DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESDISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA E ESCRITACÓDIGO:80-275CARGA HORÁRIA: 60CRÉDITOS: 041 EMENTALeitura e conhecimento. Estratégias cognitivas e metacognitivas de leitura e de escrita. Paradigmas da comunicação verbal. Variáveis de ordem linguística, textual e sociointerpretativa na compreensão leitora dos diferentes gêneros textuais que circulam socialmente. Relação entre o conteúdo, composição, estilo, nível linguístico e propósitos. Técnicas de leitura e produção textual. Expressão oral e escrita.2 OBJETIVOS GERAIS2.1 OBJETIVO GERALDesenvolver habilidades e competências de:
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3 CONTEÚDOS CURRICULARES1 Leitura, compreensão, interpretação e crítica de textos de diferentes gêneros textuais que circulam socialmente.2 Compreensão leitora e aprendizagem significativa.3 Estratégias de leitura:3.1 Ativação de conhecimento prévio e seleção de informações;3.2 Antecipação de informações;3.3 Realização de inferências;3.4 Verificação de informações no texto;3.5 Articulação de índices textuais e contextuais;3.6 Redução de informação semântica: construção e generalização de informações.4 Paráfrase.5 Técnicas de leitura:5.1 Leitura antecipada;5.2 Leitura interrompida;5.3 Texto lacunado;5.4 Mapeamento:5.5 Palavras-chave e ideias-chave;5.6 Argumentação;5.7 Defesa do ponto de vista;5.8 Síntese.6 Pressupostos da comunicação verbal.7 Expressão verbal oral:7.1 Voz;7.2 Dicção;7.3 Ritmo;7.4 Entonação;7.5 Respiração;7.6 Gestualidade;7.7 Empatia.8 Estrutura da apresentação:8.1 Introdução;8.2 Desenvolvimento;8.3 Conclusão;8.4 Avaliação.9 Prática da expressão verbal oral e escrita.10 Avaliação, segundo pressupostos da comunicação verbal.4 METODOLOGIAPráticas pedagógicas que visem à funcionalidade do sistema linguístico:
5 AVALIAÇÃOA avaliação terá um caráter de diagnóstico das dificuldades e de assessoramento de superação das mesmas e será realizada através de:
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICAALLENDE, Felipe; CONDEMARIN, Mabel. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: ArtMed, 2003.KOCH, Ingedore V.; ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. (trad. Claudia Schilling) 6. ed. Porto Alegre: Art Med, 1998.7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARKLEIMAN, Angela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2000.MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais: constituição de práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2003.PRETTI, Dino (Org.). Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas Publicações FFLCH/USP, 1997.MARCUSCHI, Luiz Antonio. Da fala para a escrita-atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.SANCHEZ, Miguel Emílio. Compreensão de textos: dificuldades e ajudas. (trad. Ernani Rosa). Porto Alegre: Artes Médicas, 2002. |
BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALLENDE, F.; CONDEMARIN, M. Leitura, teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: ArtMed, 2003. KOCH, I. V.; ELIAS, V.M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006. SOLÉ, Il. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: Art Med, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 7 ed. Campinas, SP: Pontes, 2000. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: constituição de práticas sociais. São Paulo: Cortez, 2003. PRETTI, D. (Org.). Análise de textos orais. São Paulo: Humanitas Publicações FFLCH/USP, 1997. MARCUSCHI, L.A. Da fala para a escrita-atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001. SANCHEZ, M. E. Compreensão de textos: dificuldades e ajudas. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
|