Notícias da URI Erechim

Acadêmicos de Medicina Veterinária realizam visita técnica

06/11/2019 - 197 exibições

   



Acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária da URI (turma 2018) realizaram uma visita técnica à Cabanha Don Cortes, em Erechim, especializada em ovinos PO da raça Poll Dorset. Os proprietários, o Médico Veterinário Wilson Radaelli e a Engenheira Agrônoma Simone Radaelli, recepcionaram a turma e realizaram uma explanação sobre a raça que se destaca pela produção de carne com gordura reduzida.

Segundo Radaelli, os cordeiros apresentam rápido crescimento, atingindo mais de 30 kg ao desmame e o rendimento de carcaça chega a valores entre 54% até 60% com mais carne e menos gordura. A raça produz também boa qualidade de lã com boa aceitação no mercado.

Os alunos também participaram de uma aula prática onde puderam realizar o casqueamento, aplicação de vermífugo, avaliação da idade dos animais, entre outros aspectos. A propriedade conta também com “Aprisco”, instalação para recolher os ovinos durante a noite ou para confiná-los. Segundo os criadores, esse recurso tem grande importância na proteção do rebanho contra predadores e contribui para diminuir a taxa de mortalidade de cordeiros devido a épocas onde as condições ambientais são desfavoráveis.

Os produtores têm também um casal de cães da raça Pastor Maremano, animais com aptidão para tomar conta de rebanhos ovinos. A cabanha conta ainda com vários piquetes de Tifton 85 no verão, sendo que no período do inverno são cultivados azevém e aveia. A Engenheira Agrônoma Simone Radaelli apresentou a cultivar de capim elefante anão BRS Kurumi que está sendo implantada na propriedade que se destaca por apresentar alto potencial de produção de forragem com excelentes características nutricionais.

Para o professor Amito Teixeira, que ministra a disciplina de Ovinocultura, “a atividade na Cabanha Don Cortes foi extraordinária, pois a “nova safra” de Médicos Veterinários formados na URI Erechim pode intensificar a produção de ovinos na região do Alto Uruguai Gaúcho contribuindo para modernizar e qualificar ainda mais a cadeia produtiva da ovinocultura de corte”.




Ver mais notícias