Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Concreto Armado II

Código: 30-354

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-Requistos: 30345

Correquisitos: -

 

EMENTA

Ações sobre uma estrutura de concreto armado. Dimensionamento de lajes e detalhamento da armadura. Verificação do estado limite de serviço. Dimensionamento de escadas e detalhamento da armadura. Dimensionamento a compressão em Concreto Armado. Dimensionamento a flexão composta e oblíqua em concreto armado. Dimensionamento de Colunas em concreto armado e detalhamento da armadura. Dimensionamento de sapatas. Dimensionamento de blocos de coroamento de estacas. Aplicação em um projeto de edificações em concreto Armado.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades técnicas sobre estruturas de concreto armando, aplicadas a projetos estruturais, a fim de possibilitar ao egresso a atuação na área de dimensionamento, detalhamento e execução de estruturas em concreto armado atendendo as normas técnicas brasileiras, complementando a disciplina de Concreto Armado I. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Compreender e aplicar os carregamentos em lajes e escadas de acordo com as definições das normas técnicas, conferindo ao acadêmico a competência de distribuir cargas adequadamente nos elementos de lajes, vigas e pilares.

- Analisar e verificar o Estado Limite de Serviço desenvolvendo a habilidade de garantir a segurança nas estruturas.

- Dimensionar e detalhar as armaduras dos principais elementos estruturais do tipo lajes, escadas, pilares, blocos de coroamento e sapatas de fundação, desenvolvendo competências técnicas para aplicação dos conhecimentos em projetos estruturais.

- Projetar e determinar os parâmetros necessários conforme as prescrições das normas técnicas relacionadas ao projeto e execução da estrutura, aprimorando a capacidade de tomada de decisões relacionadas ao projeto e execução da estrutura.

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – LAJES E ESCADAS

Esta unidade visa desenvolver a técnica adequada para a aplicação e distribuição de cargas e ações em lajes de concreto armado para posterior verificação dos esforços gerados e com isso realizar o dimensionamento do elemento estrutural, realizando as verificações necessárias ao cisalhamento e flechas limites (ELS). Expandir o conhecimento adquirido em lajes para o elemento estrutural do tipo escada.

 

Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01: Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – DIMENSIONAMENTO A COMPRESSÃO

Desenvolver habilidades técnica para o dimensionamento ao esforço do tipo compressão, flexão composta e oblíqua em CA, aplicando ao cálculo de pilares intermediários, de extremidade e de canto, considerando as disposições construtivas determinadas por normas especificas. Realizar o detalhamento longitudinal e transversal do elemento dimensionado.

 

Atividade prática: Realização de atividade prática para a fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 02: Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – FUNDAÇÕES

Desenvolver a técnica adequada para o dimensionamento de elementos de fundações, do tipo bloco de coroamento e sapatas realizando o detalhamento dos elementos estruturais.

 

Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e visita a laboratório, os exercícios resolvidos terão caráter de problemas reais encontrados em projetos estruturais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de casos e problemas reais com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados no dimensionamento de estruturas de concreto armado.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARAUJO, Jose Milton de. Dimensionamento de pilares esbeltos de concreto armado. McGraw-Hill Do Brasil.

ARAUJO, Jose Milton de. Curso de Concreto Armado. 3. Ed. Rio Grande: Dunas, 2010. 4.v.

ARAUJO, Jose Milton de. Projeto Estrutural de Edifícios de Concreto Armado. 2. Ed. Rio Grande: Dunas, 2009. 4.v.

GUERRIN, A.; LAVAUR, R. C. Tratado de Concreto Armado. São Paulo: Hemus, 2002. 6.v.

FUSCO, P. B. Estruturas de Concreto Armando – solicitações normais. Ed. Guanabara Dois. Pini SP 1995.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARVALHO, R. C.; PINHEIRO, L. M. Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado. São Paulo: PINI, 2009.

LEONHARDT, F. Construções de Concreto. 6v., Rio de Janeiro: Interciência, 1982.

MONTOYA, J.; MESEGUER, A. G. Hormigón Armado. 12ª ed., Barcelona: Gustavo Gili, 1987.

PFEIL, W. Concreto Armado. 5ª ed., São Paulo: LTC, 1989.

Normas:

NBR 6118 - Projeto de estruturas de concreto – procedimento.

NBR 6120 - Cargas para o cálculo de estrutura de edificações.

NBR 7480 - Barras e fios de aço destinados a armadura para concreto armado.