Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

81-102 – PORTUGUÊS INSTRUMENTAL

DEPARTAMENTO: Linguística, Letras e Artes

Nº DE CRÉDITOS: 02

CARGA HORÁRIA: (T 30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Aprimoramento da competência de leitura compreensiva, interpretativa e crítica e textos persuasivos, informativos e técnicos, visando à produção dessas tipologias textuais, em conformidade com a gramática de uso.

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimento, habilidade e atitudes para que o acadêmico possa se expressar e melhor, oralmente e por escrito, sentindo-se, assim, mais seguro e comunicador na sociedade onde vive e se comunica.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Processos da Comunicação Humana:

Conceitos;

Objetivos;

Importância;

Tipos;

Condições;

Níveis de Linguagem;

Linguagem Denotativa e Conotativa;

Noções de Correto e Incorreto.

Revisão Gramatical:

Sintaxe de Colocação;

Sintaxe de Concordância;

Sintaxe de regência;

Siglas, símbolos e abreviaturas;

Ortografia.

Redação e expressão:

Ata;

Ofício;

Requerimento;

Declaração;

Atestado;

Curriculum Vitae;

Relatório;

Bilhete;

Carta Familiar;

Redação;

Narração;

Descrição;

Dissertação.

 

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

GARCIA, Othon Moacyr. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2013.

BELTRÃO, Odacir; BELTRÃO, Mariúsa. Correspondência: linguagem e comunicação. 24. ed., rev. atual. São Paulo: Atlas, 2011.

MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. 29.ed. São Paulo: Atlas, 2010.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BLIKSTEIN, Izidoro. Técnicas de comunicação escrita. São Paulo: Ática, 1991,1999, 2002, 2006 e 2009.

FIORIN, José Luiz; SAVIOLI, Francisco Platão. Para entender o texto: leitura e redação. 16. ed. São Paulo: Ática, 2000.

INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto: curso prático de leitura e redação. São Paulo: Scipione, 1991.

OLIVEIRA, Édison de. Todo o mundo tem dúvida, inclusive você. 6. ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2001.

SKOOG, Douglas A.; HOLLER, F. James; CROUCH, Stanley R. Princípios de análise instrumental. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.