DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: DESENVOLVIMENTO HUMANO I Código: 70-769 Carga Horária: 30 horas Teórica: --- Prática: 30h Nº de Créditos: 02
1 EMENTA Desenvolvimento psicológico: conceitos e controvérsias. Desenvolvimento humano na perspectiva psicanalítica. Desenvolvimento cognitivo e moral da criança. Relação mãe-bebê. Fatores socioambientais e familiares no desenvolvimento da criança.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos Espera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:
3 CONTEÚDO CURRICULAR 1 Desenvolvimento e infância: 1.1 Conceito de desenvolvimento, origem e evolução das teorias 1.2 Descoberta da infância: o sentido da infância. Retrospectiva histórica
2 Psicologia da relação mãe/ bebê: 2.1 A ansiedade especifica da gravidez 2.2 Desenvolvimento pré-natal 2.3 O recém-nascido: suas capacidades sensoriais e interacionais 2.4 O bebê e a interação com a mãe, primeiras indicações psíquicas 2.5 Teoria do apego (Bowlby)
3 Características típicas do desenvolvimento psicomotor e de linguagem na infância 4 Desenvolvimento humano na perspectiva psicanalítica: 4.1 A constituição do sujeito psíquico segundo Freud 4.1.1 Fases do desenvolvimento psicossexual 4.1.2 Complexo de Édipo como estruturante psíquico 4.1.3 Instauração psíquica e sua função na estrutura do sujeito
4.2 A visão psicanalítica do desenvolvimento infantil de Anna Freud 4.2.1 Diretrizes do desenvolvimento no pensamento de A. Freud 4.2.2 A regressão como um princípio no desenvolvimento normal
4.3 Contribuição de Melanie Klein e funções psicológicas 4.3.1 A estrutura do sujeito e as posições esquizo-paranóide e a posição depressiva 4.3.2 Reparação – superego primitivo e complexo de Édipo precoce – inveja 4.3.3 As fantasias e o brincar na infância
4.4 Winnicott e seus princípios sobre o desenvolvimento 4.4.1 O papel do espelho da mãe e da família no desenvolvimento infantil 4.4.2 A função dos objetos transicionais 4.4.3 Dissociação primária 4.4.4 O brincar, o uso do objeto e a identificação 4.4.5 Experiência cultural e suas influências psíquicas
5 O desenvolvimento cognitivo e moral da criança 5.1 Desenvolvimento do pensamento segundo Piaget 5.2 Desenvolvimento moral em Piaget 5.3 Desenvolvimento moral em Kohlberg
6 Influência de fatores socioambientais e familiares no desenvolvimento infantil
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas e interativas, com uso de mídia digital. Leitura de textos selecionados, seminários teóricos integradores, elaboração de mapas conceituais e resenhas. Integração da teoria com a prática através de situações reais, casos clínicos e experiências pessoais.
5 AVALIAÇÃO Serão utilizados como instrumentos de avaliação: provas teóricas, trabalhos individuais e grupais, análise conjunta (aluno e professor) do desempenho do estudante nas competências e habilidades inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BEE, Helen L.; BOYD, Denise. A Criança em desenvolvimento. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011, 2003, 1996. (10) BIAGGIO, Angela M. Brasil. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 2001, 2000, 1998, 1991. (12) PAPALIA, D. e.; Olds, S. W.; FELDMAN, R. D. O mundo da criança: da infância à adolescência. São Paulo: McGraw-Hill, 2009. (6)
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GOLSE, B. O desenvolvimento afetivo e intelectual da criança. Porto Alegre: Artmed, 1998. (3) MAHLER, Margaret S; PINE, Fred; BERGMAN, Anni. O nascimento psicológico da criança: simbiose e individuação. Porto Alegre: Artmed, 1993. (3) PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel, 2002, 1993. (5) SOIFER, R. Psicologia da gravidez: parto e puerpério. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992. (5) SPITZ, René A. O primeiro ano de vida. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (2)
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