Plano de Ensino

Nutrição

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Bioética

Código: 40-176

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1. EMENTA:

Noções fundamentais e diferentes concepções da bioética. Deontologia, Ética, Direito, Medicina e demais áreas do conhecimento e sua relação com a bioética. Avanços científicos: transplantes, engenharia genética, projeto genoma, clonagem, fertilização artificial, morte cerebral, eutanásia e direito a uma morte digna, aborto e postura bioética. A bioética e a saúde pública. Bioética e a prática profissional em saúde: o fisioterapeuta, as novas situações na relação com o paciente e suas implicações de ordem ética e moral.

 

2. OBJETIVOS:

2.1 Objetivo Geral:

Estudar na fisioterapia os problemas bioéticos-morais advindos das ciências da vida e da saúde e a relação interdisciplinar com outras áreas do conhecimento: medicina, filosofia, direito, psicologia, enfermagem.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

Apresentando a Bioética: origem e evolução, definições, características, princípios.

Bioética como disciplina acadêmica, como ciência ou como movimento cultural.

A relação da Bioética com a Ética, com a Deontologia Médica, com o Direito.

A Bioética como Ética Aplicada.

A Bioética, o conceito de pessoa e a dignidade humana.

A saúde pública e a Bioética: o compromisso social da ciência.

Os avanços tecnológicos e científicos e a Bioética.

As questões bioéticas relacionadas com o nascimento, a vida e a morte: fecundação assistida, aborto, estatuto do embrião, transplante de órgãos e tecidos, eutanásia, morte cerebral (conceito), direito a uma morte digna.

A postura da Bioética, da Ética, do Direito diante da Engenharia Genética: projeto genoma, terapia gênica, compra, venda, aluguel de partes do corpo humano, clonagem.

A Bioética e os profissionais da saúde.

 

4. METODOLOGIA:

O conteúdo será apresentado através de aulas expositivas, com a realização de seminários, debates e palestras.

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação dos alunos contará com a realização de provas teóricas e apresentação de trabalhos

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ANGERAMI, V. A ética na saúde. São Paulo: Pioneira, 1997.

BELLINO, F. Fundamentos da Bioética. Bauru/SP: EDUSC, 1997.

BERLINGUER, G. Questões de vida: ética, ciência, saúde. São Paulo: Hucitec,1993.

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7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BERLINGUER, G. & GARRAFA, V. A última mercadoria: a compra, a venda e o aluguel do corpo humano. UNB: Brasília, 1992.

BERNARD, J. Bioética. São Paulo: Ática, 1998.

GARRAFA, V. Bioética dos Transplantes. (Prelo) R.S. 1995.

GARRAFA, V. Respostas ao Mercado Humano: Doações, Pesquisa e Prevenção. UNB: Brasília, 1994.

GARRAFA, V. Usos e Abusos do Corpo Humano. 1992.

JUNGES, J. R. Bioética. São Leopoldo: UNISINOS, 1999.

REBELATTO, J.R. & BOTOMÉ, S. P. Fisioterapia no Brasil. São Paulo: Manole, 1999.

SARTORI, G. L. Direito e Bioética. O Desafio da Interdisciplinaridade. Erechim: Edifapes, 2001.