Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA

CÓDIGO: 73-227

CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 30)                                    

Nº DE CRÉDITOS: 02

 

1 EMENTA

Estudo dos principais conceitos de modo amplo e geral numa perspectiva sociológica de análise do espaço sociocultural, organização e estrutura de classes na sociedade, bem como suas principais instituições.

 

2 OBJETIVOS GERAIS

Compreender os fundamentos teóricos dos fenômenos sociológicos na sociedade contemporânea a partir dos clássicos.

 

3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Compreender a sociologia enquanto ciência que estuda a sociedade em suas inúmeras dimensões: social, cultural, religiosa, entre outras;

- Introduzir o estudo teórico, crítico e metodológico de categorias e conceitos sociológicos básicos, através das principais teorias sociológicas à luz dos sociólogos clássicos.

 

4 CONTEÚDOS CURRICULARES

1. Sociologia: Introdução ao Estudo da Sociedade

2. Definição, evolução histórica e pertinência da Sociologia no universo acadêmico.

3. O Pensamento Sociológico Clássico

4. As contribuições de Comte, Durkheim, Weber e Marx;

5. Correntes do pensamento sociológico contemporâneo;

6. O pensamento sociológico brasileiro.

7. Estrutura e Organização Social

8. Modos de produção;

9. Instituições sociais (Família, Religião, Estado, Escola, Partidos Políticos, Sindicatos; ONGs);

10. Dinâmica social: controle, mudanças e transformações sociais;

11. A organização do trabalho e a produção cultural

12. A distribuição dos produtos do trabalho e da cultura

13. Trabalho e Sociedade no Sistema Capitalista

14. Classes sociais: origem, conceito, luta de classes na sociedade capitalista e estrutura de classes no Brasil;

15. Aparelhos ideológicos do Estado

16. Movimentos Sociais e desenvolvimento da cidadania.

17.Temas Atuais / Emergentes

18. Comunicação e Sociedade

19. Questão étnico-racial, cultura e história afrodescendente e indígena;

20. Sustentabilidade planetária e meio ambiente;

21. Sexualidade e gênero;

22. Sociedade e tecnologias;

23. Pobreza, Exclusão e bem estar social, desigualdade global;

24. Democracia e Direitos Humanos.

 

5 METODOLOGIA

O desenvolvimento da disciplina observará procedimentos metodológicos, como aulas expositivas, a socialização de leituras e pesquisas bibliográficas em seminários, a problematização de textos, de conceitos e de teorias e a exposição argumentativa em debates de temas pertinentes e significativos.

6 AVALIAÇÃO

A avaliação desenvolver-se-á a partir de um processo em que se evidencie a compreensão e o desenvolvimento de conhecimentos e da reflexão crítica, manifestados por meio da socialização de leituras, participação de discussões e debates, provas e elaborações textuais.

 

 

BIBLIOGRAFIA

7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

MINUCHIN, Patrícia; COLAPINTO, Jorge; MINUCHIN, Salvador. O desafio de trabalhar com famílias de alto risco social: uma abordagem sistêmica. 2. Ed. São Paulo: Roca, 2011.

SASSEN, Saskia. Sociologia da globalização. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GUARESCHI, Pedrinho A. Sociologia crítica: alternativas de mudança. 58. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2005.

HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2010.

IANNI, Octávio. A era do globalismo. 11. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

TURNER, Jonathan H. Sociologia: conceitos e aplicações. São Paulo: Makron Bos, 1999.

ZUCHI, Claudir Miguel; CASSOL, Claudionei Vicente; CÓCCO, Maria Fernandes (Org.). Estudos filosóficos: articulações entre filosofia, ciência e educação. Frederico Westphalen: Pluma, 2008.

 

Notícias do Curso

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