Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Eletrotécnica

Código: 30-239

Carga Horária: 40h (Teórica: 30h) (Prática: 10h)

Créditos: 02

 

EMENTA

Sistemas de energia. Circuitos de Corrente Contínua. Circuitos em Corrente Alternada. Máquinas elétricas. Introdução a Instalações elétricas em Baixa Tensão. Dispositivos de proteção e comandos elétricos.

 

OBJETIVOS

Ao final da disciplina o aluno deve ser capaz de atingir, total ou parcialmente, as seguintes competências:

- Compreender como é feita a geração, transmissão, distribuição e consumo de energia no Brasil e como está relacionada ao cenário mundial;

- Solucionar problemas físicos numéricos de associação de resistências elétricas e consumo de potência em circuitos com associação de cargas em série, paralelo e mistas;

- Solucionar Problemas teóricos de circuitos com cargas Resistivas, Indutivas e Capacitivas, entender o conceito de Fator de Potência;

- Entender sistema trifásico de tensão, sendo capaz de calcular consumo e potência de sistemas trifásicos;

- Conhecer conceitos básicos de máquinas elétricas, tais como: transformadores, motores e geradores;

- Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, através de trabalhos teóricos e práticos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 - INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE ENERGIA

Entender como se desenvolve o sistema elétrico brasileiro, relacionando com o sistema elétrico mundial. Trabalhar os conceitos de geração, transmissão, distribuição e consumo, relacionando com o sistema que temos em nossa região.

 

Atividades Práticas: Experimentos em laboratório envolvendo o tema de sistemas de energia, conhecendo os principais equipamentos e grandezas envolvidas.

TDE 01: Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – CIRCUITOS E ASSOCIAÇÂO DE CARGAS RESISTIVAS

Desenvolver os conceitos básicos de circuitos, incluindo cálculo referente a associação de resistências elétricas e consumo de potência em circuitos com associação de cargas em série, paralelo e mistas. Relacionar estes cálculos com circuitos utilizados em situações cotidianas;

 

Atividades Práticas: Experimentos em laboratório envolvendo a associação de resistores e cálculos de potência. Resolução de exercícios teóricos envolvendo circuitos.

TDE 02: Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – CIRCUITOS COM CARGAS INDUTIVAS, CAPACITIVAS e RESISTIVAS – CÁLCULO DO FATOR DE POTÊNCIA

 

Trabalhar os conceitos de cargas indutivas, capacitivas e resistivas, relacionar com ligações existentes em ambiente industrial e comercial. Estudar formas de onda e fasores para entender o conceito de fator de potência e correção do mesmo. Realizar cálculos de correção de fator de potência.

 

Atividades Práticas: Experimentos em laboratório envolvendo circuitos RLC. Resolução de exercícios teóricos envolvendo circuitos RLC.

TDE 03: Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – SISTEMA TRIFÀSICO

Desenvolver os conceitos básicos do sistema trifásico de distribuição de energia, estudando formas de ondas, fasores, cálculo de potência, e consumo em sistemas trifásicos.

 

Atividades Práticas: Resolução de exercícios teóricos envolvendo circuitos trifásicos.

TDE 04: Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – MÁQUINAS ELÉTRICAS

Desenvolver os conceitos básicos referente aos transformadores, motores e geradores elétricos, entender os princípios de funcionamento e características importantes relacionadas aos equipamentos, aprender as informações necessárias para ligação e dimensionamento das máquinas elétricas.

 

Atividades Práticas: Experimentos em laboratório envolvendo análise e ligação de motores. Resolução de exercícios teóricos envolvendo transformadores e motores.

TDE 05: Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 05.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia, como projetores de imagem e vídeo, e materiais concretos. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, podendo envolver resolução de exercícios e problemas reais, entre outros, por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes à área da Construção Civil.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); relatórios de experimentos de laboratório e de outras atividades práticas (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais), e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais). As aulas com utilização de metodologia ativa (sala de aula invertida e/ou peer instruction ou outra) terão, especialmente, mas não exclusivamente, avaliação contínua, ou seja, avaliação constante do desempenho técnico, cognitivo e comportamental dos alunos para possíveis redirecionamentos metodológico/educativos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GUSSOW, Milton. Eletricidade básica. São Paulo: Makron Books, 2007.

COTRIM, Ademaro M.B. Manual de instalações elétricas. 5.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

CREDER, Hélio. Instalações elétricas. 15.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

IRWIN, J. David. Análise básica de circuitos para engenharia. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

NISKIER, Julio; MACINTYRE, A. Joseph. Instalações elétricas. 5.ed.Rio de Janeiro: LTC, 2008.

MAMEDE FILHO, João. Instalações elétricas industriais. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

MEIRELES, V. Cancela. Circuitos elétricos. Rio de Janeiro: LTC, 2007.

BESSONOV, L.;  KUZNETSOV, Boris  (Trad.). Applied electricity for engineers. Moscou: Mir Publishers, 1973.