Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto de Edificações

Código: 30-341

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-330

Correquisitos: -

 

EMENTA

Necessidades humanas e organização espacial. Plano Diretor. Tipologia de espaços arquitetônicos. Condicionamentos dos espaços arquitetônicos: programa de necessidades e projetos arquitetônicos.

 

OBJETIVOS

Dotar o acadêmico de conhecimento teórico da Arquitetura, dando-lhe condições de perceber as funções dos espaços dentro da dinâmica e das inter-relações homem-espaço modificado (cidade). Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- analisar de forma crítica o espaço urbano e suas inter-relações

- capacitar o acadêmico para que este possa interpretar o plano diretor

- compreender as etapas para desenvolvimento de um projeto arquitetônico, a partir da elaboração de programa de necessidades, estudos preliminares, e anteprojeto arquitetônico, e demais etapas.

- desenvolver um projeto arquitetônico de edificação de forma a aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos.

 

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – ORGANIZAÇÃO ESPACIAL

Apresentar questões relacionadas ao ambiente urbano e suas inter-relações, especialmente do ponto de vista das interações entre áreas edificadas e não edificadas. Suscitar questionamentos acerca das relações entre usuários e a cidade. Desenvolver competências para entendimento da legislação urbana, em especial a de usos do solo, contidas nos planos diretores municipais.

 

Atividade prática 01: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – CONDICIONAMENTO DOS ESPAÇOS ARQUITETÔNICOS

Identificar as etapas do processo de desenvolvimento de projetos arquitetônicos, como a elaboração de um programa de necessidades, pré-dimensionamento, organograma de funções, fluxograma de circulações, partido geral, estudos preliminares, anteprojeto arquitetônico e projeto executivo.

Atividade prática 02: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01 – Resolução de estudo de caso sobre proposta de edificação cujo projeto será desenvolvido na unidade de ensino seguinte, consistindo na elaboração de programa de necessidades e pré-dimensionamento.

UNIDADE DE ENSINO 03 – PROJETO ARQUITETÔNICO

Desenvolvimento de projeto arquitetônico de edifício residencial e comercial, seguindo as etapas aprendidas na unidade de ensino 02, até a fase de anteprojeto.

 

Atividade prática 03: Realização de atividade prática para fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 02 – Elaboração de estudos volumétricos, baseados nas limitações e possibilidades do plano diretor, para o projeto a ser desenvolvido.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia, como projetores de imagem e vídeo, e materiais concretos. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de tarefas e exercícios projetuais com a aplicação dos conceitos apresentados e discutidos em aula.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, apresentação de trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MONTENEGRO, G. Desenho Arquitetônico. São Paulo: Edgard Blucher, 2002.

NEUFERT, E.; NEUFERT, P. Arte de Projetar em Arquitetura. 17.ed., São Paulo: Gustavo Gilli, 2004.

SILVA, E. Uma introdução ao projeto arquitetônico. Porto Alegre: Ufrgs Editora, 2006.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6492 - Representação de Projetos de Arquitetura. Rio de Janeiro: ABNT, 1994.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 16636-1 e 2 – Elaboração e desenvolvimento de serviços técnicos especializados de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Rio de Janeiro: ABNT, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050 - Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.

FLÓRIO, W. Projeto Residencial moderno e contemporâneo - Análise gráfica dos princípios de forma, ordem e espaço - Vol.1. São Paulo: Ed. Mackpesquisa, 2004.

MOLITERNO, A. Caderno de projetos de telhado em estruturas de madeira. Blucher, 1990.