DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Disciplina: Geotecnia Ambiental Código: 30-347 Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h) Créditos: 04 Pré-Requisitos: 30-342 Correquisitos: -
EMENTA Prospecção e monitoramento geoambiental. Transporte de poluentes no solo. Técnicas de Prevenção da Contaminação no solo. Estabilização de solo. Remediação de solos Contaminados. Barragens de Rejeitos. Túneis
OBJETIVOS A disciplina visa desenvolver habilidades sobre técnicas de prevenção e controle de contaminação do solo, além de apresentar formas de remediação de contaminantes no solo e as propriedades geotécnicas de materiais potencialmente poluentes. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados: - Ser capaz de compreender os conceitos sobre monitoramento geoambiental - Compreender as formas de transporte de poluentes no solo e as técnicas de prevenção - Ser capaz de entender as técnicas de estabilização de solo - Desenvolver capacidade para compreender as formas de remediação de solos contaminados - Ser capaz de compreender a melhor forma de construção de Barragens para Rejeitos e Túneis - Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos; - Realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos; - Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.
CONTEÚDOS CURRICULARES
UNIDADE DE ENSINO 01 – MONITORAMENTO GEOAMBIENTAL Esta unidade visa apresentar e trabalhar os conceitos relativos a investigação geoambiental e formas de monitoramento geotécnicos desenvolvendo competências para compreender o fenômeno sob diferentes condições.
UNIDADE DE ENSINO 02 – TRANSPORTE DE POLUENTES EM SOLOS Esta unidade visa apresentar os mecanismos de transporte de poluentes no solo, bem como os processos de adsorção e compatibilidade dos contaminantes no solo.
Atividade prática 01: Leitura e discussão de artigo sobre o assunto trabalhado
UNIDADE DE ENSINO 03 – ESTABILIZAÇÃO DE SOLOS Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades relativos a estabilidade mecânica e química de solos usando residuos, bem como especificações.
TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo o conteúdo da Unidade de Ensino 03.
UNIDADE DE ENSINO 04 – TÉCNICAS DE PREVENÇÃO E CONTROLE DA CONTAMINAÇÃO DO SOLO Esta unidade visa trabalhar as técnicas de prevenção e controle de contaminantes no solo como barreiras verticais e estanqueidade desenvolvendo competências para soluções inovadoras quanto aos problemas de contaminação de solos.
Atividade prática 02: Leitura e discussão de artigo sobre o assunto trabalhado
UNIDADE DE ENSINO 05 – TECNICAS DE REMEDIAÇÃO DE SOLOS Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades sobre remediação de solos contaminados, como é feito o gerenciamento das áreas contaminadas e as técnicas de remediação empregadas visando conceber, projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.
UNIDADE DE ENSINO 06 – BARRAGENS DE REJEITOS Está unidade de ensino visa apresentar os tipos de barragens de rejeito, os métodos construtivos desenvolvendo competências para compreender os critérios de escolha das técnicas de controle e monitoramento de barragens, assim como as particularidades de cada fase de estudo.
Atividade prática 03: Leitura e discussão de artigo sobre o assunto trabalhado
UNIDADE DE ENSINO 07 – TUNÉIS Está unidade de ensino visa apresentar os tipos de túneis, os métodos construtivos e formas de impermeabilização desenvolvendo competências para compreender os critérios de escolha das técnicas de controle e monitoramento, assim como as particularidades de cada fase de estudo.
Atividade prática 04: Leitura e discussão de artigo sobre o assunto trabalhado
METODOLOGIA Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios e problemas reais envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de Geotecnia.
AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, artigos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Na aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA MACIEL FILHO, Carlos Leite. Introdução à geologia de engenharia. 4.ed. Santa Maria: UFSM, 2011. BOSCOV, Maria Eugenia Gimenez. Geotecnia ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. QUEIROZ, Rudney C. Geologia e geotecnia básica para a engenharia civil. São Carlos: 2009.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR DAS, Braja M. Fundamentos de engenharia geotécnica. São Paulo: Cengage Learning, 2012. CAPUTO, Homero Pinto. Mecânica dos solos e suas aplicações. 4. ed. Rio de Janeiro: 2013. MATOS, Antonio Teixeira de; SILVA, Demetrius David da; PRUSKI, Fernando Falco. Barragens de terra de pequeno porte. Viçosa: UFV, 2013. COMITÊ BRASILEIRO DE BARRAGENS. Dicionário de barragens: linguístico. Porto Alegre: Nova Prova, 2010. ALMEIDA, Márcio de Souza S.; MARQUES, Maria Esther Soares. Aterros sobre solos moles: projeto e desempenho. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.
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