Plano de Ensino

Engenharia Civil

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Expressão Gráfica

Código: 30-237

Carga Horária: 40h

Créditos: 02

Pré-Requisitos: -

 

EMENTA

Introdução ao desenho técnico. Normas para o desenho técnico. Fundamental de traçado à mão-livre. Letras e algarismos. Sistemas de representação. Primeiro e terceiro diedros. Projeção ortogonal de peças simples. Vistas omitidas. Proporções. Corte e seções. Cotagem.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver competências de comunicar-se eficazmente na forma gráfica. Para isto desenvolver o entendimento de uma visão espacial de desenho técnicoe o estudo das projeções ortogonais de acordo com as normas, bem como treinar técnicas de desenho à mão-livre e com instrumentos. Dotar o aluno de visão espacial com elementos tridimensionais e métodos de representação. Por fim, desenvolver no aluno a competência de projetar os diferentes elementos presentes nos projetos de Engenharia.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Apresentar os conceitos fundamentais de desenho técnico, a comunicação gráfica de ideias, diferenciando dos desenhos artísticos e os modos de representações. Apresentar as principais normas de desenho técnico aplicadas no Brasil, as formas de escrita normalizadas, os tipos de linhas, folhas de desenho, legendas, margens, listas de peças e escalas de trabalho. Para que o aluno adquira a competência de comunicar-se eficazmente de forma gráfica.

 

Atividade prática 01: Realização das margens e legendas nas folhas A4 e A3.

 

TDE 01 – Preenchera as folhas de Letreiros e Traçados

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – PROJEÇÕES ORTOGONAIS.

Apresentar o conceito de projeção ortogonais diferenciando o Método Europeu do Método American e representação em múltiplas vistas. Trabalhar a escolha de vistas interpretando quais são as vistas necessárias e suficientes. Também trabalhar os conceitos de vistas parciais, deslocadas e interrompidas. Desenvolvendo no aluno a competência de leitura e interpretação de desenhos técnicos bem como a modelagem de peças através das vistas ortogonais.

 

Atividade prática 02: Realização de desenhos a mão livre de vistas ortogonais de peças com geometria simples.

 

TDE 02 – Preenchera as folhas de exercícios de vistas ortogonais a mão livre.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 –CORTES E SEÇÕES.

Apresentar os modos de representar e cortar as peças através de cortes por planos paralelos ou concorrentes. Trabalhar as regras gerais dos cortes e os elementos que não são cortados além das representações convencionais diferenciando os cortes de seções. Também será trabalhado a utilização dos instrumentos de desenho técnico, tais como régua paralela, escalímetro, esquadros, compasso e gabaritos de circunferências. Desta forma criando no aluno a competência de interpretar os desenhos em corte.

 

Atividade prática 03: Realização de desenhos das vistas em corte e seções utilizando os instrumentos de desenho.

 

TDE 03 – Preenchera as folhas de exercícios de cortes e seções.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – PERSPECTIVAS.

Apresentar as formas de perspectivas existentes tais como as projeção paralela ou cilíndrica ilustrando a importância que estas tem em dar uma visão espacial tridimensional das peças representadas no papel. Trabalhas as perspectivas Cavaleiras e Isométricas. Desta forma trabalhar a competência de interpretação e de expressão gráfica tridimensionais representadas em uma folha de papel.

 

Atividade prática 04: Realização de desenhos de circunferências numa perspectiva qualquer. Desenhar a intersecção de superfícies quaisquer e desenhar uma perspectiva cavaleira e uma isométrica.

 

TDE 04 – Realizar os desenhos em perspectivas de componentes de máquinas nas folhas A3.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – COTAGEM.

Apesentar as normas e os aspectos gerais da cotagem bem como os elementos fundamentais presentes na cotagem. Trabalhar as inscrição das cotas nos desenhos e os critérios de cotagem.

 

Atividade prática 05: Execução dos exercícios de cotagem.

 

TDE 05 – Fazer a cotagem dos desenhos ortogonais nas folhas de TDE.

 

METODOLOGIA:

Visando desenvolver nos alunos as competências de comunicar-se eficazmente nas formas gráficas bem como projetar componentes, as aulas são desenvolvidas de forma variada e tem como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, podem ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares de CAD, e a contextualização ocorre através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos – TDEsno total de 10h, envolvendo aplicação prática e problemas reais por meio da aplicação dos conceitos trabalhados e inerentes aos projetos de Engenharia.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina propõe verificar se as competências pretendidas neste plano de ensino foram adquiridas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SILVA, Arlindo; RIBEIRO, C. Tavares; DIAS, João.Desenho técnico moderno. 5.ed., Rio de Janeiro: LTC, 2008.

FRENCH, T. Ewing. Desenho técnico e tecnologia gráfica. 8.ed. São Paulo: Globo, 2005.

LEAKE, James M.; BORGERSON, Jacob. Manual de desenho técnico para engenharia: Desenho, modelagem e visualização. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PROVENZA, Francesco. Projetista de máquinas: PROTEC. 47.ed. São Paulo: F. Provenza, [1976].

MANFÉ, Giovanni; POZZA, Nino. Desenho técnico mecânico: curso completo para as escolas técnicas e ciclo básico das faculdades de engenharia. [S.l.]: Hemus, 2004. vol. 2.

PROVENZA, Francesco. Desenhista de máquinas: PRO-TEC. São Paulo: F. Provenza, [1960].

PRINCÍPE JUNIOR, A. dos Reis. Noções de geometria descritiva. 38.ed. São Paulo: Nobel, 1996.

LACOURT, H..Noções e fundamentos da geometria descritiva: ponto, reta, planos, métodos descritivos, figuras em planos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995.