Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: BIOQUÍMICA E

Código: 20-323  

Carga horária: 60 horas

Nº de Créditos: 04

 

1 EMENTA

Água, pH e tampões. Estrutura e função de biomoléculas: aminoácidos, peptídeos, proteínas, lipídeos e carboidratos. Propriedades de enzimas. Metabolismo energético. Principais vias metabólicas e sua integração.

 

2 OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

- Identificar, comparar e explicar funções de substâncias orgânicas e inorgânicas nos organismos vivos, bem como suas estruturas, propriedades e transformações, destacando fenômenos bioquímicos e relacionando-os com fenômenos biológicos, fisiológicos e patológicos essenciais para a formação do Médico.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Espera-se que os alunos desenvolvam habilidades e competências para:

  • Aplicar bases bioquímicas no funcionamento celular.
  • Compreender bases bioquímicas de patologias relacionadas ao metabolismo e as consequentes alterações fisiológicas.
  • Conhecer a integração e a regulação metabólica e aplicá-las na bioquímica dos principais tecidos.
  • Demonstrar compromisso com a competência técnica e com o conhecimento científico.
  • Aplicar os princípios bioquímicos na leitura de artigos técnico-científicos.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

  • Estrutura e função de aminoácidos, peptídeos e proteínas
  • Enzimas
  • Estrutura e função de lipídeos
  • Estrutura e função de carboidratos
  • Bioenergética
  • Fosforilação oxidativa
  • O ciclo do ácido cítrico (Ciclo de Krebs)
  • Glicólise e catabolismo das hexoses
  • Oxidação dos ácidos graxos
  • Biossíntese de carboidratos
  • Biossíntese de lipídeos
  • Metabolismo de aminoácidos
  • Produção de ureia
  • Metabolismo de nucleotídeos
  • Integração e regulação do metabolismo
  • Patologias relacionadas ao metabolismo

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas e interativas, com uso de mídia digital e lousa. Resolução e discussão de exercícios e/ou artigos científicos, focando na integração dos conteúdos com a clínica interdisciplinar e mantendo o foco no desenvolvimento do raciocínio clínico dos alunos.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada através da discussão de artigos científicos e/ou casos clínicos, bem como de provas teóricas, focando no aprendizado dos alunos relativo às habilidades e competências desenvolvidas ao longo da disciplina. Também será avaliada a frequência e participação do aluno em sala de aula.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HARVEY, Richard A; FERRIER, Denise R. Bioquímica ilustrada. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

NELSON, David L; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

RIEGEL, Romeo Ernesto. Bioquímica. 3. ed. São Leopoldo: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2012, 2001.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BAYNES, John W; H. Dominiczak, Marke. Bioquímica Médica. 2. ed. São Paulo: Elsevier, 2015.

BERG, Jeremy Mark; TYMOCZKO, John L.; STRYER, Lubert. Bioquímica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014, 2010, 2008.

CAMPBELL, Mary K.; FARRELL, Shawn O. Bioquímica. v.1, v.2, v.3. São Paulo: Cengage Learning, 2011, 2008.

DEVLIN, Thomas M (Coord.). Manual de bioquímica com correlações clínicas. São Paulo: Edgard Blucher, 1997.

MOTTA, Valter T. Bioquímica clínica: princípios e interpretações. 3. ed. Porto Alegre: Médica Missau, 2000.

VOET, Donald; VOET, Judith G; PRATT, Charlotte W. Fundamentos de bioquímica. Porto Alegre: Artmed, 2013, 2008, 2002.

 

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