Departamento de Linguística, Letras e Artes Disciplina: LIBRAS – LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Código: 80-174 Carga Horária: 30 Créditos: 02
EMENTA Legislação e inclusão. Língua, culturas comunidades e identidades surdas. Aquisição de Linguagem e a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.
OBJETIVO Oportunizar o contato com a LIBRAS, visando a proporcionar subsídios básicos para a comunicação através dessa linguagem.
CONTEÚDO CURRICULAR Legislação e Inclusão; Cultura Surda / Relação de história da surdez com a Língua de sinais; Aquisição da Linguagem de Libras / Noções básicas da Língua Brasileira de Sinais: o espaço de sinalização, os elementos que constituem os sinais, noções sobre a estrutura da língua, a língua em uso em contextos triviais de comunicação.
METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida por meio de aulas expositivas-dialogadas e práticas. AVALIAÇÃO A avaliação do aluno será realizada por meio de provas teórico-práticas.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA LOPES, M. C. Surdez & educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. QUADROS, R. M. Educação de surdos: aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. THOMA, A. S.; LOPES, M. C. (org.). A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRITO, L. (Org.). Um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2008. FERNANDES, E. Linguagem e surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003. FERNANDES, E. Surdez e bilingüismo. Porto Alegre: Organizadora Mediação, 2005. LACERDA, C. B. F. (Org.). Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Lovise, 2000. SCKLIAR, C. Atualidade da educação bilíngue para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999.
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