Notícias | Institucional

URI dá início à formação de educadores ambientais

11/04/2017 - 2019 exibições

   



Realizada nesta segunda-feira, 10, no Auditório da URI, a primeira etapa da formação de educadores ambientais, que dá ênfase ao resgate e saberes para o uso de plantas medicinais. A iniciativa contou com a presença de representantes dos municípios e escolas nas áreas de meio ambiente, saúde e educação.

Essa primeira etapa contou com conferências que trataram sobre os saberes das plantas da floresta; a conservação da biodiversidade e o uso de plantas medicinais nativas; e a identificação de plantas medicinais. Também aconteceram uma mesa-redonda que mostrou as experiências com plantas medicinais na região e oficinas sobre plantas medicinais.

A formação de educadores ambientais contará, ainda, como outras etapas. A próxima será no dia 10 de maio quando será dado destaque às plantas medicinais na atenção básica. As outras etapas serão desenvolvidas nos dias 30 de maio, quando serão abordados o cultivo, a coleta e o armazenamento de plantas medicinais, e 16 de junho, quando está previsto um planejamento das ações a serem desenvolvidas na região.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Sônia Balvedi Zakrzevski, “a meta final é a elaboração e o desenvolvimento de um projeto regional de educação ambiental apresentando orientações gerais com vistas ao fortalecimento de ações voltadas à educação para valorização de saberes populares e científicos voltados à identificação e ao uso de plantas medicinais”.

A ação é uma iniciativa do PIBID-URI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), URI Sustentável e Coletivo Educador do Alto Uruguai Gaúcho. O projeto conta também com o apoio do CAPA (Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia); Coordenadoria Regional de Saúde; Coordenadoria Regional de Educação; Comando Ambiental da Brigada Militar; Apuaê-Inhandava; Emater/RS; e UERGS.


Veja mais Notícias | Institucional

Ver todas