DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: DESENVOLVIMENTO HUMANO II Código: 70-770 Carga Horária: 30 horas Teórica: 30h Prática: --- Nº de Créditos: 02
1 EMENTA Teorias da adolescência. Aspectos biológicos, sociais, cognitivos afetivos do jovem adulto e do adulto de Meia idade. Características do envelhecimento: saúde, trabalho, luto, morte e morrer. Ciclo Vital e suas crises.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos Espera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:
3 CONTEÚDO CURRICULAR 1 Adolescência: 1.1 Puberdade e adolescência 1.2 Teorias da adolescência 1.3 Perspectiva psicanalítica 1.4 Perspectiva interacionista 1.5 Perspectiva funcionalista 1.6 Problemáticas familiares e socioculturais da passagem adolescente
2 Vida adulta: 2.1 Características do jovem adulto (aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivos) 2.2 Prováveis experiências vivenciadas na vida do jovem adulto (papéis sexuais, escolha do cônjuge, dinâmica das relações conjugais, geração canguru, início e manutenção da família, maternidade, paternidade, profissão, estabilidade na escolha profissional, independência econômica) 2.3 Meia Idade (aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivos) 2.4 Prováveis experiências vivenciadas na meia-idade (condições e mudanças na saúde, climatério, vida sexual, filhos adolescentes, ninho vazio, dinâmica das relações conjugais, laços de parentesco, aparência, geração de comando, desemprego, estresse ocupacional)
3 Velhice: 3.1 Características da velhice (ajustamento às alterações na família, às alterações corporais, aposentadoria, saúde, amigos, luto) 3.2 O ciclo de vida familiar
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas e interativas, com uso de mídia digital. Leitura de textos selecionados, seminários teóricos integradores, elaboração de mapas conceituais e resenhas. Integração da teoria com a prática através de situações reais, casos clínicos e experiências pessoais.
5 AVALIAÇÃO Serão utilizados como instrumentos de avaliação: provas teóricas, trabalhos individuais e grupais, análise conjunta (aluno e professor) do desempenho do estudante nas competências e habilidades inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA ABERASTURY DE PICHÓN RIVIÈRE, Arminda. Adolescência normal: um enfoque psicanalítico. Porto Alegre: Artmed, 1992, 1991, 1981. BEE, Helen. O ciclo vital. Porto Alegre: Artmed, 1997. PAPALIA, Diane E. Desenvolvimento humano. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, 2000.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ABREU, Maria Celia. Velhice: uma nova paisagem. São Paulo: Editora Ágora, 2017. COSTA, Gley P. Conflitos da vida real. Porto Alegre: Artmed, 2006. 1997. ERIKSON, Erik H. O ciclo de vida completo. Porto Alegre: Artmed, 1998. KÜBLER-ROSS, Elizabeth. Sobre a morte e o morrer. 8. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. OUTEIRAL, José. Ottoni. Adolescer: estudos sobre adolescência. 3.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008.
|