Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador – Projetos de Infraestrutura e Superestrutura

Código: 30-357

Carga horária: 60h (Teórica: 30h) (Prática: 30h)

Créditos: 03

Pré-Requisitos: 30-355

Correquisitos: 30-354

 

EMENTA

Estudo dos aspectos estruturais de fundações. Concepção e compatibilização de projetos estruturais. Dimensionamento de fundações e estruturas de concreto. Desenvolvimento de projeto de fundações e estruturas de concreto.

 

OBJETIVOS

Proporcionar condições de realizar a concepção e dimensionamento da superestrutura e infraestrutura, visando conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Introduzir a interdisciplinaridade na área de projetos de fundações e estrutural;

- Analisar investigações geotécnicas de um terreno e determinar as possíveis alternativas de fundações;

- Interpretar normas técnicas correlatas e aplicá-las em projetos de fundações e estruturas de concreto;

- Realizar o dimensionamento das fundações e estruturas de concreto;

- Verificar a concepção e a compatibilização do projeto estrutural com projetos complementares;

- Elaborar o projeto de fundações e estruturas de concreto;

- Ser capaz de formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto;

- Ser capaz de formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas;

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador – Projetos de Infraestrutura e Superestrutura será desenvolvido por meio da aplicação prática dos conceitos relacionados a concepção e dimensionamento de projeto de fundações e estruturas de concreto, buscando a resolução de problemas reais, por meio da sua análise e síntese, visando avaliar seus impactos e inserindo o acadêmico no processo como agente de transformação social. O projeto será conduzido levando em consideração as principais ferramentas disponíveis no mercado para o desenvolvimento de projetos no âmbito profissional do acadêmico. Para tanto, os alunos trabalharão em equipes, agregando o pensamento lógico e metodológico. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

Conforme descrito no manual de Procedimentos para Elaboração do Projeto Integrador – Projetos de Infraestrutura e Superestrutura.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CINTRA, J. C. A.; AOKI, N.; ALBIERO, J. H. Fundações Diretas: projeto geotécnico. São Paulo: Oficina de textos, 2011.

CINTRA, J. C. A.; AOKI, N.; ALBIERO, J. H. Fundações por estacas: projeto geotécnico. São Paulo: Oficina de textos, 2010.

CARVALHO, R. C.; PINHEIRO, L. M. Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado. São Paulo: PINI, 2009.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARAUJO, J. M. de. Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado. 2ª. Ed. 4v. Rio Grande: Dunas, 2009.

VELLOSO, D. A.; LOPES, F. R. Fundações. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, v.1, 2004, v.2, 2010.

Normas: NBR 6118 - Projeto e execução de obras de concreto Armado; NBR 6120 - Cargas para o cálculo de estrutura de edificações; NBR 6122 – Projeto e execução de fundações (2019).