Notícias da URI Erechim

Curso de Odontologia comemora conceito máximo na avaliação do MEC

10/12/2019 - 950 exibições

   



O Curso de Odontologia da URI conquistou conceito máximo (nota 5) do MEC na avaliação realizada nos dias 2 e 3 deste mês, quando representantes do Ministério da Educação estiveram em Erechim avaliando in loco o Curso. Foram revisados os objetivos, a estrutura curricular, as formas de ensino e avaliação, bem como a qualificação do corpo docente e a qualidade da estrutura oferecida.

A partir destes indicadores foi possível concluir que o Curso de Odontologia do Câmpus vem oferecendo um ensino de qualidade formando profissionais competentes para atuar na área da saúde.

A avaliação do MEC está centralizada em um instrumento proposto pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e que possui 3 dimensões: organização didático-pedagógica do curso, corpo docente e infraestrutura, contando com um total de 58 indicadores. Cada indicador recebe um conceito de 1 a 5 e, ao final, a média dos indicadores, considerando o peso das dimensões, é calculada.

Os avaliadores revisaram o Projeto Pedagógico (PPC), visitaram as estruturas físicas (laboratórios, clínicas, salas de aula, biblioteca, Central de Atendimento ao Estudante e auditórios) e conversaram com alunos, professores, Comissão Própria de Avaliação (CPA) e outros setores. Ao final, mostraram-se extremamente satisfeitos com a estrutura do curso, qualidade do corpo docente, matriz curricular composta por disciplinas inovadoras, relação com o Sistema Único de Saúde (SUS) e os projetos de pesquisa, extensão e ação social.

Este resultado, diz o Coordenador do Curso, Antônio Augusto Iponema Costa, “é fruto de um trabalho coletivo de muito engajamento, dedicação e parceria. Considero o coordenador de curso como um maestro, que necessita dos seus excelentes músicos para que a orquestra aconteça e, principalmente, emocione. Por isso, nesse momento, manifesto minha gratidão a todos os envolvidos nesta maravilhosa e merecedora conquista”, concluiu.


Ver mais notícias