Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

DISCIPLINA: ORATÓRIA E PERSUASÃO

CÓDIGO: 80-210

CARGA-HORÁRIA: 30h                 

CRÉDITOS: 02

 

 

1 EMENTA

Oratória e persuasão. Comunicação, motivação e expressividade. Relação entre o planejamento e organização da comunicação com o ato de comunicar.

 

2 OBJETIVOS GERAIS

Permitir que o aluno desenvolva competências e habilidades de expressão, oratória e persuasão. Que se aproprie de conhecimentos relativos à oratória e à persuasão e aprimore a capacidade de expressão verbal, desvendando os segredos da arte de comunicar e persuadir.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

1 O despertar da oratória.

2 A técnica retórica de Aristóteles.

3 Expressão oral:

3.1 A comunicação como forma de valorização pessoal;

3.2 A comunicação e a persuasão na era tecnológica.

4 O medo de falar em público:

4.1 Entendendo o medo;

4.2 Mudança de atitude.

5 A motivação

6 Encadeamento lógico de ideias:

6.1 Organização, objetividade, clareza, exatidão;

6.2 Roteiro de apresentação:

6.2.1 Planejamento da mensagem;

6.2.2 Organização da mensagem.

7 Técnicas de expressão oral e persuasão.

8 Atributos de um bom orador:

8.1 Credibilidade;

8.2 Naturalidade;

8.3 Emoção;

8.4 Conhecimento.

 

4 METODOLOGIA

A aprendizagem será garantida mediante métodos que propiciem a construção do conhecimento, levando em conta o conhecimento técnico, a interdisciplinaridade e a diversidade, visando a agregação de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais nos futuros administradores. Quanto aos recursos e métodos todos os compatíveis e adequados a boa aprendizagem serão disponibilizados incluindo: sala de aula adequada, infraestrutura compatível, seminários, aulas expositivas, trabalhos em grupos, discussões em sala de aula, dentre outros.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua, levando em conta a construção do conhecimento do aluno e seu aprendizado na área. Critérios como a participação, o envolvimento e desenvolvimento  das atividades desafiadas para o aluno, a capacidade de entender e se fazer entender bem  como a de aplicar o que aprendeu também são considerados formas de avaliação que se juntam a métodos tradicionais como as provas com ou sem consulta, dentre outros.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FERREIRA, Luiz Antonio. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2010.

FROLDI, Albertina Silva. Comunicação verbal: um guia prático para você falar em público. São Paulo: Pioneira, 1998.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 111. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALCÂNTARA, Josias Moreira de; MOZZATO, Gian Carlo. A magia da expressão verbal. Curitiba, PR: Juruá, 2003.

POLITO, Reinaldo. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir idéias. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

____  . Como se tornar um bom orador e se relacionar bem com a imprensa. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 1996.

 ____ . Vença o medo de falar em público. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1997.

  ____. Gestos e posturas para falar melhor. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 1988.

STONE, Douglas; PATTON, Bruce; HEEN, Sheila.  Conversas difíceis. 13. ed. Rio de Janeiro: Câmpus, 2004.

 

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

FERREIRA, Luiz Antonio. Leitura e persuasão: princípios de análise retórica. São Paulo: Contexto, 2010.

FROLDI, Albertina Silva. Comunicação verbal: um guia prático para você falar em público. São Paulo: Pioneira, 1998.

POLITO, Reinaldo. Como falar corretamente e sem inibições. 111. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.

 

Bibliografia Complementar

ALCÂNTARA, Josias Moreira de; MOZZATO, Gian Carlo. A magia da expressão verbal. Curitiba, PR: Juruá, 2003.

POLITO, Reinaldo. Assim é que se fala: como organizar a fala e transmitir idéias. 20. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

.Comosetornarumbomoradoreserelacionarbemcomaimprensa.3.ed.São Paulo: Saraiva,1996.

. Vença o medo de falar em público. 4. ed. São Paulo: Saraiva,1997.

. Gestos e posturas para falar melhor. 7. ed. São Paulo: Saraiva,1988.

STONE, Douglas; PATTON, Bruce; HEEN, Sheila. Conversas difíceis. 13. ed. Rio de Janeiro: Câmpus,2004.

 

Notícias do Curso

Ver todas