Notícias da URI Erechim

I Seminário Olímpico deixa um legado aos futuros profissionais de Educação Física

08/07/2020 - 207 exibições

   



O Curso de Educação Física e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física/Estudos Olímpicos (GEPEF/EO) da URI Erechim, realizaram, nos dias 27 de junho, 04 e 06 de julho, de forma online, o I Seminário Olímpico com a temática sobre "Desenvolvimento Positivo de Jovens (DPJ) por meio do Esporte e Aprendizagem e Formação Profissional de Treinadores Esportivos". O objetivo principal foi o de discutir a relação entre Educação, Educação Olímpica, o Desenvolvimento Positivo de Jovens e a aprendizagem e formação profissional de treinadores esportivos.

No primeiro dia do Seminário, a Dra. Carine Collet abordou e introduziu a temática do “Desenvolvimento Positivo de Jovens por meio do Esporte e os Esportes Coletivos”. Participaram os acadêmicos Júlia de Mello e Renan Covatti Stankievicz, juntamente com os professores Edenir “Chita” Serafini, José Luis “Nino” Dalla Costa e Vanderlei “Índio” Ramos de Oliveira Júnior.

Na segunda etapa do Seminário, o Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Professor Vitor Ciampolini, apresentou a temática “Promovendo o Desenvolvimento Positivo de Jovens no Esporte por meio do Ensino de Habilidades para a Vida”. Participaram também de forma online os professores Bruno Felipe Assoni Faleiro, José Luis “Nino” Dalla Costa, Pedro Henrique Baidek e Vanderlei “Índio” Ramos de Oliveira Júnior.

No terceiro dia do Seminário, o Dr. Vinicius Zeilmann Brasil explanou sobre “Aprendizagem e formação profissional de treinadores esportivos”. Participaram o acadêmico André Luís Sachet, os professores Bruno Felipe Assoni Faleiro, Edenir “Chita” Serafini,José Luis “Nino” Dalla Costa e Vanderlei “Índio” Ramos de Oliveira Júnior.

Coordenado pelo Professor José Luis “Nino” Dalla Costa, o evento atingiu plenamente seus propósitos de gerar, compartilhar e disseminar conhecimentos na área da Educação Física, mais especificamente no Desenvolvimento Positivo de Jovens (DPJ) por meio do Esporte e Aprendizagem e Formação Profissional de Treinadores Esportivos. Para o professor Nino, “possibilitamos, de forma cooperativa e online, uma conexão de nossos acadêmicos e professores com uma nova geração de doutores na área da Educação Física. As oportunidades de aprendizado estão sendo oferecidas, devemos valorizá-las e aproveitá-las”, concluiu.


Ver mais notícias