Notícias | Escola

Profissionais da área da saúde participam de formação em simulação realística

08/11/2019 - 239 exibições

   



Docentes da área da saúde da URI Erechim participaram recentemente de uma formação em simuladores de baixa fidelidade, ocorrida no Laboratório de Habilidades e Simulação do URICEPP (Centro de Estágios e Práticas Profissionais). O encontro, conduzido pelos Professores Juliano Sartori e Leandro Antônio Gritti, contou com a presença de docentes dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e do Curso Técnico em Enfermagem. O objetivo do encontro foi a instrumentalização dos professores com vistas à utilização destes recursos em atividades práticas, multi ou interdisciplinares, quer sejam na graduação ou pós-graduação.

A URI Erechim contará brevemente com o Centro de Simulações Realísticas de Alta Fidelidade, por meio do qual os acadêmicos dos cursos da área da saúde, entre outros, poderão desenvolver práticas interdisciplinares e interprofissionais, mediante treinamento de situações clínicas em simuladores de baixa, média e alta fidelidade. O Centro está sendo implantado no segundo andar do URICEPP e contará também com uma Unidade de Terapia Intensiva e um Bloco Cirúrgico para treinamento mediante simuladores realísticos.

A primeira capacitação aos docentes do Curso de Medicina ocorreu em 17 de agosto e contou com a presença da especialista educacional Geana Santos, da Laerdal Halping Save Lives, que capacitou o grupo para o manuseio dos equipamentos, dentre os quais QCPR Little Anne, Little Junior, Baby Anne, Resusci Junior, Laerdal Airway Management Trainer, Pediatric Intubation Trainer, Infant Airway Management Trainer e SAM II.

No dia 26 de outubro, na PUC-RS, professores dos Cursos de Medicina e Fisioterapia participaram de uma formação com o tema “simulação e segurança do paciente: abordagem multiprofissional”, envolvendo simulação realística.


Veja mais Notícias | Escola

Ver todas