DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Internato em Pediatria Código: 40-645 Carga Horária: 495 horas Teórica: 99 Prática: 396 Número de Créditos: 33
1 EMENTA Conhecimentos básicos preventivos e terapêuticos das situações prevalentes na infância objetivando a promoção de crescimento e desenvolvimento adequados da criança. Atendimento básico, preventivo e/ou terapêutico a nível ambulatorial, emergencial, em enfermarias e unidade neonatal (com ênfase no alojamento conjunto).
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos Espera-se que esta unidade curricular contribua para a aquisição das seguintes competências, habilidades e atitudes:
3 PROGRAMA DO INTERNATO EM PEDIATRIA Os alunos do Internato em Pediatria são divididos em três grupos nas áreas de: a) Ambulatório b) Internação (que compreende as áreas de Enfermaria e Emergência) e Neonatologia c) Especialidades Pediátricas: Intensivismo, Pneumologia, Gastroenterologia e Cirurgia Pediátrica
A rotação entre áreas de estágio ocorre a cada 30 dias. No estágio de Especialidades Pediátricas o aluno optará em uma entre as quartro oferecidas. Obrigatoriedade de reuniões clínico científicas semanais, com discussão de casos clínicos e seminários específicos na temática.
Conteúdo do Programa Teórico: 1. Cardiopatias congênitas 2. Febre reumática 3. Endocardite: diagnóstico, tratamento e profilaxia 4. Hipertensão arterial sistêmica na criança 5. Parada cardiorrespiratória e reanimação na criança 6. Infecções sexualmente transmissíveis 7. Reações alérgicas 8. Piodermites 9. Micoses superficiais 10. Dermatozoonoses 11. Farmacodermias 12. Dermatites de fralda 13. Acne vulgar 14. Obesidade 15. Constipação funcional 16. Icterícia neonatal 17. Malformações do trato digestivo 18. Abdome agudo 19. Doença do refluxo gastresofágico 20. Hepatites virais 21. Diarreias e doença inflamatória intestinal 22. Parasitoses intestinais 23. Problemas comuns em pacientes recém-nascidos 24. Prematuridade 25. Atendimento ao RN em sala de parto 26. Problemas respiratórios em RNs 27. Infecções em RNs e sepse neonatal 28. Anemias 29. Transfusões de sangue e componentes 30. Coagulopatias 31. Doenças Infecciosas 32. SIDA 33. Infecções Hospitalares 34. Princípios de Antibioticoterapia 35. Infecções congênitas STORCH 36. Infecções de via aérea superior 37. Síndrome da Mononucleose Infecciosa 38. Infecção urinária 39. Hipertensão arterial secundária 40. Malformações renais e da via urinária 41. Nefropatia do RVU 42. Litíase 43. Insuficiência renal aguda 44. Insuficiência renal crônica 45. Equilíbrio hidroeletrolítico e ácido básico 46. Proteinúria – Síndrome Nefrótico 47. Hematúria – Síndrome Nefrítico 49. Epilepsia 50. Cefaléia 51. Meningites 52. Asfixia perinatal 53. Retardo do desenvolvimento neuropsicomotor 54. Manejo do paciente imunossuprimido 55. Tratamento da dor 56. Pneumonias agudas e complicações 57. Asma, bronquiolite e sibilância do lactente 58. Doença pulmonar crônica da prematuridade 59. Tuberculose na criança 60. Fibrose cística 61. Artrites infecciosas 62. Lúpus eritematoso sistêmico 63. Artrite reumatoide juvenil 64. Choque séptico e choque hipovolêmico 65. Suporte respiratório e insuficiência respiratória aguda 66. Crescimento e desenvolvimento normal 67. Vacinas e screening neonatal 68. Atendimento humanizado, contextualizado e ético
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas, com abordagem de temas relevantes em pediatria, com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em subgrupos, desenvolvidas no centro de simulações e habilidades da URI, no contexto ambulatorial e hospitalar. As aulas que ocorrem no centro de simulação priorizam o treinamento para desenvolver habilidades na realização dos principais procedimentos no atendimento a criança e adolescente, mediante modelos e simulação de alta fidelidade. O atendimento ambulatorial e hospitalar é realizado pelos alunos internos, sob supervisão do professor/preceptor. Há discussão dos casos atendidos, com proposição de condutas. Estudos de caso, discussões em grupo e seminários são estratégias metodológicas priorizadas nesta unidade curricular.
5 AVALIAÇÃO As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa, decorre da observação diária do desempenho dos alunos nas atividades práticas assistenciais e feedback dos atendimentos clínicos realizados. A avaliação somativa ocorre por meio de avaliações teóricas e/ou práticas, mediante apresentações dos casos clínicos e seminários. A avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos do internato.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAMPOS JÚNIOR, Dioclécio.; BURNS, Dennis Alexandre Rabelo.; LOPEZ, Fábio Ancona. Tratado de Pediatria. Sociedade Brasileira de Pediatria. 2 vols. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. KLIEGMAN, Robert M.; STANTON, Bonita F.; GEME, Joseph St. SCHOR, Nina. Nelson. Tratado de Pediatria. 2 vols. 19ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. MARCONDES, Eduardo. Pediatria Básica. Tomo I – Pediatria Geral e Neonatal; Tomo II – Pediatria Clínica Geral e Tomo III – Pediatria Especializada. São Paulo: Sarvier, 2002.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FERNANDES, Tadeu Fernando. Pediatria Ambulatorial da Teoria à Prática. Rio de Janeiro: Atheneu, 2016. FONSECA LIMA, Eduardo Jorge da; SOUZA, Márcio Fernando Tavares de; BRITO, Rita de Cássia Coelho Moraes de. Pediatria Ambulatorial – IMIP. Rio de Janeiro: MedBook, 2017. LEÃO, Ennio. Pediatria Ambulatorial. 5ª ed. Belo Horizonte: Coopmed Editora Médica, 2013. PESSOA, José Hugo de Lins. Puericultura- Conquista da Saúde da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: Atheneu, 2013. SUCUPIRA, Ana Cecília Silveira Lins; KOBINGER, Maria Elisabeth Benfatti Arruda; SAITO, Maria Ignez; BOURROUL, Maria Lúcia de Moraes; ZUCCOLOTTO, Sandra Maria Callioli. Pediatria em Consultório. 5ª ed. São Paulo: Sarvier, 2000.
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