DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Promoção e Prevenção em Saúde I Código: 40-614 Carga Horária: 30 horas Teórica: --- Prática: 30 Número de Créditos: 02
1 EMENTA Análise crítica e reflexiva sobre as diferentes abordagens em promoção de saúde. Aprendizagem e desenvolvimento de habilidades gerenciais em promoção da saúde: trabalho intersetorial, multidisciplinar, participativo e formação de redes de solidariedade. Territorialização.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos Nesta disciplina, espera-se que o aluno adquira habilidades e competências para:
3 CONTEÚDO CURRICULAR Princípios de medicina comunitária Atenção primária à saúde Estruturação da rede de assistência (referência e contra referência) Gestão e administração em saúde pública Territorialização e planejamento local em saúde Custo e benefício em atenção primária Níveis de prevenção e suas abrangências na atuação médica Compreensão dos elementos norteadores da promoção e prevenção à saúde Atividade prática de planejamento em promoção de saúde Saneamento e educação ambiental Atendimento humanizado, contextualizado e ético
4 METODOLOGIA Aulas teórico-práticas com a utilização de material didático expositivo dialogado e interativo, utilizando as estratégias metodológicas ativas como método de ensino aprendizagem. Observação e participação ativa nas diversas práticas de saúde comunitária. Estudos de Caso e avaliação de indicadores clínicos – epidemiológicos com base em situações vivenciadas no SUS (Unidade Básica de Saúde e território). Propostas para resolução dos casos vivenciados com base nas prerrogativas da promoção e prevenção á saúde. Resolução de exercícios relacionados aos níveis de prevenção analisados no fazer médico comunitário. Participação e promoção de reuniões de equipes, potencializando propostas de educação permanente em saúde. Saídas de campo. Monitoramento e avaliação de práticas. Leituras e discussões de artigos científicos, vídeos institucionais contemporâneos sobre a abrangência da promoção e prevenção em saúde no SUS. Atuação em instituições e entidades locais, pensando nas nuances da educação em saúde comunitária.
5 AVALIAÇÃO Frequência, participação, apresentações orais sob a forma de seminários e escritos, interação em equipe multidisciplinar e provas teórico/práticas no âmbito da assistência comunitária. Elaboração de diário de campo, a partir da atuação médica em cenários selecionados. Avaliação de atividades de promoção e prevenção à saúde em instituições parceiras, observando postura, oratória, linguagem, conhecimento e comportamento acadêmico. Ponderação relacionada às habilidades e competências vinculadas à disciplina, por meio de instrumento próprio de avaliação a ser apresentado e discutido com os discentes. A avaliação será assim, diagnóstica e cognitiva.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA COSTA, Elisa Maria Amorim da; CARBONE, Maria Herminda. Saúde da família: uma abordagem multidisciplinar. 2. ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2010, 2004. ESHERICK, Joseph; CLARK, Daniel S.; SLATER, Evan D. Current: diretrizes clínicas em atenção primária à saúde. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. VECINA NETO, Gonzalo; MALIK, Ana Maria. Gestão em Saúde. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DUNCAN, Bruce B; SCHMIDT, Maria Inês; GIUGLIANI, Elsa R. J. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. GALLEGUILLOS, Tatiana Gabriela Brassea. Epidemiologia. Indicadores de Saúde e Análise de Dados. São Paulo: Editora Érica, 2012. NITA, Marcelo Eidi, et al. Avaliação de tecnologias em saúde: evidência clínica, análise econômica e análise de decisão. Porto Alegre: Artmed, 2010. NODARI, Cristine Hermann. Inovação na Atenção Primária a Saúde. São Paulo: Editora Edgard Blucher, 2011. ROCHA, Aristides Almeida; CESAR, Chester Luiz Galvão, RIBEIRO, Helena. Saúde Pública: bases conceituais. São Paulo: Atheneu, 2013.
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