of coffee, utensils, toys and correlate) destined to the human consumption.
Words Key: Phthalate. Plastics. Extration
 

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REMOÇÃO DE Cu+2 E Zn+2 DE SOLUÇÕES AQUOSAS COM A ZEÓLITA FAUJASITA
Removal of Cu+2 e Zn+2 of aqueous solutions with Faujasita Zeolite
 

DETONI, C.
CAOVILLA, M.
PERGHER, S. B. C.

 

RESUMO: O presente trabalho consiste em avaliar a eficiência de uma Zeólita do tipo Faujasita na remoção dos íons metálicos Cu+2 e Zn+2 de soluções aquosas, para seu possível emprego no tratamento de efluentes industriais. Os experimentos foram realizados em sistema de batelada (shaker e agitação magnética sob refluxo) em que se estudou a influência de parâmetros como temperatura, tempo e concentração dos íons metálicos. Dessa forma, foram preparadas soluções de padrão analítico de Cu+2 e Zn+2 com concentrações variando entre 50 e 1000 mg L-1. Em cada caso, 100 mg de Zeólita foram adicionadas a 30 mL de solução, empregando-se temperaturas de 25°C, 50°C e 80°C e diferentes tempos de contato, que variaram entre 1, 2, 3 e 4 horas. A fase aquosa foi separada da fase sólida por centrifugação, e as concentrações dos íons metálicos foram determinadas por Absorção Atômica. A capacidade de adsorção máxima obtida foi 111,4 mg Cu+2 e 119,4 mg Zn+2 / grama Zeólita. Conclui-se que é possível empregar a Zeólita Faujasita para remoção de íons metálicos.
Palavras-chave: Zeólita. Cobre. Zinco. Remoção de metal.
ABSTRACT: The present study consists in evaluating the efficiency of Faujasite zeolite in removal Cu+2 and Zn+2 from aqueous solutions, for possible application on wastewater treatment. The experiments were performed in batch systems (shaker and continuously stirring) where we studied the influence of parameters such as temperature, time and concentration of metallic ions. Thus, Cu+2 and Zn+2 standard solutions were prepared with concentrations from 50 to 1000 mg.L-1. In each case, 100 mg of zeolite were added to 30 mL of solution, employing temperatures of 298°C, 323°C and 353°C and different contact times, changing between 1, 2, 3, and 4 hours. The aqueous phase was separated from the solid phase by centrifugation and the ion metallic concentration was determinate by atomic absorption. The maximum adsorption capability was 111,4 mg Cu+2 and 119,4 mg Zn+2 / g of zeolite. It has been concluded that is possible to employ Faujasite zeolite for metal removal from wastewater.
Key words: Zeolite. Copper. Zinc. Metal removal.

 

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AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO POR COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DOS LABORATÓRIOS DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA

Assessment of air contamination by Volatile Organic Compounds (VOC) in Organic Chemistry Laboratory
 

ROSSSI, P.
EMMERICH, D. J.
NASCIMENTO FILHO, I.
PAROUL, N.
 

RESUMO: O objetivo deste trabalho foi avaliar os níveis de contaminação atmosférica por compostos orgânicos voláteis (VOCs) em laboratórios de ensino de Química Orgânica, dos cursos de Graduação em Química. Para tal propósito, foi empregada a técnica de SPME (Solid Phase Microextraction) com fibra extratora de PDMS (polidimetilsiloxano) para amostragem e posterior análise dos VOCs. As amostragens foram realizadas durante as aulas, no primeiro semestre de 2005. Após as extrações, os compostos retidos nas fibras foram dessorvidos termicamente no injetor de um cromatógrafo a gás com detecção por Espectrometria de Massas (GC/MS Shimadzu – QP 5050A). Vários VOCs foram identificados pela biblioteca do sistema GC/MS (Wiley), sendo alguns deles de reconhecido potencial toxicológico como, por exemplo: benzeno, n-dodecano, dimetilbenzeno e ácido benzóico. Considerando-se a relação entre a área de cada pico individual e a área total dos cromato¬gramas, concluiu-se que os VOCs majoritários nos laboratórios de ensino de Química Orgânica são: trimetilpenteno, dimetildeceno, benzeno e ácido acético, com 11,25%, 9,92%, 5,70% e 4,73% da área total dos cromatogramas, respectivamente. Dessa forma, tornou-se clara a necessidade de adoção de medidas urgentes que eliminem ou, pelo menos minimizem, a contaminação atmosférica, por esses compostos, nos ambientes de ensino estudados.
Palavras-chave: SPME. VOCs. GC/MS. Laboratórios de Química ¬Orgânica.
ABSTRACT: The main objective of this work was to evaluate the air contamination by volatile organic compounds (VOCs) in laboratories of Organic Chemistry. Solid Phase Microextraction (Solid Phase Microextraction) with PDMS (polydimethylsiloxane) fiber was used for sampling and analysis of the VOCs. The sampling was performed during the class experiments in the first six months in 2005. After the extractions, the retained compounds were thermally desorbed at the injection port of a gas chromatograph coupled with a mass spectrometer detector. The VOCs were identified by the GC/MS library (Wiley). Some of the identified VOCs are well known for their harmful properties. Some examples are: benzene, n-dodecane, dimethyl benzene and acetic acid. The ratio between the individual area of each peak and the total area of the chromatograms show that the major VOCs were: trimethylpentene, dimethyldecene, benzene and acetic acid with 11.25%, 9.92%, 5.70% and 4.73% of the chromatograms total area, respectively. These results showed then that it is necessary to look for solutions for the improvement of the air quality in these laboratories.
Keywords: SPME. VOCs. GC/MS. Organic chemistry laboratories.

 

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REDUÇÃO DE DQO EM EFLUENTES QUÍMICOS COM Eichhornia crassipes (Mart.) Solms
COD reduction in chemical effluents with Eichhornia crassipes (Mart.) Solms
 

IORIS, M.
HEPP, L. U.


RESUMO: As macrófitas aquáticas apresentam grande capacidade de remoção de substâncias em águas onde elas são encontradas. Com isso, o objetivo deste trabalho foi verificar a aplicabilidade da Eichhornia crassipes (Mart.) Solms no tratamento de efluentes químicos da Estação de Tratamento de Efluentes da URI – Campus de Erechim (ETE/URI). O efluente foi diluído e colocado em três tanques, sendo observados parâmetros físico-químicos diariamente, durante um período de oito dias. Ao final do experimento observou-se uma redução média de 62% na DQO, demostrando grande potencial em sistemas alternativos para o tratamento de efluentes.
Palavras-chave: Qualidade de água. Macrófitas aquáticas. Efluentes químicos.
ABSTRACT: The aquatic macrophytes present a great capacity of substance removal in waters where they are found. Then, the objective of this work was to verify the applicability of the Eichhornia crassipes (Mart.) Solms in the treatment of chemistry effluents in the Effluent Station of Treatment of URI - Campus of Erechim (EST/URI). The effluent was diluted and placed in three tanks, and physicist-chemistries parameters were daily observed during a period of eight days. In the end of the experiment, an average reduction of 62% in the COD was observed, demonstrating large potential in alternative systems for the effluents treatment.
Key words: Water quality. Aquatic macrophytes. Chemical effluents.

 

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ENSINO TECNOLÓGICO: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Technological teaching: possibilities of learning through
Mathematical Modeling
 

FERRUZZI., E. C.
ALMEIDA, L. M. W.
GONÇALVES, M. B.


RESUMO: A Educação Profissional implica o envolvimento com conhecimentos que não se esgotam na instituição de Ensino e nem se iniciam com o trabalho, de modo que os estudantes são constantemente incentivados a pensar-refletir-agir. O perfil desejável do profissional dessa área privilegia a liderança, iniciativa, capacidade de tomar decisões, autonomia e habilidade de comunicação. Nesse sentido, desenvolver essas competências é um dos desafios educacionais, e o que se procura é desenvolver no aluno a capacidade de trabalhar em equipe, investigar e solucionar problemas, aplicar os conhecimentos em atividades diárias, modelar situações e analisar de forma crítica os resultados obtidos. Neste trabalho investigamos a Modelagem Matemática como alternativa pedagógica, em um Curso Superior de Tecnologia na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. A análise dos resultados, obtidos durante um ano letivo, indica que, mesmo em um curso regular, com limitações de tempo e conteúdo programático, o uso dessa estratégia de ensino se revela uma alternativa viável para o Ensino, contribuindo para o desenvolvimento de competências almejadas para a sua formação profissional.
Palavras-chave: Ensino tecnológico. Modelagem matemática.

ABSTRACT: Technological Education implies in the involvement with knowledge that does not deplete in an educational institution nor initiate with the work, so that the students constantly are stimulated to think-reflect- act. The desirable profile of the professional of the technological area privileges the leadership, initiative, capacity to take decisions, autonomy and ability of communication. In this sense, to develop these abilities is one of the educational challenges and to develop in the student of technological courses the capacity to work in team, to investigate and to solve problems, to apply the knowledge in daily activities, to shape situations and to analyze, in a critical way, the obtained results. In this work we investigate Mathematical Modeling as a pedagogical alternative in a University Course of Technology in the disciplines of Differential and Integral Calculus. The analysis of the results obtained during one school year, indicates that in a regular course with limitations of time and programmatic content, the use of Mathematical Modeling in education is a viable alternative for the teaching of Calculus in the High Courses of Technology, contributing for the development of competences longed for the student’s professional education.
Key words: Technological teaching. Mathematical modelling.

 

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O IMPACTO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NA QUALIDADE DE VIDA PARA IDOSOS
The impact of educational information technology in elderly quality of life
 

SARAIVA, C. A. E.
WENDT, G. W.
RECH, T. F.
ARGIMON, I. I. L.
 

RESUMO: O presente artigo teve por objetivo avaliar o impacto da Informática na qualidade de vida de idosos. Em um enfoque de pesquisa qualitativo, foram aplicados questionários com questões referentes ao aprendizado de Informática, suas motivações, expectativas, dificuldades e possibilidades. A análise dos dados, feita através da análise de conteúdo, indicou a aproximação de gerações como o maior benefício da Informática, nessa etapa, o que remete diretamente para um aumento na qualidade de vida. Constatou-se, ainda, a importância de inserir os idosos num contexto atual, através de metodologia apropriada, para que eles sintam-se parte integrante de um processo tecnológico mundial.
Palavras-chave: Qualidade de vida. Idosos. Informática educativa.
ABSTRACT: This article aimed to appraise Information Technology impact in elderly quality of life. Questionnaires were applied with questions regarding learning Information Technology, motivations, expectations, difficulties and possibilities. The data analysis, done through the content analysis, indicated the gathering of generation as the greatest Information Technology benefit in this stage, which causes a raise in the quality of life. The importance of elderly insertion on a contemporary context was assumed, throughout appropriated methodology, for them to feel as part of a worldwide process.
Key words: Quality of life, elderly. Educational information.

 

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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DE PAULO FREIRE
Mathematical Education: a look after Paulo Freire
 

AGRANIONIH, N. T.
ECCO, I.Erro! Indicador não definido.
 

RESUMO: As exigências da sociedade contemporânea crescem aceleradamente e estão intimamente relacionadas às múltiplas dimensões da vida dos seres humanos. Destaca-se, nesse particular, a dimensão educacional, focando, sobremaneira, a Educação Matemática no sentido de sua ressignificação, tanto na produção e aquisição do saber matemático, quanto na prática pedagógica, considerando os diferentes graus de Ensino, bem como outras práticas sociais. Partindo da constatação de que os processos de ensino-aprendizagem da Matemática estão marcados pelo insucesso, objetiva-se fundamentar teoricamente a possibilidade de ela vir a constituir-se num momento educativo, na perspectiva da construção, re-construção de conhecimentos e significados, na referida área do conhecimento. Para isso, buscam-se na teoria freiriana, mais precisamente, nos diálogos entre a teoria de Paulo Freire e a Educação Matemática, elementos viabilizadores para esse intento.
Palavras-chave: Educação Matemática. Paulo Freire. Ensino-aprendizagem.
ABSTRACT: The demands of the contemporary society are growing fast and intimately related to the multiple dimensions of the life of the human beings. It is distinguished, in this particular, the educational dimension, focusing specifically on the Mathematical education, in the sense of its re-signification, as much in the production and acquisition of math knowing, as in the pedagogical practice, considering the different degrees of education, as well as other social practices. From the evidence that the mathematics teaching-learning processes are marked by failure, this text aims to base theoretically the possibility of mathematics to come to be an educative moment, in the perspective of construction, reconstruction of knowledge and meanings, in its area of knowledge. Thus, viable elements for this purpose were searched on Freire’s theory, more specifically, on the dialogs between Paulo Freire’s theory and the Mathematical Education.
Key words: Education. Mathematical. Paulo Freire. Teaching-Learning

 

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MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA
Mathematical Modeling: A Proposal Developed In Classroom
 

VIECILI, C. R. C.
HILLEBRAND, V.


RESUMO: Neste artigo, apresentamos uma experiência vivenciada em sala de aula, durante a realização de um curso de Mestrado, e consta de uma proposta diferenciada para o ensino da Matemática, denominada Modelagem Matemática, que faculta ao aluno ser agente na construção do conhecimento, superando com descontração e motivação as dificuldades que a Matemática apresenta. Uma pesquisa foi realizada com alunos de sétima série do Ensino Fundamental, procurando-se compreender como o emprego da Modelagem pode auxiliar na aprendizagem da Matemática, fazendo com que os alunos gostem dessa Disciplina, mudem suas percepções negativas com relação a ela e percebam sua importância no dia-a-dia. Foram feitas observações e análises das atividades desenvolvidas em sala de aula. No caso em questão, a Modelagem Matemática ajudou no entendimento e no desenvolvimento de produtos notáveis, bem como no equacionamento e na compreensão de situações matemáticas do quotidiano. Após a aplicação da Modelagem, foi realizada a avaliação com os alunos envolvidos na pesquisa, podendo-se perceber a mudança de percepções com relação à Matemática, bem como de interesse e motivação em trabalhar com Modelagem.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Construção de Modelos. Modelagem Matemática.
ABSTRACT: In this article we present an experience lived during the realization of a Master’s course and consists of a differentiate proposal for the teaching of Mathematics so-called Mathematical Modeling that makes the student to be the agent in the building of the knowledge, overcoming, without constraint and with motivation, the difficulties that Mathematics present. A research was done with students of the seventh grade of the Fundamental School, trying to understand how the use of the Modeling can help out with the learning of Mathematics, doing it in a way that the students like this discipline, and change their negative perceptions in relation to it and perceive its importance day by day. Observations and analysis of the activities developed in classroom have been done. In the case of this matter, the Mathematical Modeling helped for the understanding and for the development of notable products, as well as for the equating and the comprehension of mathematical situations of every day. After the application of the Modeling, the evaluation with the involved students in the research has been done, one can perceive the change of the perceptions in relation to Mathematics, as well as the interest and motivation in working with Modeling.
Key words: Teaching-learning. Building of Models. Modeling. Mathematics.

 

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ÓLEOS ESSENCIAIS E EXTRATOS RESIDUAIS DA CASCA DE LARANJA-PÊRA

E LARANJA-VALÊNCIA (Citrus sinensis)
Essential oils and residues extraction of peel orange pear and valencia (Citrus sinensis).

 

SGUISSARDI, J. C. Z.; CANSIAN, R. L.;
CICHOSKI, A. J.; STUART, G. R.;
RICHETTI, A.; PAROUL, N.
 

RESUMO: Neste trabalho foi estudada a composição química de óleos essenciais de duas variedades de laranja: Pêra e Valência. Os extratos foram obtidos por hidrodestilação das cascas in natura e desidratadas, em diferentes tempos de extração. Foi avaliada a presença de flavonóides nos resíduos hidrodestilados sólidos e líquidos. A extração das cascas de laranja-valência desidratadas apresentaram um maior rendimento de óleo essencial. O d-limo¬neno foi o composto majoritário identificado (mais de 95% dos compostos identificados). O extrato metanólico apresentou 4 bandas características de rutina, naringina, hesperidina e quercitina. Resíduos sólidos (casca após a hidrodestilação), apresentaram bandas compatíveis com o padrão herperidina e/ou naringina. As amostras dos óleos essenciais, assim como os resíduos líquidos (água após a hidrodestilação), apresentaram bandas compatíveis com o padrão de quercitina.
Palavras-chave: Óleos essenciais. Citrus. Flavonóides.
ABSTRACT: In this work, the chemical composition of essential oils of two orange varieties: pear and valência were studied. The extracts were obtained by hydro distillation of in natura dehydrated peels in different extraction times. The presence of flavonoids in the solid and liquid hydro distillation residues was evaluated. The dehydrated valencia orange peel provided the greater extraction yeld of essential oil. The limonene was the major compound identified (over 95% of the identified compounds). The methanolic extracts showed 4 characteristic bands of rutine, naringine, herperidine and quercitine. The solid residues showed bands compatible with the herperidine and/our naringine standard. The essential oils samples and the liquid residues showed bands compatible with the quercitine standard.
Key words: Essential oil. Citrus. Flavonoids.

 

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UTILIZAÇÃO DE GESSO AGRÍCOLA NO SISTEMA PLANTIO-DIRETO
Use of Gypsum in No-tillage System
 

AMARAL A. S.; SLOMP, E. P.;
PICCOLI, C.; PALMA, M.A.Z.; ORO, A.S.

 

RESUMO: O trabalho teve como objetivos: Avaliar as alterações das características químicas do solo promovidas pela aplicação de gesso superficial; avaliar o efeito do gesso nos parâmetros físicos que determinam a compactação do solo e avaliar a resposta da cultura de milho à aplicação superficial de calcário e gesso no sistema plantio-direto. Tratamentos: Testemunha; Calcário; Calcário + 3 t de gesso; Calcário + 6 t de gesso; Sem calcário + 3 t de gesso e sem calcário + 6 t de gesso agrícola. O delineamento experimental foi de blocos, ao acaso, com três repetições. Não houve resposta do milho à aplicação de calcário e gesso no rendimento de matéria seca da parte aérea. No rendimento de grãos, a aplicação de 6 t ha-1 de gesso, associada ao pH 6,0, resultou em maior rendimento, indicando uma boa resposta do milho. Em relação às características químicas promovidas pela aplicação de gesso e calcário, o pH e o SMP apresentaram um comportamento semelhante, sendo os maiores valores observados na camada inicial. Não foi possível verificar aumento de pH em profundidade. Confirmou-se a hipótese de que o gesso não altera o pH. A maior concentração de K, Ca e Mg é encontrada na primeira camada, formando um gradiente de concentração a partir da superfície, principalmente nos tratamentos que receberam calcário + gesso. Não foi possível constatar lixiviação desses cátions ao longo do perfil. Isso indica que a dose de 6 t ha-1 de gesso foi eficiente para o suprimento de cálcio e enxofre, sem causar perdas por lixiviação dos cátions básicos. O alumínio trocável apresentou um comportamento inverso ao do pH, independentemente dos tratamentos. A partir do pH 5,5, o alumínio trocável foi completamente neutralizado. As avaliações das características físicas do solo não permitiram verificar nenhum efeito do gesso agrícola sobre a compactação do solo.
Palavras-chave: Gesso agrícola. Milho. Sistema plantio-direto.
ABSTRACT: The work aimed o evaluate the alterations of the chemical characteristics of the soil promoted by the application of superficial gypsum; to evaluate the effect of the gypsum in the physical parameters that determine the compaction of the soil and to evaluate the answer of the corn culture to the superficial application of lime and gypsum in the no-tillage system. Treatments: no treatment; lime; lime + 3 t of gypsum; lime + 6 t of gypsum; without lime + 3 t of gypsum and without lime + 6 t of gypsum. A randomized complete block design was used, with three replications. There was no answer of the culture of the corn to the superficial application of lime and gypsum in the dry matter of the shoot. In the variable corn yield, the application of the rates 6 t of gypsum associated to the pH 6,0, resulted in an increase of the corn yield, indicating a good answer of the corn to that treatment. In relation to the alterations of the chemical characteristics of the soil promoted by the application of gypsum and lime superficial, it can be verified that: the pH and Index SMP presented a similar behavior, being the largest values observed in the initial layer, as it was expected. It was not possible to verify pH increase in depth, for the superficial application of lime. The hypothesis that the gypsum does not alter the pH of the soil was confirmed. The largest concentration of K, Ca and Mg is found in the first layer, forming a concentration gradient starting from the surface of the soil, mainly in the treatments that received lime + gypsum. It was not possible to verify percolation of those nutrients during the analyzed profile. This indicates that the rate of 6 t of gypsum was efficient for the supplying of calcium and sulfur without causing losses for percolation of the mentioned basic cations. As it was expected, the exchangeable aluminum presented an inverse behavior to the of the pH independently of the treatments. Starting from the pH 5,5 the exchangeable aluminum is completely neutralized. The evaluations of the physic characteristics of the soil did not allow to verify any effect of the gypsum on the compaction of the soil.
Key words: Gypsum. Zea mayz L.. No-tillage System
 

 

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