DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Internato em Saúde Coletiva e Saúde Mental Código: 40-646 Carga Horária: 495 horas Teórica: 99 Prática: 396 Número de Créditos: 33
1 EMENTA Ações de prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e recuperação dos agravos mais prevalentes à saúde do indivíduo, família e comunidade. Abordagem psiquiátrica das situações mais frequentemente encontradas. Psicologia médica em psiquiatria.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos
3 PROGRAMA Distribuição dos estágios: O estágio terá a duração de 90 dias. O rodizio dos alunos será a cada 30 dias, onde ele optará pela realização em três Unidades Básicas de Saúde.
Atividades a serem desenvolvidas: a) Clínica Assistencial dirigida a grupos prioritários: crianças, adolescentes, adultos, mulheres e idosos. b) Acompanhamento de Atividades de Saúde Pública, com ações em gestão, monitoramento e acompanhamento de prioridades em saúde.
4 Conteúdo do Programa Teórico 1. Saúde da Criança e do Adolescente Avaliação de desenvolvimento e puericultura Manejo de doenças comuns na infância e adolescência Abordagem da violência, abusos, uso de drogas e sexualidade 2. Saúde da Mulher Atenção pré-natal em atenção primária Climatério e menopausa Anticoncepção 3. Saúde do Adulto e do Idoso Manejo da HAS em atenção primária Tratamento e prevenção das complicações do Diabetes Mellitus Abordagem da saúde do homem Atenção ao HIV/AIDS em atenção primária Uso de protocolos clínicos e MBE: manejo da criança e do adulto com Dengue Dor crônica e dor musculoesquelética Cefaleias Saúde Mental - diagnóstico, manejo e encaminhamento de problemas comuns: depressão; transtornos de ansiedade; dependência química. Manejo farmacológico dos psicofármacos mais utilizados em Atenção Primária. 4. Medicina de Família Ferramentas da medicina de família - Genograma e conferência familiar. Ciclos de vida individuais e familiares - Prevendo pontos de transição e crises familiares. Relação médico-paciente-família. 5. Atendimento humanizado, contextualizado e ético
5 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas, com abordagem de temas relevantes em saúde coletiva e saúde mental, com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em subgrupos, desenvolvidas na rede de saúde pública municipal hospitalar e ambulatorial (UBS, CAPS AD, CAPS II, Ambulatório de Saúde Mental, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, entre outros). Os alunos são divididos em grupos e distribuídos nas atividades de assistência, visita domiciliar, condução, organização e integração de grupos de atendimento e trabalho e gerenciamento de práticas comunitárias.
6 AVALIAÇÃO As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa, decorre da observação diária do desempenho dos alunos nas atividades práticas assistenciais e educaionais e feedback dos atendimentos/encaminhamentos realizados. A avaliação somativa ocorre por meio de avaliações teóricas e/ou práticas. A avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos do internato.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA LUNA, Rafael Leite; SABRA, Aderbal. Medicina de Família – Saúde do Adulto e do Idoso. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. MIGUEL, Eurípedes Constantino; GENTIL, Valentim; GATTAZ, Wagner Farid. Clínica Psiquiátrica. 1ª ed. São Paulo: Manole, 2011. SARTORI, Marair Gracio Ferreira; SUE YAZAKI, Sun. Saúde da Mulher – Bases da Medicina Integrada. 1ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARSANO, Paulo Robert; BARBOSA, Rildo Pereira; GONÇALVES, Emanoela. Saúde da Criança e do Adolescente. São Paulo: Editora Érica, 2014. BRAGA, Cristina; GALLEGUILLOS, Tatiana Gabriela Brassea. Saúde do Adulto e do Idoso. São Paulo: Editora Érica, 2014. LEMOS, A. Ivan de. Dor Crônica – Diagnóstico, Investigação e Tratamento. 1ª ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007. Moreira Costa. Saúde da Mulher - Na Diversidade do Cuidado na Atenção Básica. São Paulo: SILVA, Raimunda Magalhâes da; VIEIRA, Luiza Jane Eyre de Souza; COLLARES, Patrícia THORNICROFT, Graham; TANSELLA, Michele. Boas Práticas em Saúde Mental Comunitária. São Paulo: Manole, 2009.
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