DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: MORFOLOGIA HUMANA II Código: 20-325 Carga horária: 270 horas Nº de Créditos: 18
1EMENTA Estudo morfofuncional, histológico e embriológico integrado dos sistemas: respiratório, digestório, gênito urinário, nervoso central e endócrino e suas correlações clínicas. Estesiologia.
2 OBJETIVOS
Objetivos Gerais
Objetivos Específicos Espera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências:
3 CONTEÚDOS CURRICULARES
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas e interativas, com a utilização de recursos multimídia. Os conteúdos curriculares teóricos e práticos terão abordagem interdisciplinar, com docentes de diversas áreas, visando a integração e aproximação com a clínica. As aulas práticas e/ou teórico-práticas serão desenvolvidas nos laboratórios de práticas multidisciplinares. O estudo macro e microscópico em modelos anatômicos e peças biológicas, terá ênfase na correlação funcional e clínica dos sistemas estudados. Serão adotadas estratégias metodológicas ativas de ensino e aprendizagem. Elaboração de mapas conceituais, realização de seminários, resenhas, estudos de caso e confecção de atlas histológico estão entre as estratégias metodológicas previstas.
5 AVALIAÇÃO A avaliação será cognitiva por meio de provas teóricas dissertativo-objetivas, provas práticas e estudos complementares. A avaliação diagnóstica se dará considerando o desempenho das competências e habilidades inerentes aos objetivos da disciplina.
6 ACORDO DE CONVIVÊNCIA A sala de aula é um espaço privilegiado de convivência interpessoal, devendo ser um local harmonioso, pois a qualidade do processo de ensino-aprendizagem e da formação depende da qualidade das relações estabelecidas neste espaço. A sociedade atual vivencia um processo de grandes transformações tecnológicas, econômicas, políticas, sociais e culturais, aceleradas pelo processo de globalização de nossa época. Esta sociedade se caracteriza pela flexibilidade nas ocupações, tecnologias complexas e avançadas, produtividade elevada, consumismo, economia global, comunicação em tempo real, incertezas no campo científico e moral, inovações e mudanças aceleradas na cultura, nas formas de socialização, na política e no cotidiano, que acarretam dúvidas e insegurança na convivência social e ao mesmo tempo proporciona a busca de prazer pessoal pelos seres humanos. Para melhor vivência das experiências em sala de aula, e apreensão dos conteúdos com eficácia, se torna necessário um acordo de convivência em sala de aula, para que todas as relações e vínculos estabelecidos estejam pautados na segurança, confiança e no respeito mútuo possibilitando o crescimento individual e coletivo, bem como a satisfação pessoal no ensino-aprendizagem.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA: MOORE, Keith L. Embriologia clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, 2008. 2000, 1994. MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F; AGUR, Anne M. R. Anatomia orientada para a clínica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, 2001, 1992, 1985. STEVENS, Alan; LOWE, J. S. Histologia humana. 2. ed. São Paulo: Manole, 2001, 2016.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR KIERSZENBAUM, Abraham L. Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, 2008, 2004. MACHADO, Ângelo B. M. Neuroanatomia funcional. São Paulo: Atheneu, 2005, 2002. NETTER, Frank H. Atlas de anatomia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, 2000, 1998. ROSS, Michael H.; PAWLINA, Wojciech. Histologia: texto e atlas: em correlação com biologia celular e molecular. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, 2008, 1993. SCHOENWOLF Gary C. et al. Larsen - Embriologia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: 2016.
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