Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador – Tecnologias Sustentáveis - EC

Código: 30-260

Carga Horária: 60h (Teórica: 30h) (Prática: 30h)

Créditos: 03

Pré-Requisitos: 10-177

Correquisitos: 30-256

 

EMENTA

São trabalhados os fundamentos sobre as tecnologias sustentáveis e suas aplicações na área de engenharia, buscando oferecer benefícios a sociedade e ao meio ambiente.

 

OBJETIVOS

Despertar consciência ambiental desenvolvendo habilidades para elaboração de projetos tecnológicos sustentáveis na área de engenharia, posicionando o acadêmico como agente de transformação social e ambiental. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Ser capaz de compreender a legislação a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador – Tecnologias Sustentáveis - EC será desenvolvido por meio da aplicação prática dos conceitos relacionados as tecnologias sustentáveis, visando avaliar seus impactos e inserindo o acadêmico no processo como agente de transformação social. O projeto será conduzido levando em consideração as principais tecnologias sustentáveis na área de engenharia, desde a concepção de produtos e negócios até o aproveitamento de resíduos. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

Conforme descrito no manual de Procedimentos para Elaboração do Projeto Integrador – Tecnologias Sustentáveis - EC.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MANO, E. B.; PACHECO, É. B. A. V. BONELLI, C. M. C.. Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem. 2. ed. Edgard Blucher, 2010.

ANDRADE, R. O. B. de; CARVALHO, A. B.  de; TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 2002.

BRAGA, B. (Et al.). Introdução à engenharia ambiental: o desafio do desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KEELER, M.; BURKE, B. Fundamentos de projeto de edificações sustentáveis. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2018. 362 p.

HEYWOOD, HUW. 101 Regras básicas para edificações e cidades sustentáveis. São Paulo: Gustavo Gili, 2017. 271p.

CHING, Francis D. K.; SHAPIRO, Ian M. Edificações sustentáveis ilustradas. 1 ed. Porto Alegre: Bookman, 2027.279 p.

SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

SPERLING, Marcos Von. Princípios básicos do tratamento de esgotos. Belo Horizonte: DESA, 2009.