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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

40-976 - MICROBIOLOGIA CLÍNICA I

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

Nº DE CRÉDITOS: 06

CARGA HORÁRIA: (T 60 - P 30)

SEMESTRE DO CURSO: 8º

 

 

EMENTA

Processamento de amostras biológicas em microbiologia: coleta, transporte e conservação. Patogenia das doenças infecciosas de etiologia bacteriana e fúngicas. Isolamento e identificação de bactérias e fungos de interesse clínico. Controle de qualidade em microbiologia.

 

OBJETIVO GERAL

Promover o conhecimento, habilidades e atitudes para realizar o diagnóstico e interpretação laboratorial das infecções de etiologia bacteriana e fúngica.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Cocos gram positivos de interesse clínico.

Bacilos gram negativos de interesse clínico.

Cocos gram negativos de interesse clínico.

Outros bacilos/Cocobacilos Gram negativos de interesse clínico.

Micobactérias.

Teste de suscetibilidade a antimicrobianos e mecanismos de resistência.

Diagnóstico microbiológico e infecções sistema urinário.

Diagnóstico microbiológico e infecções sistema gastrointestinal.

Diagnóstico microbiológico e infecções sistema genital.

Diagnóstico microbiológico e infecções sistema respiratorio.

Diagnóstico microbiológico e infecções sistema nervoso central.

Diagnóstico microbiológico e infecções sistêmicas.

Propriedades gerais e classificação dos fungos: taxonomia; conceitos morfológicos básicos; constituintes bioquímicos da célula fúngica; classificação das micoses.

Procedimentos laboratoriais para diagnóstico das micoses: colheita e transporte de amostras; processamento das amostras; microscopia do material.

Micoses superficiais estritas: epidemiologia, aspectos clínicos, diagnóstico laboratorial e tratamento; pitiríase versicolor; tinea nigra; piedra branca; piedra negra.

Dermatofitoses: epidemiologia, aspectos clínicos, diagnóstico laboratorial e tratamento; tinea; epidermofitíase; onicomicose; espécies de dermatófitos dos gêneros Microsporum, Trichophyton e Epidermophyton.

Micoses oportunistas: epidemiologia, aspectos clínicos, diagnóstico laboratorial e tratamento; candidíase; criptococose; aspergilose.

Controle de qualidade em microbiologia clínica.

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

KONEMAN, Elmer W. Diagnóstico microbiológico: texto e atlas colorido. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

OPLUSTIL, Carmen Paz; ZOCCOLI, Cassia Maria; TOBOUTI, Nina Reiko; SINTO, Sumiko Ikura.

Procedimentos básicos em microbiologia clínica. São Paulo: Sarvier, 2000.

TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R; CASE, Christine L. Microbiologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

BURTON, Gwendolyn, R.W.; ENGELKIRK, Paul G. Microbiologia para as ciências da saúde. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

BROOKS, Geo F. (Coord.). Microbiologia médica de Jawetz, Melnick e Adelberg. 25. ed. Porto Alegre: AMGH, 2012.

FERREIRA, António; ÁVILA, Sandra do Lago Moraes de (Coord.). Diagnóstico laboratorial: avaliação de métodos de diagnóstico das principais doenças infecciosas e parasitárias e auto- imunes - correlação clínico-laboratorial. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

LEVINSON, Warren. Microbiologia médica e imunologia. 10. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. MURRAY, Patrick R. Manual of clinical microbiology. 7. ed. Washington: American Society for Microbiology, 1999.