DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Epidemiologia Geral Código: 40-619 Carga Horária: 60 horas Teórica: 45 Prática: 15 Número de Créditos: 04
1 EMENTA Fundamentos da epidemiologia com ênfase nos principais indicadores epidemiológicos das doenças mais prevalentes na comunidade. Conceitos básicos em epidemiologia: incidência, prevalência, natalidade, mortalidade, população e amostras. Principais indicadores de saúde. Estabelecimento de diagnóstico e prioridades em Saúde Pública. Noções de medicina embasada em evidências.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos Espera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:
3 CONTEÚDO CURRICULAR Indicadores em saúde: mortalidade, morbidade e demográficos. Epidemiologia descritiva e diagnóstico populacional: distribuição das doenças no espaço e no tempo. Sistemas de informação em saúde. Tipos ou delineamentos de pesquisa/estudo: observacionais (transversal, coorte, caso-controle, ecológicos); de intervenção (ensaio clínico), revisão sistemática e metanálise. Ética em pesquisas envolvendo seres humanos. Delineando o estudo, definindo o melhor modelo de estudo de acordo com o tema a ser pesquisado. Amostragem: definição, tipos, critérios de seleção, recrutamento da amostra. Elaboração de questionários e instrumentos de coleta de dados. Causalidade em epidemiologia. Validade em estudos epidemiológicos. Introdução à estatística em epidemiologia: algumas aplicações. Saúde Baseada em Evidências (SBE): níveis de evidência e leitura crítica de artigos científicos.
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em grupos nos laboratórios de informática e/ou na própria sala de aula, mediante uso de tecnologia digital (notebook, tablet e outros). Resolução e discussão de questões, problemas, exercícios e casos. Integração dos conteúdos e práticas com a clínica interdisciplinar mantendo o foco no desenvolvimento do raciocínio clínico e aproximação com a saúde pública regional.
5 AVALIAÇÃO A avaliação será cognitiva por meio de provas teóricas dissertativo-objetivas e estudos complementares, teóricos e práticos. A avaliação diagnóstica se dará considerando o desempenho das competências e habilidades inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA BEAGLEHOLE R, BONITA R, KJELLSTRÖM T. Epidemiologia básica. São Paulo: Livraria Editora Santos, 2010, 2001. MEDRONHO, Roberto A (Coord.). Epidemiologia. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2015, 2011, 2009, 2006. PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, 2010, 2009, 2000.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ALMEIDA FILHO, Naomar de; ROUQUAYROL, Maria Zélia. Introdução à epidemiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006. FLETCHER RH, FLETCHER SW. Epidemiologia clínica: elementos essenciais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. HULLEY, Stephen B. (Et al.). Delineando a pesquisa clínica: uma abordagem epidemiológica. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008, 2003. JEKEL, James F; ELMORE, Joann G.; KATZ, David L. Epidemiologia, bioestatística e medicina preventiva. Porto Alegre: Artmed, 2005, 2002. MENEGHEL, Stela Nazareth (Org.). Caderno de exercícios de epidemiologia. 2. ed. Canoas: ULBRA, 2006.
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