Notícias da URI Erechim

Morre Dom Girônimo Zanandréa, ex-integrante do Conselho Universitário da URI

04/11/2019 - 270 exibições

   



Faleceu na noite deste domingo, 03, às 22h40min, em sua residência, em Erechim, o bispo emérito Dom Girônimo Zanandréa, depois de mais de ano de tratamento de linfoma no fêmur da perna esquerda.

O velório de Dom Girônimo está sendo realizado na Catedral São José, com missa de corpo presente às 16h desta segunda-feira, 04, com sepultamento a seguir em local reservado para os bispos, anexo à própria Catedral.

Dom Girônimo nasceu no dia 09 de junho de 1936, em Benjamim Constant do Sul. Era o último dos 4 filhos de José Zanandréa e Rosa Dal Prá Zanandréa. Foi ordenado padre no dia 03 de julho de 1964, em Benjamim Constant do Sul e bispo no dia 17 de janeiro de 1988, na Catedral São José de Erechim.

Em 06 de junho de 2012, teve seu pedido de renúncia ao governo pastoral da Diocese, por motivo de idade, aceito pelo Papa Francisco, tornando-se bispo emérito. Foi nomeado Administrador Apostólico da Diocese até o início do ministério episcopal de Dom José Gislon, em 19 de agosto do mesmo ano.

Dom Girônimo, que participou ativamente do projeto de implantação da URI, fez parte também do primeiro corpo docente da Universidade, ministrando a disciplina sobre Metodologia Científica e Pesquisa. Até a escolha do bispo Dom José Gislon, ele fez parte do Conselho Universitário, como membro da Mitra Diocesana, uma das instituidoras da Universidade. Sempre apostou na educação como forma de desenvolvimento humano, por isso, acreditava permanentemente na importância da URI para a região.

O religioso teve uma atuação destacada também na sociedade erechinense, acompanhando as famílias em todas as situações.


Ver mais notícias