DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde 40-971– CUIDADO FARMACÊUTICO II Nº DE CRÉDITOS: 04 CARGA HORÁRIA: (T 30 P30) SEMESTRE DO CURSO: 7º
EMENTA Avaliação e manejo da farmacoterapia em grupos especiais e em doenças crônicas e agudas, com base no raciocínio clínico considerando necessidade, efetividade, segurança, comodidade e acesso do paciente. Interpretação de exames clínicos.
OBJETIVO GERAL Promover o conhecimento, habilidades e atitudes necessárias para a avaliação e manejo da farmacoterapia, com base no raciocínio clínico, fornecendo ferramentas para atuação em equipes multidisciplinares de atenção em saúde.
CONTEÚDOS CURRICULARES Elaboração e aplicação de plano de cuidado farmacêutico, solicitação e interpretação de exames clínico-laboratoriais e toxicológicos, investigação de riscos relacionados à segurança do paciente e identificação de situação de alerta para o encaminhamento a outros profissionais para pacientes com as seguintes condições clínicas: - Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS); - Asma Crônica e crises agudas da doença; - Obesidade; - Dislipidemia; - Hipotireoidismo e Hipertireoidismo - Diabetes mellitus tipo 2 - Diabetes mellitus tipo1 - Epilepsia - Osteoporose - Osteopenia - Gota e hiperuricemia; Cuidado farmacêutico a grupos especiais de pacientes: pacientes pediátricos, gestantes e lactantes e pacientes geriátricos; Cuidado farmacêutico em hepatopatias e nefropatias, em processos inflamatórios e infecciosos; Cuidado farmacêutico em pacientes com anemia e distúrbios da coagulação. Avaliação e resolução de casos clínicos. Promoção de ações extensionistas dentro do contexto do cuidado farmacêutico
METODOLOGIA O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas.
AVALIAÇÃO A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA Campus de Erechim HARDMAN, Joel G; LIMBIRD, Lee E. (Coord.). Goodman & Gilman: as bases farmacológicas da terapêutica. 10. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1996 e 2003. MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria básica. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2010 e 2011. WAITZBERG, Dan Linetzky. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Campus de Erechim BRASIL. Ministério da Saúde. Relação nacional de medicamentos essenciais (Rename). 7. ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2007 e 2010. FONSECA, Almir L. Interações medicamentosas. 3. ed. Rio de Janeiro: Epub, 2001. HENRY, John Bernard. Diagnósticos clínicos e tratamento por métodos laboratoriais. 19. ed. São Paulo: Manole, 1999. USP 25-NF 20. Rockville: United States Pharmacopeial Convention, 2002. USP DI 2001. 21. ed. Englewood: Micromedex, 2001.
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