Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Mecânica dos Solos

Código: 30-342

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-Requisitos: 30338

Correquisitos: -

 

EMENTA

Índices físicos dos solos. Compactação do solo. Tensões no solo. Hidráulica dos solos. Compressibilidade do solo. Resistência ao cisalhamento do solo.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para compreender o que o solo representa para fins de engenharia no que diz respeito as propriedades físicas e ao seu comportamento mecânico e hidraúlico. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Ser capaz de compreender os índices físicos;

- Ser capaz de compreender as propriedades de compacidade;

- Ser capaz de compreender as propriedades hidráulicas (capilaridade e permeabilidade);

- Ser capaz de compreender a propagação e distribuição de tensões no solo;

- Ser capaz de compreender e conhecer as propriedades de compressibilidade e resistência;

- Ser capaz de analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos
simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação;

- Ser capaz de realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – ÍNDICES FÍSICOS

Esta unidade visa apresentar e trabalhar os conceitos relativos a índices físicos do solo, desenvolvendo competências para compreender as especificações, as relações e as aplicações de índices físicos para a determinação de parâmetros no desenvolvimento de projetos para soluções de engenharia.

 

Atividade prática 01: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – COMPACTAÇÃO DO SOLO

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades relativos a compactação dos solos, desenvolvendo competências para compreender a normativa e os procedimentos de ensaios de compactação, a influência da energia de compactação e os mecanismos envolvidos na estrutura de solos compactados visando formular e conceber soluções desejáveis de engenharia.

 

Atividade prática 02: Ensaio de compactação de solo em laboratório.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – TENSÕES NO SOLO

Esta unidade visa trabalhar os conceitos de tensões em um meio particulado, desenvolvendo competências para compreender o cálculo de tensões devido ao peso próprio do solo e devido à cargas externas, pressão neutra e tensões efetivas, visando formular e conceber soluções desejáveis de engenharia.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – HIDRAÚLICA DOS SOLOS

Esta unidade visa trabalhar os conceitos de permeabilidade e capilaridade nos solos, desenvolvendo competências para compreender os conceitos e cálculos relativos a cargas hidráulicas e forças de percolação, visando formular e conceber soluções desejáveis de engenharia para fluxo de água em obras de terra e seu respectivos traçado, assim como a utilização de filtros.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – COMPRESSIBILIDADE DO SOLO

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades relativos a compressibilidade do solo por adensamento, desenvolvendo competências para compreender o cálculo de recalques em solos argilosos visando formular e conceber soluções desejáveis de engenharia.

 

Atividade prática 03: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05.

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DOS SOLOS

Está unidade de ensino visa abordar os conceitos e cálculos de resistência de solos arenosos e argilosos, desenvolvendo competências para compreender os parâmetros de resistência dos solos e ainda formular e conceber soluções desejáveis de engenharia.

 

Atividade prática 04: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, podendo envolver resolução de exercícios e problemas reais com e sem auxílio de softwares específicos envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados à área de mecânica dos solos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, projetos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Na aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CAPUTO, H. P. Mecânica dos solos e suas aplicações. Rio de Janeiro: LTC, 1983. 4v.

PINTO, C. DE S. Curso básico de mecânica dos solos. 2.ed., São Paulo: Oficina de Textos, 2002.

VARGAS, M. Introdução à mecânica dos solos. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1981.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CRAIG, R. F. Craig, mecânica dos solos. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

LEINZ, V. Geologia geral. 13.ed., São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1998.

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. DE, FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. Decifrando a terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2003.

ORTIGÃO, J. A. R. Introdução à mecânica dos solos do estados críticos. 2.ed., Rio de Janeiro: LTC, 1995.

QUEIROZ, R. C. Geologia e geotecnia básica para engenharia civil. São Carlos: RIMA, 2009.