Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

40-965 – FARMACOCINÉTICA APLICADA

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

Nº DE CRÉDITOS: 03

CARGA HORÁRIA: 60h Teórica: 60h

 

EMENTA

Introdução à farmacocinética. Processos de absorção, distribuição biotransformação e eliminação. Estudos de biodisponibilidade e bioequivalência. Modelos farmacocinéticos.

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimento, habilidade e atitudes para a compreensão dos aspectos farmacocinéticos descritivos e quantitativos aplicados à produção de novos fármacos, estudos de farmacocinética, biodisponibilidade e bioequivalência terapêutica.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução à farmacocinética: objeto de estudo da farmacocinética e da farmacodinâmica. Processos de absorção: sistemas de transporte através da membrana, fatores que afetam a absorção de fármacos, parâmetros farmacocinéticos avaliados na absorção, diferenças nos perfis de absorção conforme via de administração.

Processos de distribuição: ligação às proteínas plasmáticas, ligação aos eritrócitos, fatores que afetam a distribuição de fármacos, conceito e cálculo do volume aparente de distribuição.

Processos de biotransformação: principais processos de biotransformação de fármacos, fatores que afetam a biotransformação, casos especiais de indução direta, autoindução e inibição enzimática, estudo da relação metabolismo, idade e farmacogenética.

Processos de eliminação: principais vias de eliminação de fármacos (renal, biliar, pulmonar), tipos de eliminação renal, características das substâncias eliminadas por via biliar (circulação entero- hepática), cálculo do clearence renal, hepático, tempo de meia-vida e constante de eliminação do fármaco;

Estudos de biodisponibilidade e bioequivalência, conceitos, avaliação da ASC, tmáx e Cmáx, protocolo dos estudos, critérios de aceitação para medicamentos genéricos e similares.

Tipos de modelos farmacocinéticos: modelos compartimentais, modelos fisiológicos e modelos estatístico ou não-compartimental. Modelos de um e dois compartimentos administração bolus com eliminação renal e metabólico, modelo de um e dois compartimentos com absorção oral com eliminação renal e metabólico. Perfil de absorção de fármacos: método de cálculo Wagner Nelson. Conhecimentos de farmacocinética no monitoramento e individualização de terapias para pacientes específicos na prática clínica.

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem. Segundo a Lei 1.134/2016, esta disciplina será ministrada no formato híbrido conforme descrição no PPC.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

HARDMAN, Joel G; LIMBIRD, Lee E. (Coord.). Goodman & Gilman: as bases farmacológicas da terapêutica. 9. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1996 e 2003.

LABAUNE, Jean-Pierre. Farmacocinética. São Paulo: Andrei, 1993.

SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010 e 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

AULTON, Michael E. Delineamento de formas farmacêuticas. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005.

HARDMAN, Joel G; LIMBIRD, Lee E. (Coord.). Goodman & Gilman: as bases farmacológicas da terapêutica. 9. ed. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 1996 e 2003.

RANG, H. P. et al. Rang & Dale farmacologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012, 2011 e 2008.

SCHOENWALD, Ronald D. Pharmacokinetic principles of dosing adjustments: understanding the basics. United States: CRC, 2001.

SHARGEL, Leon; YU, Andrew B. C.; WU-PONG, Susanna. Applied biopharmaceutics & pharmacokinetics. 5. ed. New York: McGraw-Hill, 2004.

TOZER, Thomas N.; ROWLAND, Malcolm. Introdução à farmacocinética e à farmacodinâmica:

as bases quantitativas da terapia farmacológica. Porto Alegre: Artmed, 2009.