Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: REALIDADE BRASILEIRA

Código: 73-400

Carga Horária: 60h

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

 

1. EMENTA

Análise da sociedade brasileira em seus componentes econômicos, políticos, culturais, científicos e tecnológicos, investigando as raízes da atual situação e as saídas possíveis para os problemas nacionais. Análise de formas de participação política e da construção da cidadania nos dias atuais.

 

 

2. OBJETIVOS

- Despertar o interesse pelo conhecimento dos problemas da sociedade brasileira, de forma globalizante, objetiva e científica; Despertar uma maior autonomia na compreensão a apreensão do real, em vista da participação mais qualificada, na construção democrática da utopia brasileira.

- Caracterizar a realidade brasileira no contexto capitalista internacional;

- Contextualizar os problemas específicos da região na conjuntura nacional;

- Inserir os acadêmicos nas discussões que preocupam os cidadãos nesta região;

- Ser um elo de ligação entre a Universidade e a sociedade na construção de um projeto político mais participativo no Brasil.

 

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES

- O Capitalismo Internacional, suas implicações e os Sistemas Alternativos;

- Liberalismo/Capitalismo/Socialismo e Social Democracia;

 -Globalização e Regionalização: Formação dos Blocos Econômicos;

- Neoliberalismo; A sociedade 20 por 80;

- O Brasil no Contexto do mundo Capitalista;

- A crise de 1929;

- A Era Vargas e o modelo Nacionalista e Autônomo;

- A crise do modelo Nacional-Populista (1961-64);

- Os Militares e o Estado Brasileiro. (Golpe);

- O Processo de Redemocratização do País;

- Educação: Neoconservadorismo e Alternativas Democráticas;

- O papel social da escola;

- A formação profissional do Trabalhador;

- A política Fundiária no Brasil;

- Os Partidos Políticos no Brasil;

- As rápidas mudanças: Urbanização descontrolada;

- Os rastros do processo de Globalização nos países periféricos;

- Dependência econômica, política, científica e cultural;

- Pobreza, analfabetismo e doença;

- Desafios atuais: Distribuição de renda e riqueza;

- Saneamento Básico, Saúde, Educação e Emprego.

 

 

4. METODOLOGIA

A metodologia de trabalho tem por base uma concepção dialética de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias variadas de ensino, com vistas a atender as questões da acessibilidade pedagógica.

 

A aula é o espaço do diálogo e do conflito, momento em que se discutem as práticas existentes à luz de referenciais teóricos. Nessa perspectiva, as aulas devem proporcionar um espaço rico em estudos de textos e de contextos e, da análise de práticas e proposições de novas possibilidades, numa relação estabelecida entre teoria e prática. Será preciso assim, propor metodologias e instrumentos como: seminários, debates, leituras, utilização de recursos de mídia e multimídia, proporcionando-se um ambiente rico em possibilidades de construção.

 

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem tem por base uma concepção emancipatória e de processo. Acolher e acompanhar os acadêmicos utilizando-se de estratégias complementares para os que apresentarem dificuldades de aprendizagem é papel fundamental deste processo.

 

A avaliação é, assim, permanente, respeitando-se os documentos regimentais e pode ser compostas por provas; trabalhos individuais e em grupo e participação em seminários e debates. A participação efetiva em aula constitui-se em elemento fundamental da avaliação.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CARRION, R. & Outros. Globalização, neoliberalismo e privatização. Porto Alegre: UFRGS, 1997.

CUNHA, L. A. Educação, Estado e Democracia no Brasil. Cortez, 1991.

FRIGOTTO, G. Educação e a Crise do Capitalismo Real. Cortez, 1996.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRUM, A. O desenvolvimento econômico brasileiro. Ijuí - RS: UNIJUÍ, 1997.

FERNANDES, F. (Org). Educação e Crise do Trabalho: Perspectivas de Final de Século. Petrópolis: Vozes, 1998.

MARTIN, H. P. A Armadilha da Globalização. São Paulo: Globo, 1998.

NEUMANN, L. E. Realidade Brasileira: Uma Visão Humanizadora. Porto Alegre: Vozes, 1983.

ROSSATO, R. Século XX: Urbanização e Cidadania. Santa Maria: Palloti, 1996.

 

 

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