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Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

40-974 - BIOQUÍMICA CLÍNICA B

Nº DE CRÉDITOS: 06

CARGA HORÁRIA: (T 60 - P 30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Obtenção e conservação de amostras: métodos de análise em bioquímica clínica. Enzimologia clínica. Alteração do metabolismo glicídico. Alterações no metabolismo lipídico. Alterações do metabolismo de compostos nitrogenados protéicos e não proteicos. Controle de qualidade em bioquímica.

 

OBJETIVO GERAL:

Promover conhecimento, habilidades e atitudes para a execução, interpretação e indicação de exames clínico-laboratoriais para fins de diagnóstico e prognóstico de patologias comuns ao ser humano.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES:

Obtenção e conservação de amostras: soro, plasma sangue total. Métodos de análise em bioquímica clínica e análise instrumental.

Glicídeos: generalidades, digestão, absorção, metabolismo. Patologias implicadas no metabolismo dos glicídeos e correlação clínica.

Derivados nitrogenados não protéicos: generalidades, digestão, absorção, metabolismo. Patologias implicadas no metabolismo da bilirrubina, uréia, creatinina e ácido úrico, correlações clínicas.

Derivados nitrogenados protéicos: generalidades, digestão, absorção, metabolismo. Eletroforese de proteínas: determinação, quantificação e correlações clínicas.

Lipídeos: generalidades, digestão, absorção, circulação de quilomicra, VLDL, HDL, LDL e AGL e seu metabolismo. Patologias implicadas no metabolismo dos lipídeos e correlações clínicas.

Enzimas: generalidades, tipos, função e patologias implicadas no aumento de sua atividade sérica.

Função hepática, cardíaca, pancreática e renal: generalidades, características e marcadores.

Marcadores do Metabolismo ósseos. Marcadores da formação óssea. Marcadores da reabsorção óssea. Metodologia analítica e interpretação de resultados.

Função hormonal e distúrbios endócrinos. Dosagens hormonais e de substâncias correlatas. Métodos analíticos, fundamentos, variações pré-analíticas e analíticas, interpretação e significado clínico. Hormônios Hipotalâmicos. Hormônios da adeno-hipófise (Hipófise anterior). Hormônios da neuro-hipófise (Hipófise posterior). Hormônios da Tireóide. Hormônios da Supra Adrenal. Hormônios do Pâncreas. Hormônios Gonadais e Placentários. Testes funcionais de reserva hormonal.

Controle de qualidade em bioquímica.

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas. Segundo a Lei 1.134/2016, esta disciplina será ministrada no formato híbrido conforme descrição no PPC.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

BERG, Jeremy Mark; TYMOCZKO, John L.; STRYER, Lubert. Bioquímica. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

HENRY, John Bernard. Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais. 19. ed. São Paulo: Manole, 1999.

SOARES, José Luiz Möller Flôres (Org.). Métodos diagnósticos: consulta rápida. Porto Alegre: Artmed, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

BISHOP, Michael L.; DUBEN-ENGELKIRK, Janet L; FODY, Edward P (Coord.). Clinical chemistry: principles, procedures, correlations. 4. ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2000.

GUYTON, Arthur C; HALL, John E. Tratado de fisiologia médica. 11 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

MOTTA, Valter T. Bioquímica clínica para o laboratório: princípios e interpretações. 5. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2003 e 2009.

NELSON, David L; COX, Michael M. Princípios de bioquímica de Lehninger. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

STRYER, Lubert. Biochemistry. 4. ed. New York: W. H. Freeman and Company, 1999.

WALLACH, Jacques B. Interpretação de exames laboratoriais. 7. ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2003.