Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Tópicos em Cardiologia

Código: 40-660

Carga Horária: 30 horas

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Rotinas ambulatoriais e em enfermaria de cardiologia. Avaliação das principais queixas cardiológicas do dia-a-dia. Principais doenças valvulares com enfoque na fisiopatologia e propedêutica. Introdução aos principais exames complementares em valvulopatias. Hipertensão arterial sistêmica essencial e secundária. Diagnóstico e tratamento da hipertensão secundária. Síndromes coronarianas agudas e angina estável. Emergências em cardiologia.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • Habilitar o aluno nos principais quadros clínicos cardiológicos de importância em saúde pública.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR

  1. Vivência da prática de um consultório e enfermaria médica de cardiologia
  2. Exercício prático dos diagnósticos diferenciais das principais queixas cardiológicas
  3. Reconhecimento dos principais sinais de doenças cardíacas no exame físico
  4. O processo de decisão diagnóstico e o diagnóstico diferencial
  5. Métodos de investigação complementares
  6. Orientação terapêutica
  7. O registro das observações
  8. Hipertensão arterial sistêmica essencial e causas secundárias de hipertensão
  9. Complicações – lesões de órgão alvo da hipertensão: renais, cerebrais e cardiovasculares
  10. Doenças valvulares
  11. Doenças valvulares e gestação
  12. Febre reumática
  13. Endocardite infecciosa
  14. Suporte Básico de Vida
  15. Fibrilação Ventricular e Taquicardia ventricular sem pulso
  16. Bradicardia e Assistolia Ventricular
  17. Taquicardias estáveis e instáveis e atividade elétrica sem pulso
  18. Síndromes coronárias agudas
  19. Aneurisma de aorta e dissecção aórtica
  20. Crise hipertensiva

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas utilizando-se de mídia digital como recurso. Aulas práticas em subgrupos no contexto ambulatorial e hospitalar. Acompanhamento, supervisão e execução de Anamneses e Exames Físicos de pacientes. Utilização de estratégias metodológicas ativas como método de ensino aprendizagem.

 

5 AVALIAÇÃO

Frequência, participação, comprometimento e responsabilidade com o examinado, trabalhos didáticos, provas teóricas, provas práticas ambulatoriais e hospitalares. Disciplina com a rotina do exame clínico.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GOLDMAN, Lee., AUSIELLO, Dennis., Ed. Cecil: Tratado de Medicina Interna. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LONG, Dan L. Harrison’s principles of internal medicine. 18.ed. [S.l]: McGraw-Hill, 2011.

PORTO, Celmo Celeno. Doenças do coração: prevenção e tratamento. 2.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DIAMENT, Jayme; FORTI, Neusa; GIANNINI, Sergio Diogo. Cardiologia Preventiva: Prevenção Primária e Secundária. São Paulo: Atheneu, 2000.

LOPES, Antonio Carlos; WARD, Laura Sterian; GUARIENTO, Maria Elena. Medicina Ambulatorial. São Paulo: Atheneu, 2006.

SERRANO JÚNIOR, Carlos V. (Org.), STEFANINI, Edson (Org.), TIMERMAN, Ari. Tratado de cardiologia. 2.ed. São Paulo: Manole, 2008. 2v.

STEFANINI, Edson; KASINSKI, Nelson; CARVALHO, Antonio Carlos. Cardiologia: Guia de Medicina Ambulatorial e Hospitalar da UNIFESP-EPM. São Paulo: Manole, 2009.

TOPOL, Eric J. Tratado de Cardiologia. Vol. 1 e 2. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

 

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