DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Promoção e Prevenção em Saúde II Código: 40-620 Carga Horária: 30 horas Teórica: --- Prática: 30 Número de Créditos: 02
1 EMENTA Estratégias de prevenção à saúde baseadas no Programa Nacional de Promoção à Saúde. Estratégias de promoção e prevenção da saúde baseadas no Programa Municipal de Saúde.
2 OBJETIVO 2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos Nesta disciplina, espera-se que o aluno adquira habilidades e competências para:
3 CONTEÚDO CURRICULAR Estratégias de prevenção nos eixos do PNPS: Alimentação Saudável Práticas Corporais/Atividade Física Tabagismo Álcool e outras drogas Acidentes de trânsito Prevenção à Violência Desenvolvimento Sustentável Programas Municipais de Saúde Atividade prática em prevenção de saúde Atendimento humanizado, contextualizado e ético Educação permanente em saúde/compreensão das necessidades da equipe de saúde.
4 METODOLOGIA Aulas teórico-práticas com a utilização de material didático expositivo dialogado e interativo, utilizando as estratégias metodológicas ativas como método de ensino aprendizagem. Observação e participação ativa nas diversas práticas de saúde comunitária. Estudos de Caso e avaliação de indicadores clínicos – epidemiológicos com base em situações vivenciadas no SUS (Unidade Básica de Saúde e território). Propostas para resolução de casos vivenciados com os usuários, equipes de saúde, instituições, entidades, dentre outros, com base nas prerrogativas da promoção e prevenção à saúde. Resolução de exercícios relacionados às vivências de usuários em situações de saúde/doença, analisados a partir do fazer médico comunitário. Participação e promoção de reuniões de equipes, potencializando propostas de educação permanente em saúde para a equipe. Acompanhamento e monitoramento do funcionamento de ações de educação em saúde com vistas a elucidar dúvidas, angústias e demandas/necessidades de usuários e suas coletividades. Saídas de campo, enaltecendo a visita domiciliar como prática médica comunitária. Monitoramento e avaliação de práticas. Leituras e discussões de artigos científicos, vídeos institucionais contemporâneos sobre a abrangência da promoção e prevenção em saúde no contexto comunitário. Atuação em instituições e entidades locais, pensando nas nuances da educação em saúde.
5 AVALIAÇÃO Frequência, participação, apresentações orais sob a forma de seminários e escritos, interação em equipe multidisciplinar e provas teórico/práticas no âmbito da assistência comunitária. Observância à postura crítico-clínico-reflexiva dos acadêmicos de medicina nas atividades solicitadas. Elaboração, apresentação e avaliação de diário de campo, a partir da atuação médica em cenários de prevenção e promoção da saúde em seus diversos contextos e nuances. Avaliação de atividades de promoção e prevenção à saúde em instituições e entidades diversas, observando postura, oratória, linguagem, conhecimento e comportamento acadêmico. Ponderação relacionada às habilidades e competências vinculadas à disciplina, por meio de instrumento próprio de avaliação a ser apresentado e discutido com os discentes. A avaliação será assim, diagnóstica e cognitiva.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CARREIRO, Denise Madi. Alimentação, problema e solução para doenças crônicas. São Paulo: Referência, 2008. DIEHL, Alessandra; CORDEIRO, Daniel Cruz; LARANJEIRA, Ronaldo. Dependência Química. Prevenção, Tratamento e Políticas públicas. Porto Alegre: Artmed, 2011. MELMAN, Jonas. Família e doença mental: repensando a relação entre profissionais de saúde e familiares. São Paulo: Escrituras, 2008, 2002.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ABRAMOVAY, Miriam; RUA, Maria das Graças. Violência nas escolas. 3. ed. Brasília: UNESCO, 2002. BRASIL. Ministério da Saúde. Política nacional de promoção da saúde. 3. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (BRASIL). A situação do tabagismo no Brasil. Rio de Janeiro: INCA, 2011. LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2012, 2001. NAHAS, Markus Vinícius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 4. ed. Londrina: Midiograf, 2006.
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