Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto de Instalações Hidrossanitárias Prediais

Código: 30-349

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-343

Correquisitos: -

 

EMENTA

Instalações prediais de água fria. Instalações elevatórias prediais. Instalações prediais de água quente. Instalações prediais de esgoto sanitário. Instalações prediais de águas pluviais. Instalações prediais de combate a incêndio. Instalações de construção de fossas sépticas. Instalações prediais de gás.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa formar profissionais capazes de projetar e executar instalações prediais hidráulicas, sanitárias e de gás. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Tomar contato com simbologia usada em projetos hidrossanitários

- Manusear normas técnicas da área afim da disciplina;

- Transmitir todos os conhecimentos teóricos e práticos destes tipos de instalações, e contando-se para isto, com a elaboração de projetos específicos no decorrer do semestre;

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas para elaboração de projetos de instalações hidrossanitárias.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA

Trabalhar com sistemas de abastecimento e distribuição, capacidade de reservatórios, dimensionamentos, ramais e sub-ramais, colunas e barriletes, sucção e recalque, instalações e recalque de água e especificações para projeto de instalações de água fria, desenvolvendo habilidades para interpretação e elaboração de projetos.

 

Atividade prática 01: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA QUENTE

Trabalhar a estimativa de consumo, aquecimento elétrico à gás, aquecimento central e especificações para projeto de instalações de água quente, desenvolvendo habilidades para elaboração e interpretação desses projetos.

 

Atividade prática 02: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ESGOTO SANITÁRIO E ÁGUAS PLUVIAIS

Trabalhar a especificação e elaboração de projetos de esgoto sanitário e águas pluviais.

 

Atividade prática 03: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 01, 02 e 03.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia, como projetores de imagem e vídeo, e materiais concretos. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, podendo envolver a resolução de exercícios e problemas reais por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes à área de Projetos Hidrossanitários.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, apresentação de trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRENTANO, T. Instalações Hidráulicas de Combate a Incêndios nas Edificações: Hidrante, magontinho e chuveiros automáticos.  3ª ed., Porto Alegre: PUCRS, 2007.

CREDER; H. Instalações Hidráulicas e Sanitárias. 6. ed., Rio de Janeiro, LTC, 2006.

MACINTYRE, A. J. Instalações Hidráulicas Prediais e Industriais. 4.ed., Rio de Janeiro: LTC, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR5626-AF; NBR7198-AQ; NBR13714-ACI; NBR8160-ES; NBR7229-FS; NBR10844-AP; NBR13932-GLP; NBR 7229-TS; NBR 13969-TCE.

BORGES, R. S. Manual de Instalações Prediais Hidráulico-Sanitárias e de Gás. 4. ed., São Paulo: PINI, 2000.

BOTELHO, M. H. C.; RIBEIRO JUNIOR, G. de A. Instalações Hidráulicas Prediais. 2. ed., São Paulo: Edgard Blucher, 2007.

PRADO, Racini T. A. GONÇALVES, Orestes, M. ILHA, Mariana S. O. AMORIN, Sirmar e outros. Execução e manutenção de sistemas hidráulicos Prediais. São Paulo: PINI, 2000.

SALGADO, J. C. P. Instalação Hidráulica Residencial: a Prática do Dia-a-Dia. São Paulo: Érica, 2010.