Notícias da URI Erechim

Conferências marcam abertura da Jornada de Medicina

09/11/2020 - 110 exibições

   



Com a realização das primeiras conferências do 1º Interligas Med, teve início na noite de sexta-feira, 06, a programação da 3ª Jornada Acadêmica do Curso de Medicina da URI, que tem como temática “Entrelaçando Medicina e Arte”. O 1º Interligas Med URI tem como finalidade promover atividades interdisciplinares e interprofissionais de pesquisa, ensino e extensão entre as Ligas Acadêmicas.

Na sexta-feira, ocorreram as conferências sobre “atualizações em suporte avançado de vida em pediatria”, com o médico Roberto Martins Salvador; e “o que você sabe sobre a saúde das pessoas em situação de rua? A interface do cuidado”, com Neuma Marinho de Queiroz Santos da Costa Cunha. No sábado à tarde, 07, ocorreram mais duas conferências: “Inovação em genética: avanços nos diagnósticos genético e epigenético na clínica médica”, com Thiago Oliveira; e “Cirurgia Robótica - onde estamos e para onde vamos”, com Renan Cabral.

O 1º Interligas Med terá sequência na sexta-feira, 13, às 18h30min, com as conferências sobre “adoecimento mental de profissionais e acadêmicos da área da saúde e perspectivas de tratamento”, com Jorge Alberto Salton; e “estado de mal epiléptico, com Bruno Demarco. No sábado, 14, às 13h30min, mais duas conferências: “atualização do XABCDE do trauma”, com Laura Zaparoli Zanrosso; e “incontinência urinária em atletas”, com Sílvia Gomyde Casseb.

O principal objetivo desta Jornada é enriquecer a formação e a atuação dos profissionais da saúde com base no debate do tema do evento que acontecerá por meio de apresentações referentes à História da Medicina e a Medicina Narrativa, estimulando a visão humanística e o desenvolvimento de habilidades como a observação, compreensão e empatia por meio da arte. A solenidade oficial de abertura será realizada no dia 18, tendo como palestrante a professora Maria Helena Itaqui Lopes que, por meio de um Webinar, fará a dissecção do quadro “A Lição de Anatomia do Dr. Tulp”, de REMBRANDT.

O evento, que prossegue até o dia 20 de novembro, conta com a realização também da Primeira Mostra Fotográfica Virtual Arte & Medicina e o Primeiro Salão Científico Online. A Jornada tem como público-alvo alunos, professores, preceptores, funcionários, profissionais da área da saúde e o público em geral.


Ver mais notícias