Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Projeto Integrador – Introdução ao Mundo Tecnológico - EC

Código: 30-240

Carga Horária: 60h

Créditos: 03

Pré-requisitos: -

Co-requisitos: 10-151

 

EMENTA

Inserção dos acadêmicos ao contexto de inovação e novas tecnologias, apontando o papel do engenheiro como agente transformador.

 

OBJETIVOS

Aprender de forma autônoma; Atuar em situações e contextos complexos; Conhecer e consolidar os conceitos básicos de inovações tecnológicas; Entender o papel do engenheiro no contexto da inovação.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES:

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador – Introdução ao Mundo Tecnológico - EC será desenvolvido por meio da resolução de problemas reais de forma autônoma, buscando o aprimoramento por inovação ou evolução, inserindo o acadêmico às tendências tecnológicas globais. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

AVALIAÇÃO

Conforme descrito no manual de Procedimentos para Elaboração do Projeto Integrador – Introdução ao Mundo Tecnológico EC.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

DRUCKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

DYM, C. L.; LITTLE, P. Introdução à engenharia: uma abordagem baseada em projetos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BURGELMAN, R. A.; CHRISTENSEN, C. M.; WHEELWRIGHT, S. C. Gestão estratégica da tecnologia e da inovação: conceitos e soluções. 5. ed. São Paulo: AMGH, 2012.

CORAL, E.; OGLIARI, A.; ABREU, A. F. Gestão integrada da inovação: estratégia, organização e desenvolvimento de produtos. São Paulo: Atlas, 2013.

GUSSOW, M. Eletricidade básica. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 2009.

SCHWAB, K. A Quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.

TIGRE, Paulo Bastos. Gestão da inovação: a economia da tecnologia no Brasil. 2. ed., rev. e atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.