Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Disciplina: Gestão e Empreendedorismo

Código: 60-279

Carga Horária: 30 horas

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Aprimorar o desenvolvimento das capacidades dos executivos. Desenvolver conceitos de Empreendedorismo. Estratégias de Gestão. Evidenciar as teorias da Administração nos métodos de gestão. Desenvolver o capital humano para se tornar empreendedor. Estilos gerenciais das organizações na era do conhecimento.

 

2 OBJETIVOS

 

2.1 Objetivo Geral

Proporcionar um conceito abrangente de empreendedorismo, a partir do desenvolvimento de habilidades empreendedoras.

 

2.2 Objetivo Específico

Promover a discussão e o despertar do espírito empreendedor a partir do desenvolvimento progressivo de um plano de negócios.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução ao empreendedorismo

Análise histórica do surgimento do empreendedorismo

Identificação de oportunidades

Plano de negócios

A empresa

Estratégia de produto/serviço

Análise de mercado e competidores

Plano de marketing

Análise estratégica

Plano financeiro – investimentos/custos / fluxo de caixa/ ponto de

Equilíbrio

Análise de risco

Questões legais de constituição da empresa

Análise prática do plano de negócios.

 

4 METODOLOGIA

Aulas expositivas em sala pelo professor, com utilização de recursos audiovisuais; elaboração de um plano de negócios.

Atividades Discentes: Trabalhos em grupo, a partir de pesquisas "in loco" nas empresas, visando a integração dos alunos e ampliação dos conhecimentos teóricos; apresentação de trabalhos individuais ou em grupo, com exposição dos mesmos aos colegas, através de aulas ou seminários.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação é permanente, desde o primeiro contato com o aluno, buscando evidenciar fraquezas e potencialidades, para que o professor conduza os trabalhos de forma harmoniosa, em prol do alcance dos Objetivos e da evolução do aluno e da turma, em termos de comportamento social, conhecimentos teóricos e práticos da disciplina. A avaliação prática se dará através de provas escritas, trabalhos e apresentações em sala de aula ou fora dela, em grupo ou individuais questionários, pesquisas em empresas ou avaliações orais.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

6.1 Câmpus de Erechim

CASAROTTO FILHO, Nelson. Análise de investimentos: matemática financeira, engenharia econômica, tomada de decisão, estratégia empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

WOILER, Samsão. Projetos: elaboração, análise. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

7.1 Câmpus de Erechim

CAVALCANTI, Glauco; TOLOTTI, Márcia. Empreendedorismo: decolando para o futuro. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

DOLABELA, Fernando. Oficina do empreendedor. 10. ed. São Paulo: Cultura 2007.

HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne M. Gestão de custos: contabilidade e controle. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2003.

NAKAGAWA, Masayuki. Gestão estratégica de custos: conceitos, sistemas e implementação. São Paulo: Atlas, 1991.

OLIVEIRA, D.P. Rebouças. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 24. ed. São Paulo: Atlas, 2007.