Notícias da URI Erechim

Engenharia de Produção discute a Gestão Ambiental com engenheiros EUA e Alemanha

06/07/2020 - 191 exibições

   



O desenvolvimento dos países tem suas demandas, seja na expansão dos centros urbanos, seja na esfera agricola, para suprimento de alimentos ou na área industrial, para processamento de bens e produtos. Neste sentido, os recursos naturais são fonte de matéria-prima para muitos ramos econômicos e a exploração constante destes recursos tem conduzido nosso planeta a um processo de saturação, que tem revertido em modificações das condições naturais.

Desta forma, ações de Gestão Ambiental dentro das organizações são fundamentais para a garantia de condições preconizadas nos acordos intergovernamentais sobre qualidade ambiental ou regulamentações federais sobre políticas de meio ambiente.

Com esta preocupação, o Curso de Engenharia de Produção da URI tem promovido, por meio da disciplina de Gestão Ambiental Aplicada à Engenharia, ministrada pelo professor Luiz Ubiratan Hepp, discussões com profissionais da área de engenharia sobre as questões ambientais na perspectiva de grandes organizações.

Nas últimas duas semanas, foram realizadas conversas virtuais com a Engenheira Simone Milesi, da Gerdau/Richmond, nos Estados Unidos, e com o Engenheiro André Lane, da Enercon/Aurich, na Alemanha. Nos encontros foram discutidos assuntos relacionados à disciplina, como ações de gestão ambiental nas organizações, mercado ambiental, certificações, energia renovável, entre outros.

Segundo o professor Luiz Hepp, “esta possibilidade de conversar com profissionais com atuação em grandes organizações multinacionais é fundamental na formação global dos estudantes. Além de discutir questões diretamente relacionadas à disciplina, foi possível fazer uma paralelo entre o Brasil, Estados Unidos e Organização Europeia no que diz respeito à legislação e certificação ambiental existentes nestes países”.

A Engenharia de Produção é uma das engenharias com maior demanda no mercado, pois esse profissional une conhecimentos de várias áreas visando ao aumento da qualidade e da produtividade nas organizações. O Curso da URI possui um currículo moderno e laboratórios atualizados, reproduzindo as condições encontradas nas empresas e indústrias para suas aulas práticas. Os estudantes ou profissionais interessados em atuar nessa área podem entrar em contato com a Universidade, através do fone (54) 3520-9000, onde poderão obter maiores informações sobre o curso e o mercado de trabalho nessa importante área da engenharia.


Ver mais notícias