Plano de Ensino

Medicina

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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Ética Médica e Bioética

Código: 40-633

Carga Horária: 30 horas Teórica: 30 Prática: ---

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Fundamentos da Ética. Ética profissional. Aspectos Gerais da Deontologia Médica. Fundamentos da Bioética.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • Compreender os fundamentos e princípios éticos e bioéticos aplicados na profissão médica.

 

2.2 Objetivos Específicos

  • Conhecer as normas éticas e jurídicas atribuídas à profissão de médico e demonstrar compromisso com as responsabilidades profissionais.
  • Conhecer os princípios de Bioética e Deontologia Médica.
  • Reconhecer princípios e valores que orientam a relação do médico com pacientes, familiares, alunos, colegas e pessoas vulneráveis.
  • Demonstrar capacidade de trabalho em equipe e de liderança.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR

Fundamentos da Ética

Ética profissional

Aspectos gerais da Deontologia Médica:

Responsabilidade

Exercício Profissional

Código de Ética Médica

Ética no direito das diferentes culturas brasileiras

Direitos dos pacientes

Fundamentos da Bioética

Introdução à Bioética

Evolução histórica, conceitos e princípios

Situações polêmicas envolvendo vida e saúde

Eutanásia

Distanásia

Ortotanásia

Aborto

Transplantes

Saúde reprodutiva

Pesquisa com seres humanos e animais

Engenharia genética

Saúde pública e alocação de recursos

A ética médica e as novas tecnologias na área da saúde

 

4 METODOLOGIA

Aulas expositivas dialogadas com material didático apresentado em mídia digital. As estratégias metodológicas poderão incluir leitura de textos selecionados referentes ao conteúdo curricular com exigência de preparação dos textos antecipadamente a aula. Integração da teoria com a prática através de situações reais, casos clínicos e experiências pessoais. Progressão ao longo do semestre, de aulas expositivas para seminários, que favoreçam a participação mais ativa dos alunos.

 

5 AVALIAÇÃO

O processo avaliativo do discente será realizado por meio de avaliações: a competência cognitiva será mensurada por provas teóricas dissertativas e/ou objetivas, trabalhos orais e/ou escritos, individuais ou coletivos. A competência comportamental poderá ser verificada através das atividades realizadas na forma coletiva (grupos). Levando-se em consideração o semestre, no mínimo uma avaliação será individual, podendo a outra avaliação ser coletiva (realizada em grupos). Os trabalhos escritos, excetuando-se a prova deverão seguir as normas metodológicas constantes do Manual de Normas da URI, podendo ser em formato artigo científico/resumo expandido ou resumo simples.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ENGELHARDT, H. Tristram. Fundamentos da Bioética. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2013, 2011, 2004, 1998.

JONSEN, Albert R; SIEGLER, Mark; WINSLADE, William J. Ética Clínica. Abordagem Prática para decisões éticas na medicina clínica. São Paulo: Mc. Graw Hill, 2012.

SEGRE, Marco; COHEN, Claudio (Org.). Bioética. 3ª ed. São Paulo: Edusp, 2008, 2002, 1999.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

COLTRI, Marcos. DANTAS, Eduardo. Comentários ao código de ética médica. Rio de Janeiro: GZ Editora, 2010.

FORTES, Paulo Antônio de Carvalho; ZOBOLI, Elma Lourdes Campos Pavone (Org.). Bioética e saúde pública. São Paulo: Loyola, 2003.

FRANÇA, Genival Veloso de. Comentários ao código de ética médica. 6.ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 2010.

SGRECCIA, Elio. Manual de Bioética. São Paulo: Princípia, 2009.

WACHTER, Robert M. Compreendendo a segurança do paciente. Porto Alegre: Artmed, 2010, 2013.