Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Mecânica dos Sólidos II

Código: 30-279

Carga Horária: 80h (Teórica: 60h) (Prática: 20h)

Créditos: 04

Pré-Requisito: 30-273

 

EMENTA

Transformação de tensão. Tensões devido a esforços de flexão composta e de flexão oblíqua. Deflexão de vigas e eixos. Flambagem de colunas. Noções de dimensionamento no regime plástico dos materiais.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver competências técnicas de aplicação dos conceitos da mecânica dos sólidos, a fim de capacitar o egresso para atuar na área de dimensionamento estrutural. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Reconhecer e calcular tensões de flexão oblíqua e composta em elementos estruturais;

- Determinar deflexões em vigas e eixos por diferentes métodos;

- Determinar a carga crítica de flambagem em colunas com diversos tipos de apoios e dimensionar colunas de diferentes materiais segundo critérios de dimensionamento;

- Reconhecer elementos essenciais ao dimensionamento de elementos estruturais no regime plástico de deformação;

- Desenvolver a capacidade de interpretação destes dados;

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – TRANSFORMAÇÃO DE TENSÃO

Trabalhar com o conceito de transformação no estado plano de tensões, desenvolvendo competência para o cálculo das tensões principais e da tensão de cisalhamento máxima no plano, e determinação do Círculo de Mohr no estado plano de tensões.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – FLEXÃO COMPOSTA E OBLÍQUA

Trabalhar com tensões de flexão oblíqua e composta, desenvolvendo competência para o reconhecimento e cálculo de seus valores em elementos estruturais.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – DEFLEXÃO EM VIGAS E EIXOS

Trabalhar com o conceito de deflexão em elementos estruturais, desenvolvendo competência para o cálculo de seus valores em vigas e eixos, por diferentes métodos.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade de ensino 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – FLAMBAGEM DE COLUNAS

Trabalhar com o conceito de flambagem em elementos estruturais, desenvolvendo competência para o cálculo da carga crítica de flambagem em colunas com diversos tipos de apoios e para o dimensionamento de colunas de diferentes materiais segundo os critérios teóricos e normativos.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade de ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – NOÇÕES DE DIMENSIONAMENTO NO REGIME PLÁSTICO

Trabalhar com o conceito de dimensionamento de elementos estruturais no regime plástico de deformação, desenvolvendo competência para o reconhecimento de seus elementos teóricos e normativos básicos.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas poderão ser desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos, e a contextualização se dará através da resolução de problemas. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos (TDEs) no total de 20h, podendo envolver resolução de exercícios, estudos de caso, problemas reais, pesquisas bibliográficas, entre outros, por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes à área da Mecânica dos Sólidos.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, podendo ser por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, trabalhos, apresentação de trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão. Na apresentação do plano de ensino aos alunos, deverá ser informada a sistemática de avaliação da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BEER, F. P; JOHSTON Jr.; E. R. Resistência dos materiais. 3.ed., São Paulo: Makron Books, 2007.

HIBBELER, R. C. Resistência dos Materiais. 7.ed., Rio de Janeiro: Prentice Hall Brasil, 2010.

TIMOSHENKO, S. P.; GERE, J. E.; CARVALHO, J. R. de. Mecânica dos sólidos. Rio de Janeiro: LTC, 1994. 1.v.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GERE, J. M. Mecânica dos materiais. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

GOMES, S. C. Resistência dos materiais. Porto Alegre, Prodill, 1980.

NASH, W. Resistência dos materiais. 2. ed., São Paulo. McGraw-Hill, 1982.

ROCHA, A. M. da. Resistência dos materiais. Rio de Janeiro, LTC, 1969. 1.v.

POPOV, E. P. Introdução à mecânica dos sólidos. São Paulo: Edgard Blücher, 2008.