Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Parasitologia para as Ciências da Saúde Código: 20-407 Carga Horária: 30 horas (Teórica: 15) (Prática: 15) Créditos: 02
1 EMENTA Estudo das principais parasitoses humanas. Epidemiologia, morfologia, patogenia, sintomatologia, transmissão, ciclo biológico, diagnóstico e prevenção dos protozoários, helmintos, platelmintos e artrópodes de importância para as Ciências da Saúde.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivo geral Proporcionar ao aluno conhecimento da epidemiologia, morfologia, patogenia, sintomatologia, transmissão, ciclo biológico, diagnóstico e prevenção das principais parasitoses humanas.
2.2 Objetivos específicos Definir os termos mais utilizados em parasitologia. Conceituar a relação parasito-hospedeiro. Conhecer os protozoários, helmintos, platelmintos e artrópodes responsáveis pelas principais parasitoses humanas. Conhecer a epidemiologia, morfologia, patogenia, sintomatologia, transmissão, ciclo biológico, diagnóstico e prevenção das principais parasitoses humanas. Adotar normas de biossegurança no laboratório de Parasitologia. Espera-se que, ao final do semestre, os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências: reconhecer as principais manifestações clínicas das parasitoses humanas; com base científica, avaliar ações de prevenção das parasitoses que acometem o homem, individual e coletivamente; auxiliar na promoção e prevenção da saúde na comunidade, em relação às parasitoses.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Normas de biossegurança e ambientais no laboratório de Parasitologia. Introdução à Parasitologia. Relações parasito-hospedeiro. Epidemiologia, morfologia, patogenia, sintomatologia, transmissão, ciclo biológico, diagnóstico e prevenção dos seguintes helmintos: Ascaris lumbricoides, Trichuris trichiura, Enterobius vermicularis, Strongyloides stercoralis, Ancilostomídeos, Necator americanos, Wuchereria brancofti, Taenia solium, Taenia saginata, Diphyllobothrium latum, Echinococcus granulosus, Hymenolepis nana, Schistosoma mansoni e Fasciola hepática, Larvas migrans cutânea e visceral, Onchocerca volvulus. Epidemiologia, morfologia, patogenia, sintomatologia, transmissão, ciclo biológico, diagnóstico e prevenção dos seguintes protozoários: Giardia lamblia, Entamoeba coli, Entamoeba histolytica/E. dispar, Trichomonas vaginalis, Leishmania sp., Trypanosoma cruzi, Plasmodium sp. e Toxoplasma gondii. Balantidium coli. Artrópodes de interesse médico: piolhos, pulgas, percevejos, ácaros e carrapatos.
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de recursos audiovisuais, apresentação de seminários, análise e discussão de casos clínicos. Aulas práticas no laboratório de Parasitologia, com identificação de parasitos e microscopia.
5 AVALIAÇÃO Avaliações teórico-práticas, análise de casos clínicos, seminários de artigos científicos, participação nas aulas práticas e nas atividades propostas.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA 6.1 Câmpus de Erechim CIMERMAN, Benjamin; CIMERMAN, Sérgio. Parasitologia humana: e seus fundamentos gerais. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2018. NEVES, David Pereira. Parasitologia humana. 13. ed. São Paulo: Atheneu, 2016. MORAES, Ruy Gomes de; LEITE, Ignacio da Costa; GOULART, Enio Garcia. Moraes, parasitologia & micologia humana. 5. ed. Rio de Janeiro: Cultura Médica, 2008.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 7.1 Câmpus de Erechim AMATO NETO, Vicente et al. Parasitologia: uma abordagem clínica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. DE CARLI, Geraldo Attilio. Parasitologia clínica: seleção de métodos e técnicas de laboratório para o diagnóstico das parasitoses humanas. São Paulo: Atheneu, 2001. LEVENTHAL, Ruth; CHEADLE, Russell F. Parasitologia médica: texto e atlas. 4. ed. São Paulo: Premier, 2000. REY, Luís. Parasitologia: parasitos e doenças parasitárias do homem nos trópicos ocidentais. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. TAVARES, Walter; MARINHO, Luiz Alberto Carneiro (Coord.). Rotinas de diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas e parasitárias. 4. ed. São Paulo: Atheneu, 2015.
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