Plano de Ensino

Farmácia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

 

40-962 – FARMACOGNOSIA APLICADA

DEPARTAMENTO: Ciências da Saúde

Nº DE CRÉDITOS: 04

CARGA HORÁRIA: (T 30 - P 30)

SEMESTRE DO CURSO:

 

EMENTA

Considerações gerais, propriedades físico-química e química, biossíntese, métodos de extração, purificação, identificação e determinação quali e quantitativa de metabólitos secundários a partir de produtos naturais

 

OBJETIVO GERAL

Promover conhecimento, habilidades e atitudes para a identificação de metabólitos secundários de produtos naturais e seus respectivos métodos de extração, purificação e determinação quali e quantitativa.

CONTEÚDO CURRICULARES

Polissacarídeos: considerações gerais, conceito, propriedades físico-química e química, biossíntese, métodos de pesquisa: extração, purificação, identificação e determinação quali e quantitativa, plantas de interesse e cuidado farmacêutico.

Terpenos: considerações gerais, conceito, propriedades físico-química e química, biossíntese, métodos de pesquisa: extração, purificação, identificação e determinação quali e quantitativa, plantas de interesse e cuidado farmacêutico.

Taninos: considerações gerais, conceito, propriedades físico-química e química, biossíntese, métodos de pesquisa: extração, purificação, identificação e determinação quali e quantitativa, plantas de interesse e cuidado farmacêutico.

Compostos fenólicos simples: considerações gerais, conceito, propriedades físico-química e química, biossíntese, métodos de pesquisa: extração, purificação, identificação e determinação quali e quantitativa, plantas de interesse e cuidado farmacêutico.

Flavonoides: considerações gerais, conceito, propriedades físico-química e química, biossíntese, métodos de pesquisa: extração, purificação, identificação e determinação quali e quantitativa, plantas de interesse e cuidado farmacêutico.

Antraquinonas: considerações gerais, conceito, propriedades físico-química e química, biossíntese, métodos de pesquisa: extração, purificação, identificação e determinação quali e quantitativa, plantas de interesse e cuidado farmacêutico.

Saponinas: considerações gerais, conceito, propriedades físico-química e química, biossíntese, métodos de pesquisa: extração, purificação, identificação e determinação quali e quantitativa, plantas de interesse e cuidado farmacêutico e cuidado farmacêutico.

Cardiotônicos: considerações gerais, conceito, propriedades físico-química e química, biossíntese, métodos de pesquisa: extração, purificação, identificação e determinação quali e quantitativa, plantas de interesse e cuidado farmacêutico.

Alcalóides: considerações gerais, conceito, classificação, propriedades físico-química e química, biossíntese, métodos de pesquisa: extração, purificação, identificação e determinação quantitativa, controle de qualidade, plantas de interesse e cuidado farmacêutico.

Metilxantinas: considerações gerais, conceito, propriedades físico-química e química, biossíntese, métodos de pesquisa: extração, purificação, identificação e determinação quali e quantitativa, plantas de interesse e cuidado farmacêutico.

Cumarinas: considerações gerais, conceito, propriedades físico-química e química, biossíntese, métodos de pesquisa: extração, purificação, identificação e determinação quali e quantitativa, plantas de interesse e cuidado farmacêutico.

 

METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, metodologias ativas de aprendizagem e fortalecendo as atividades práticas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua e processual através de métodos avaliativos que evidenciem os eixos cognitivos, psicomotor e socioafetivo dos acadêmicos.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Campus de Erechim

BRASIL. Ministério da Saúde. COMISSÃO PERMANENTE DE REVISÃO DA FARMACOPÉIA

BRASILEIRA. Farmacopéia brasileira: São Paulo: Atheneu, 2000.

OLIVEIRA, Fernando de; AKISUE, Gokithi; AKISUE, Maria Kubota. Farmacognosia. São Paulo: Atheneu, 1998

SIMÕES, Cláudia Maria Oliveira (Org.). Farmacognosia: da planta ao medicamento. 3 e 6. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2001 e 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

Campus de Erechim

BRUNETON, Jean. Elementos de fitoquimica y de farmacognosia. Zaragoza, Espanha: Acribia, 1991.

COSTA, Aloisio Fernandes. Farmacognosia. 3. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

DUKE, James A. CRC handbook of medicinal herbs. Boca Raton: CRC, 2000.

FONT QUER, P. Plantas medicinales: el dioscórides renovado. 2. ed. Barcelona: Península, 2000.

GARCÍA, Alejandro Arteche (Dir.). Fitoterapia: vademecum de prescripción. 3. ed. Barcelona: Masson, 2000.

YUNES, Rosendo Augusto; CALIXTO, João Batista (Ed.). Plantas medicinais sob a ótica da química medicinal moderna: métodos de estudo fitoterápicos e fitofármacos, biotecnologia, patente. Chapecó: Argos, 2001.